ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120

Oportunidade

Curso de verão em Métodos Matemáticos em Biologia de Populações IV - IFT-UNESP


O curso de verão é promovido pelos programas de pós-graduação em física do IFT-UNESP e em ecologia do IB-USP

7 a 13 de fevereiro de 2011

a ser realizado no Instituto de Biociências da USP Cidade Universitária São Paulo, SP

Curso introdutório para estudantes de física, matemática, biologia, ecologia engenharias e áreas afins.  São aceitos pós-graduandos e graduandos que
tiverem completado o segundo ano do bacharelado.  Deve-se ter noções básicas sobre equações diferenciais e conhecer   cálculo diferencial e integral.

Haverá aulas expositivas (12 horas) todas as manhãs. O estudantes serão divididos em grupos que  desenvolverão projetos durante a semana (48 horas) com ajuda de monitores.  No último dia haverá apresentações dos resultados dos projetos.

Não é possível inscrever-se apenas para as aulas expositivas. Os projetos incluem partes conceituais e o desenvolvimento de programas computacionais simples. O conhecimento básico de métodos numéricos é vantajoso, mas não imprescindível.

Os temas principais versam sobre  modelagem matemática em ecologia teórica, problemas espaciais em biologia de populações,  fragmentação de florestas, interações predador-presa,  difusão de espécies, caos, epidemiologia, biodiversidade.


As inscrições estão abertas  até 7 de Janeiro de 2011. Na última edição houve três candidatos por vaga. A aceitação é decidida pelo CV e perfil de atuação, visando equilíbrio entre áreas das ciências exatas e biológicas. Mais informações na página do curso:

http://www.ift.unesp.br/users/kraenkel/biomat.html

Para se inscrever, preencha o formulário que pode ser acessado a partir da  página acima.

Não há taxas a pagar. O curso é gratuito. Os estudantes de fora da cidade de São Paulo que necessitarem de alojamento devem mencionar o fato no local apropriado do formulário de inscrições. Nos anos anteriores foi possível oferecer alojamento simples para todos, mas não há garantias, neste momento, de que isto será novamente viável.

As vagas são limitadas a 40.  Uma decisão sobre a aceitação  será comunicada até 12 de janeiro de 2011.

Este curso é similar às versões anteriores ( 2008, 2009 e 2010), porém os temas das oficinas serão novos. Links para a página dos cursos anteriores estão disponíveis na home-page do curso (http://www.ift.unesp.br/users/kraenkel/biomat.html ).

Organizadores:
Roberto Kraenkel (IFT-UNESP)
Paulo Inácio Prado (IB-USP)



volta