sbmac@sbmac.org.br

(16) 99637-4820

Porto de Galinhas traz CNMAC a Pernambuco pela 1ª vez e expectativa é de mais de 700 participantes do Brasil e exterior 

A 43ª edição do Congresso será realizada no Centro de Convenções do Armação Resort, de 16 a 20 de setembro

Pela terceira vez, a região Nordeste vai receber o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), um dos eventos mais tradicionais da área em território brasileiro. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) é a organizadora, em parceria com as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Paraíba (UFPB). A expectativa é que o número de participantes ultrapasse a casa dos 700, entre pesquisadores, professores e estudantes do segmento de todo o país e também do exterior. 

Por mais de quatro décadas, o CNMAC tem alcançado exatamente tal objetivo: reunir profissionais do mercado e de instituições de todo o Brasil para discutir e debater linhas de pesquisa e projetos científicos das áreas de Ciências Matemáticas e Computação. Esta será a primeira vez que o estado de Pernambuco (Porto de Galinhas) será sede do evento. Anteriormente, os estados da Paraíba (João Pessoa) e do Rio Grande do Norte (Natal) receberam o CNMAC em 1983 e 2014, respectivamente.

A programação do CNMAC 2024 inclui cinco plenárias, quatro semi plenárias, 14 mini simpósios, seis minicursos, 14 sessões técnicas com 186 apresentações na forma de comunicações orais, 193 painéis de iniciação científica e 165 painéis de pesquisa dos tipos B e C. Além disso, a organização também vai realizar a entrega de importantes honrarias, como o Prêmio SBMAC (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) e o Prêmio Kepler.

A última edição do CNMAC foi realizada em Bonito-MS | Foto: SBMAC

Para Sandra Malta, Coordenadora Nacional do CNMAC 2024, a cereja do bolo do evento em Porto de Galinhas se refere à multivariedade de temas explorados dentro das áreas de Matemática Aplicada e Computação. 

“Um objetivo com que nos preocupamos é trazer pessoas que apresentam a Matemática Aplicada e Computacional considerando-se as suas aplicações e os seus fundamentos teóricos. Em particular nesta edição, teremos palestras sobre comunicação oral em primatas, a Indústria de Telecomunicações, com um profissional da Amazon, aplicações das áreas de Otimização, com processos de Biossistemas, de saúde pública, com modelos epidemiológicos e processos de tratamento oncológico, palestras sobre Teoria Espectral dos Grafos, aplicações de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, Otimização Combinatória, minicursos sobre Matemática Intervalar, Geometria de Distâncias e Métodos de Ensino em Matemática”, conta a pesquisadora aposentada do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). 

Ela demonstrou muito entusiasmo pela realização de mais uma edição do evento e pelo retorno ao Nordeste após uma década: “Eu estou muito feliz com esse CNMAC, pois conseguimos organizar um conjunto de atividades que abrangem várias áreas de interesse dentro da Matemática Aplicada e Computacional, com ferramentas e aplicações. São temas que vão desde aplicações diretas até conteúdos teóricos para embasamento de assuntos fundamentais da área. Temos convidados estrangeiros, uma participação feminina forte e uma diversidade enorme de pesquisadores. É muito bom que o Nordeste volte a sediar o CNMAC após 10 anos e o evento, com todos esses números, já é um sucesso”. 

Sandra integra a diretoria da SBMAC | Foto: SBMAC

Ilustrando a pesquisa de cientistas do Nordeste na área, o professor Daniel Yasumasa Takahashi, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abrirá o evento com uma plenária sobre a Matemática da comunicação vocal em primatas. 

A ideia de Takahashi é discutir modelos matemáticos que formalizam os princípios das interações vocais e seu desenvolvimento, utilizando dados testados em saguis até implicações na evolução da nossa capacidade de comunicação. 

Ex-presidente da SBMAC por dois mandatos, de 2020 a 2023, o professor Pablo Martín Rodríguez é o Coordenador Local do CNMAC 2024 e crê que o evento em Porto de Galinhas é muito importante para mostrar a excelência do Nordeste na área científica do país. 

“É um prazer receber o CNMAC pela primeira vez em Pernambuco. Geralmente, os eventos são organizados no eixo Sul-Sudeste, então a expectativa é enorme em vermos pesquisadores e estudantes de todas as partes da região Nordeste”, declara o professor do Departamento de Estatística da UFPE, que desempenha pela primeira vez a função de Coordenador Local do CNMAC.

Rodríguez conta que a adesão em Pernambuco ao evento já é perceptível por excursões do interior do estado a Porto de Galinhas. “Tive conhecimento de vários grupos de estudantes do interior do estado que se organizaram e vão vir de ônibus disponibilizado pela UFRPE. São alunos de cidades pequenas de Pernambuco que dificilmente teriam condições de se deslocar, mas estão confirmados no evento. Isso é muito bom”, conta. 

Além de Porto de Galinhas ser um dos principais pontos turísticos visitados do Brasil, Rodríguez corrobora a visão de Sandra de que o CNMAC 2024 oferece uma enorme variedade de atividades da programação. Foram confirmados pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa do exterior. 

“O nosso diferencial na programação é que temos vários pesquisadores vinculados a universidades estrangeiras. Alguns são brasileiros de renome internacional que vêm participar. Nesta edição, vamos ter aproximadamente 200 apresentações a mais que no ano passado, sejam de comunicações orais, painéis e sessões de pôsteres, então estamos muito ansiosos por esse evento”, conclui Pablo. 

Pablo é professor da UFPE | Foto: Reprodução

Além das atividades principais nos cinco dias, o evento também abre espaço para o CNMAquinho, que são oficinas e atividades lúdicas destinadas às crianças a fim de estimular a curiosidade e o interesse por Ciência. 

A grade de programação dos dias do CNMAC, os palestrantes, a composição do Comitê Organizador, os patrocinadores, opções de hospedagem e turismo e muito mais detalhes estão presentes no site oficial do evento.

Confira as sedes de todos os CNMACs:

2023: Bonito (MS)

2022: Campinas (SP)

2021: On-line* – co-organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

2019: Uberlândia (MG)

2018: Campinas (SP)

2017: São José dos Campos (SP)

2016: Gramado (RS)

2014: Natal (RN)

2012: Águas de Lindóia (SP)

2010: Águas de Lindóia (SP)

2009: Cuiabá (MT)

2008: Belém (PA)

2007: Florianópolis (SC)

2006: Campinas (SP)

2005: Santo Amaro (SP)

2004: Porto Alegre (RS)

2003: São José do Rio Preto (SP)

2002: Nova Friburgo (RJ)

2001: Belo Horizonte (MG)

2000: Santos (SP)

1999: Santos (SP)

1998: Caxambu (MG)

1997: Gramado (RS)

1996: Goiânia (GO)

1995: Curitiba (PR)

1994: Vitória (ES)

1993: Uberlândia (MG)

1992: São Carlos (SP)

1991: Nova Friburgo (RJ)

1990: Águas de Lindóia (SP)

1989: São José do Rio Preto (SP)

1988: Ouro Preto (MG)

1987: Gramado (RS)

1986: Brasília (DF)

1985: Florianópolis (SC)

1984: Campinas (SP)

1983: São José dos Campos (SP)

1982: João Pessoa (PB)

1981: Rio de Janeiro (RJ)

1980: Maringá (PR)

1979: São Carlos (SP)

1978: Belo Horizonte (MG)

Compartilhe