NOVO ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120

Oportunidade

Mestrado e Doutorado

Instituição/Empresa: ITA


Os Departamentos de Física, Química e Matemática da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estão num processo de expansão (duplicação) do seu corpo docente e de alunos de graduação e pós-graduação. Novos laboratórios de Computação de Alto Desempenho, de Clima Regional e Espacial, de Espectroscopia e caracterização de materiais foram montados e 3 novos pesquisadores foram recentemente incorporados ao departamento de Física, 2 no de Matemática e 1 na Química. Diversas colaborações e acordos internacionais em vigor com docentes do programa, envolvendo 7 pesquisadores visitantes estrangeiros especiais da Capes, além de 25 pós-doutorandos desenvolvendo suas pesquisas no programa. Em Fevereiro de 2017 , o novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais deverá entrar em funcionamento com espaço para 100 docentes, professores visitantes, pós-doutorandos e 80 alunos de pós-graduação. Assim, muitas novas oportunidades estão se abrindo no programa de pós-graduação em Física do IT,envolvendo expansão do seu corpo docente e discente. Abaixo estão as área do programa, e chamamos a atenção para a nova área de concentração aberta em 2014 em Sistemas Complexos e Dinâmica não linear com participação de docentes da Matemática e a linha de pesquisa em Propriedades de Sistemas Poliatômicos:Estrutura eletrônica de moléculas e geometria de aglomerados moleculares que envolve docentes da Química.

Mais informações do programa de Pós-graduação em Física do ITA nos cursos de Mestrado e em especial para o Doutorado e inscrições por favor escrever para o coordenador Prof. Manuel Malheiro (malheiro@ita.br) e no link: http://www.ita.br/pt-br/ip/processoseletivo

As inscrições são necessárias para que depois, os alunos com inscrições aprovadas, possam fazer a matrícula em Janeiro de 2017. Contudo, fazer a inscrição, não exige o compromisso de ter que realizar depois a matrícula no programa.

ProgramaFIS - Física
Coordenador:Manuel M. B. Malheiro Oliveira

FIS-A - Física Atômica e Molecular
Coordenador de Área: José Silvério E. Germano

- Lasers: Desenvolvimento de lasers de vapor de cobre e lasers de corante. Separação isotópica via lasers. Produção de componentes de precisão para o desenvolvimento de lasers.

- Gases ionizados: Diagnósticos elétricos e espectroscopia (de emissão, absorção e laser). Simulação de espectros ro-vibracionais com inteligência artificial. Simulação de plasmas frios.

- Semicondutores e Nanotecnologia - Física da Matéria Condensada, realizando simulação de novos materiais. Propriedades estruturais e eletrônicas de sólidos e nanoestruturas. Estudo das propriedades de diferentes materiais bidimensionais 2D, de ligas semicondutoras, isolantes topológicos e desenvolvimento de metodologia para o estudo de estados excitados. Maiores informações: gmsn@ita.br e www.gmsn.ita.br

- Propriedades de Sistemas Poliatômicos: Estrutura eletrônica de moléculas e geometria de aglomerados moleculares. Espalhamento por elétrons, pósitrons e positrônio. Propriedades de moléculas diatômicas e triatômicas. Condensação atômica.

FIS-N - Física Nuclear
Coordenador de Área: Manuel M. B. Malheiro Oliveira

- Estrutura Nuclear e Hadrônica: Modelos relativísticos para o núcleo e hádrons. Fenomenologia de partículas. Emparelhamento, correlações núcleon-núcleon, e excitações coletivas em núcleos finitos incluindo deformação e matéria nuclear. Núcleos exóticos, estrutura de poucos corpos.

- Teoria Quântica de Campos, Cosmologia e Gravitação: Interações eletrofracas. Fenômenos de transição de fase. Renormalização em mecânica quântica. Gravitação e Cosmologia. Astrofísica de Altas Energias e Matéria Densa no Universo. Ondas gravitacionais: teoria e detecção;

- Reações Nucleares e Espalhamento Geral: Espalhamento múltiplo. Formação e decaimento do núcleo composto. Reações de fragmentação do projétil. Excitação Coulombiana. Reações nucleares de poucos corpos.

FIS-P - Física de Plasmas
Coordenador de Área: Gilberto Petraconi Filho

- Física de Plasmas Frios: Simulação numérica de descargas elétricas CC, RF e microondas, usando gases nobres e moleculares. Simulação de ambiente de reentrada de satélites recuperáveis.

- Fusão Termonuclear Controlada: Caos e fenômenos não lineares aplicados em tokamaks.

- Processamento de Materiais a Plasma: Físico-química do crescimento do filme de diamante CVD e aplicações em sensores eletroquímicos. Compostos orgânicos inibidores de corrosão em metais. Micro-fabricação;

- Tecnologia de Plasmas frios: Filmes finos, processos de corrosão e deposição. Limpeza e ativação a plasma.Instrumentação. Etapas de micro fabricação para sensores e dispositivos de microeletrônica. Compósitos e polimeros;Geradores de ozônio baseados em descargas à barreiras dielétricas. Combustão assistida por plasma.

FIS-SC – Sistemas Complexos e Dinâmica Não Linear
Coordenador de Área: Erico Luiz Rempel

- Caos em Plasmas de Fusão: Caos e Dinâmica não Linear aplicado a tokamaks; Efeito de perturbações e geração de caos em tokamaks; Caos em sistemas dinâmicos conservativos aplicado a tokamaks.

- Caos em Astronáutica e Mecânica Celeste: Cálculo de Trajetórias Espaciais; dinâmica de muitos corpos no Sistema Solar; estruturas invariantes hiperbólicas e suas variedades; captura e escape de trajetórias no Sistema Solar; dinâmica não-linear e caos em sistemas Hamiltonianos e dissipativos, em particular, sistemas de plasmas.

- Caos e Turbulência em Fluidos e Plasmas Espaciais e Astrofísicos: turbulência em discos de acreção; convecção Rayleigh-Bénard; dínamo solar; ondas não-lineares; Simulações 1D, 2D e 3D; mistura caótica; estruturas coerentes lagrangeanas; auto-organização e formação de padrões.






URL: http://www.ita.br/pt-br/ip/processoseletivo


volta