NOVO ENDEREÇO E TELEFONE:
Telefone/Fax: (16) 3412-9752 / e-mail: sbmac@sbmac.org.br
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120

Prêmios SBMAC

Prêmio Iniciação Científica

A SBMAC instituiu o prêmio Beatriz Neves para incentivar a participação de alunos de graduação em atividades de Iniciação Científica no âmbito de Matemática Aplicada e Computacional. Qualquer aluno que tenha realizado um trabalho nessa área pode submetê-lo para concorrer ao prêmio, que é concedido, anualmente, durante o CNMAC. O nome do prêmio é uma homenagem à Profa. Beatriz Neves (1935-1986), que atuou no Instituto de Matemática da UFRJ.

Lista de premiados

Prêmio Pós-Graduação

A concessão do prêmio de pós-graduação da SBMAC foi iniciada no XXV CNMAC, realizado em 2002. Este prêmio, nas categorias de Doutorado e Mestrado, passou então a ser concedido anualmente à melhor tese de Doutorado e à melhor dissertação de Mestrado submetidas à Comissão Julgadora indicada pela SBMAC.

Periodicamente, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional presta homenagem a pessoas que deram uma contribuição significativa para SBMAC com a nomeação deste prêmio. A primeira pessoa homenageada foi o Prof. Paulo Jorge S. Paes Leme (1948 -1986), em 2002. O Prof. Paulo Jorge atuou na PUC-RJ e no IPRJ/UERJ, e foi Presidente da SBMAC no biênio 1985-1987. O Prof. Guilherme Maurício Souza Marcos de la Penha (1942-1996) foi homenageado de 2003 a 2005. No triênio 2006 a 2009, a SBMAC presta homenagem ao Prof. Odelar Leite Linhares.

Lista de premiados

Regulamento Geral para os Prêmios da SBMAC

  1. São aceitos trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos de Graduação e de programas de Pós-Graduação do Brasil, em qualquer área, com conteúdo significativo em Matemática Aplicada e Computacional, e que tenham sido desenvolvidos em maior parte no Brasil.
  2. Os candidatos e os orientadores deverão ser sócios adimplentes com a Sociedade. Co-orientador(es) de instiuição(ões) estrangeira(s) não precisa(m) ser sócio(s) da SBMAC
  3. É requerido que cada autor de trabalho submetido para a premiação (Doutorado, Mestrado, e Iniciação Científica) mantenha atualizado o respectivo currículo na Plataforma Lattes (www.cnpq.br)
  4. Premiação:
    • Na categoria de Iniciação Científica haverá premiação em 1º, 2º e 3º lugares.
    • Para o prêmio de Pós-Graduação será indicado apenas o 1º lugar, tanto na categoria de Mestrado quanto na de Doutorado, não sendo permitido empate.
    • A critério da Comissão dos Prêmios,  no máximo um trabalho de cada categoria de Pós-Graduação poderá ser indicado para receber Menção Honrosa.
    • Todos os autores premiados, inclusive as possíveis menções honrosas, receberão certificados de premiação e gratuidade na anuidade da SBMAC do ano subsequente à premiação. 
    • Os autores premiados nas categorias de Iniciação Científica, 1o lugar Mestrado e 1o lugar Doutorado poderão receber prêmios em dinheiro de acordo com a disponibilidade de recursos para esta premiação.
    • A cerimônia de premiação ocorre no primeiro dia do CNMAC.
    • Os autores premiados em 1º lugar de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica, terão as despesas com deslocamentos, dentro do Brasil, hospedagem e alimentação, cobertas pela SBMAC e/ou pelo patrocinador do prêmio, de forma a poder participar integralmente do CNMAC e apresentar os respectivos trabalhos em Sessão Técnica específica.
    • O autor do trabalho classificado em 1o. lugar Doutorado apresentará o seu trabalho como uma conferência plenária no CNMAC. 
    • Os autores premiados em 1º lugar nas categorias Doutorado e Mestrado poderão ter seus trabalhos publicados no volume do Proceeding Series of SBMAC (http://www.sbmac.org.br/publi_proceedings.php) relativo ao CNMAC. O trabalho deverá estar de acordo com o formato padrão dessa publicação.
  5. Submissão dos Trabalhos para os Prêmios da SBMAC
    • Os candidatos encaminharão seus trabalhos originais (relatório de IC, dissertação, tese) no formato PDF.
    • Documentação complementar a ser enviada no formato PDF via o sistema de submissão online para os Prêmios
      1. Iniciação Científica: histórico escolar oficial da instituição e carta de encaminhamento do orientador do trabalho.
      2. Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado): ata de defesa oficial da instituição, carta de encaminhamento do orientador do trabalho, duas cartas de recomendação, preferencialmente dos membros da banca de defesa e um arquivo com a listagem das publicações decorrentes do trabalho. Os candidatos aos prêmios de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) também enviarão uma versão no formato de trabalhos completos do CNMAC (Categoria 3, de 5 a 7 páginas) através do sistema de submissão online específico para os Prêmios.