NOVO ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120

Depoimentos

A SBMAC vai disponibilizar neste espaço depoimentos de graduados em Matemática (Pura, Aplicada, Computacional ou Industrial) que trabalham no setor industrial, cuja formação matemática é crucial para sua atuação direta ou indiretamente.

Se você quer enviar seu depoimento, envie por email para sbmac@sbmac.org.br as seguintes informações: nome, sobrenome, ano e instituição de graduação, nome do curso, empresa que trabalha, depoimento. No seu depoimento procure informar em que circunstância conseguiu o emprego ou faça uma breve descrição de sua trajetória profissional até chegar no seu cargo ou função atual, como a sua formação matemática e computacional ajuda a desenvolver o seu trabalho, quais disciplinas você julga mais importantes na sua formação para poder desempenhar melhor a sua atividade.

Depoimentos

"

Eu trabalho na Bain & Company, uma consultoria de estratégia, uma das líderes mundiais no setor. Meu trabalho consiste em apontar, baseado em fatos e dados, a melhor estratégia a ser seguida por líderes de grandes empresas.

A formação em Matemática Computacional tem sido fundamental em minha profissão desde a admissão até hoje, quase 6 anos após minha formatura. As aulas de análise foram extremamente úteis ao desenvolver raciocínio lógico necessário para conseguir resolver rapidamente os problemas apresentados a mim durante o processo seletivo. Além disso, este apuro lógico adquirido ao longo do curso tem sido fundamental para minha capacidade de estruturar as situações enfrentadas pelos clientes que atendo, identificando as hipóteses a serem testadas e desenhando ações atacariam as causas dos problemas identificados. Eu não poderia deixar de citar a importância do conhecimento em manipulação de ferramentas computacionais. Estas são fundamentais para extrair conclusões de negócio a partir de conjuntos complexos de dados.

Enfim, a Matemática Computacional tem sido uma grande aliada numa profissão que me expõe problemas novos a cada dia e exige que eu me posicione crítica e logicamente em problemas que valem milhões de dólares."

Guilherme Ude Braz
Matemática Computacional - UFMG
Bain & Company

"

Entrei no mercado de trabalho em 2008 no banco Itaú Unibanco - SA na diretoria de modelagem e pesquisa. Lá tinha o objetivo de iniciar uma equipe que faria projetos de otimização. Minha formação bastante aplicada ajudou bastante a me desenvolver e me destacar na empresa. Fiz alguns projetos bastante interessantes que envolviam a modelagem dos problemas e o desenvolvimento computacional destes.

Hoje estou na eWave do Brasil, uma empresa que desenvolve soluções de TI. Desempenho a função de consultor de projetos de otimização. Visito os clientes e identifico as oportunidades de projetos e, também, faço treinamento com os funcionários para entenderem o processo.

Minha formação com certeza foi crucial para meu desenvolvimento profissional. Para se destacar nesta área é necessário um conhecimento teórico bastante profundo e também computacional. O profissional tem que ser capaz de prever as dificuldades e apresentar soluções utilizando sua base teórica e implementar suas idéias e soluções computacionalmente.

Uma das principais qualidades de um profissional desta área e a capacidade de modelar processos. Este é um talento infelizmente raro de se encontrar no mercado e que é bastante valorizado. Ganhar experiência nisso exige dedicação e curiosidade. Uma boa iniciação científica envolvendo modelagem vai ser grande diferencial na contratação em empresas interessadas em investir em melhorias. "

Giovane Cesar
Matemática Aplicada, UNESP, São José do Rio Preto, 2004
eWave do Brasil