sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Retrospectiva 2021

Ao final de um biênio de luta contra a pandemia e de tantos desafios para a ciência brasileira, a Diretoria da SBMAC agradece pela sua confiança e pelo seu apoio na promoção da Matemática Aplicada e Computacional e na contínua defesa da educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento.

Foi com este propósito que a Sociedade trabalhou em várias frentes durante o ano de 2021. Apresentamos a seguir um resumo das principais ações e resultados do ano:

Publicações:

revista CoAM – Computational and Applied Mathematics, cujo editor chefe é Eduardo de Cursi (INSA-Rouen), publicou seu volume 40, com 312 artigos. O novo Fator de Impacto da revista, referente a 2020, registrou o aumento de 1,36 para 2,239. Em mais um passo no contínuo processo de internacionalização da revista Tema – Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, cujo editor chefe é Aurelio Oliveira (IMECC-Unicamp) e conta com a colaboração da editora executiva Carla Ghidini (FCA-Unicamp), foi publicado o primeiro número da revista TCAM – Trends in Computational and Applied Mathematics. A revista teve publicado em 2021 seu volume 22, constituído de 4 números com 10 artigos em cada um. A revista também abriu chamadas relacionadas aos trabalhos apresentados no ERMAC-RS, XL CNMAC e, pela primeira vez e em parceria com a Asociación Argentina de Matemática Aplicada, Computacional e Industrial (ASAMACI), uma chamada relacionada aos trabalhos apresentados no MACI 2021 da Argentina. Nossa série de monografias em português, intitulada Notas em Matemática Aplicada (NoMA), cuja editora chefe é Sandra Malta (LNCC) e cujo editor executivo é Eduardo Teixeira (Central Florida), trouxe excelentes notícias, sendo a obra Álgebra Geométrica e Aplicações (vol. 85), de autoria de Leandro Augusto Frata Fernandes, Carlile Lavor e Manuel Menezes de Oliveira Neto, a vencedora da 2ª Edição do Prêmio Elon Lages Lima. Por outro lado, a série de monografias em inglês SBMAC Springer Briefs publicou mais um novo volume. É uma monografia intitulada “Biological Models via Interval Type-2 Fuzzy Sets”, de Rosana Sueli da Motta Jafelice (UFU) e Ana Maria Amarillo Bertone (UFU). Atualmente, os editores desta série são Paulo Silva (IMECC-Unicamp) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (COPPE-UFRJ). Também em 2021 foi publicado o volume 8 dos Proceeding Series SBMAC, cuja editora chefe é Patrícia Fortes (UFSM) e cuja editora executiva é Graciele Silveira (UFSCar). O volume reúne trabalhos relacionados a apresentações do XL CNMAC.

Eventos:

A SBMAC continuou incentivando e apoiando a realização de eventos na modalidade virtual através da Plataforma StreamYard, que pode ser utilizada sem custo para eventos das(os) associadas(os). Os eventos organizados nesta modalidade são transmitidos pelo canal de Youtube da SBMAC e pela Fanpage da Sociedade. Em 2021, isto permitiu a realização do ERMAC-RJ, promovido pela Regional 6, e dos Ciclos de Palestras promovidos pelas Regionais 4, 5 e 11. Também foram realizados, na modalidade virtual, a Série Premiados da SBMAC, o Ciclo de Palestras Comemoração ao dia da Matemática, o Workshop on Spectral Graph Theory, a mesa redonda intitulada “O profissional de matemática aplicada para o século 21: o que aprender?”, e diversas atividades e lives em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Matemática, 12 de maio. Estas últimas foram organizadas pelo Comitê Temático das Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional e pela Comissão de Gênero da SBM/SBMAC. Os vídeos de muitas dessas atividades, e de outras manifestações, estão disponíveis no canal de YouTube da Sociedade.

Após o adiamento pela pandemia, o CNMAC comemorou 40 edições em setembro de 2021. A quadragésima edição, que foi co-organizada de forma remota pela UFMS e contou na sua programação com palestras, minicursos, mini simpósios, sessões de comunicações e painéis e mesas redondas, congregou mais de 800 participantes e foram apresentados mais de 500 trabalhos. O encerramento do evento esteve marcado por uma homenagem aos professores Marco Antonio Raupp e Clóvis Gonzaga. Ambos foram sócios fundadores da SBMAC e contribuíram significativamente com o crescimento da Matemática Aplicada e Computacional do Brasil. Raupp foi Presidente da SBMAC em duas gestões, de 1981 a 1985 e Gonzaga foi Vice-Presidente na gestão de 1995 a 1997. 

