NOVO ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120

Comitês Temáticos

A organização em comitês tem por objetivo dar aos associados interessados numa área mais específica da Matemática Aplicada, da Ciência Computacional ou de Aplicação da Matemática, a oportunidade de se organizarem em grupos formais no âmbito da SBMAC para organizarem seminários, simpósios, minisimpósios em eventos, webpages, projetos de pesquisa, etc.

Ao organizar o comitê formalmente dentro da SBMAC, o grupo deve cumprir algumas formalidades simples abaixo descritas. Como sugestão, a SBMAC indica que cada comitê organize pelo menos um pequeno evento científico a cada dois anos, que pode ser um evento próprio ou uma atividade dentro de eventos organizados diretamente pela SBMAC, tais como o CNMAC, CMAC, ERMAC e DINCON. Além disso, os comitês devem enviar, periodicamente, boletins de notícias aos associados da SBMAC.

A constituição de um grupo de interesse deve obedecer às seguintes características.

 

Título do Comitê Temático (Ex. Comitê de Otimização Contínua da SBMAC)

Missão do Grupo:

A missão do grupo tem de ser coerente com a missão da SBMAC. Para conhecimento:

  • Desenvolver as aplicações da Matemática nas áreas científicas, tecnológicas e industriais;
  • Incentivar o desenvolvimento e implementação de métodos e técnicas matemáticas eficazes a serem aplicadas para o benefício da Ciência e Tecnologia;
  • Incentivar a formação de recursos humanos em Matemática com ênfase ao conteúdo e à utilização eficiente dos recursos computacionais disponíveis;
  • Promover o intercâmbio de idéias e informações entre as áreas de aplicações matemáticas.

Benefícios dos membros do grupo:

Exemplos: Ser eleito membro do comitê executivo, participar dos comitês organizadores de eventos propostos pelo grupo e de prêmios distribuídos pelo grupo, troca de experiências, organizar conjuntamente projetos de pesquisas, participar em outros eventos científicos em conjunto no Brasil e no exterior.

Um comitê temático deve conter pelo menos seis associados da SBMAC sendo que dois membros devem ser indicados para constituir a coordenação executiva do comitê: Coordenador e Secretário.

Poderá haver outros membros na coordenadoria do grupo, caso o comitê ache necessário. Por exemplo, podem ser criadas vice-coordenadorias para cada assunto que for de interesse do grupo.

O associado pode participar de até dois comitês temáticos da SBMAC.

Os membros do Comitê devem ser associados da SBMAC.

Como constituir um grupo?

Os interessados devem reunir pelo menos 6 (seis) associados e indicar dois membros para coordenarem o comitê. A proposta deve ser encaminhada ao Conselho para compatibilizar os comitês em termos da Sociedade como um todo.

Obrigações do comitê temático para com a SBMAC.

  1. Fazer uma proposta de atividades bienais do grupo e submeter ao conselho da SBMAC
  2. O secretário deve apresentar ao conselho da SBMAC um relatório anual de atividades desenvolvidas pelo grupo referente ao período de janeiro a dezembro para apreciação na reunião de março/abril.