Prêmios:

Em 2021, foi selecionada a obra vencedora da 2ª Edição do Prêmio Elon Lages Lima. O livro vencedor é intitulado “Álgebra Geométrica e Aplicações,” de autoria de Leandro Augusto Frata Fernandes, Carlile Lavor e Manuel Menezes de Oliveira Neto. Em seu parecer, a Comissão se refere à obra vencedora da seguinte maneira: “Trata-se de um livro exemplar no que promove de integração entre temas diferentes da Matemática e desses com aplicações relevantes. Pelo seu tratamento, que combina rigor na exposição sem descuidar das aplicações, que mescla temas de pesquisa ativa (em aspectos “puros” e “aplicados”) a implementações computacionais, o livro é um exemplo bem acabado da prolífica interação entre os aspectos da Matemática representados pelas duas Sociedades.” A cerimônia de outorga do Prêmio ocorreu durante o XL CNMAC em 2021. Também no CNMAC, ocorreu a cerimônia de outorga da primeira edição do Prêmio Johannes Kepler. O artigo vencedor, selecionado em 2020, é intitulado “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts”, de autoria de A. Galves, C. Galves, J. E. García, N. L. Garcia e F. Leonardi.

Após um ano sem premiação, a SBMAC retomou em 2021 a entrega dos seus prêmios de IC e de pós-graduação. Os vencedores dos Prêmios de Iniciação Científica foram Andrês Rodrigues Oliveira (Unicamp) em primeiro lugar, Dayara Pereira Basso (Unesp-Rosana) em segundo lugar e Alexandre Suzuki (UFU) em terceiro lugar. O primeiro lugar no Prêmio de Mestrado da SBMAC foi outorgado para Larissa de Souza Martins (LNCC) e uma menção honrosa na mesma categoria foi para Rômulo da Silva Marques (Unicamp). Por outro lado, o primeiro lugar no Prêmio de Doutorado da SBMAC foi para Müller Moreira Souza Lopes (INPE) e uma menção honrosa foi outorgada para Johnny Moreira Gomes (UFJF). As Comissões Avaliadoras de todos os níveis destacaram a quantidade e a qualidade excepcionais dos trabalhos submetidos. Dado o adiamento da edição 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19, as Comissões de Avaliação das categorias de Pós-Graduação indicaram, excepcionalmente, além dos prêmios principais previstos no regulamento, trabalhos que também se destacaram e receberam a distinção de Prêmio Destaque da Comissão. Receberam tal distinção na categoria de Mestrado Felipe José Pinto Antunes (FGV) e na categoria de Doutorado Bruna Gregory Palm (UFPE) e José Ezequiel Soto Sánchez (IMPA).

Representantes e grupos de trabalho:

Em 2021, a Sociedade continuou atenta aos acontecimentos do cenário atual que repercutiram na educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento, com especial ênfase na Matemática Aplicada e Computacional. Na defesa de orçamentos para a ciência, e mais recentemente da pós-graduação do país, a SBMAC, junto a outras sociedades científicas, se manifestou ativamente. Destaca-se a estreita relação existente com Sociedades irmãs como a ABE, a SBM e outras para avançar com uma posição e estratégia conjuntas na defesa da comunidade acadêmica de Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. De forma mais geral, a SBMAC continuou trabalhando com a SBPC através de grupos de trabalho. Ao longo do ano, a SBMAC também deu suporte para iniciativas do ICIAM – International Council for Industrial and Applied Mathematics. Isto foi realizado por intermédio do nosso representante no ICIAM, Paulo Mancera (UNESP). É de se comemorar a eleição de Liliane Barichello (UFRGS), indicada pela SBMAC, como Officer-at-Large do ICIAM com um mandato de seis anos até 2027.

As atividades do ano também foram possíveis pela atuação das suas divisões regionais e seus comitês temáticos. Destacamos, ademais, as(os) associadas(os) que representaram a Sociedade em atividades científicas através de cursos, mesas redondas, palestras etc. Agradecemos especialmente às pessoas envolvidas em cada uma das atividades realizadas.

Estamos iniciando um novo biênio de gestão e continuamos com a energia e entusiasmo para levar em frente a missão da Sociedade. Reconhecendo que uma sociedade é definida pelos seus associados e associadas, convidamos vocês a nos acompanhar nessa jornada. Renovando sua anuidade, vocês mantêm a Sociedade vibrante e nos ajudam a enfrentar os desafios que estão por vir na construção de um ambiente propício para o desenvolvimento e a expansão da Matemática Aplicada e Computacional em todo o país.

Compartilhe