Carlile Lavor, presidente durante o biênio 2018-2019, foi premiado por sua atuação como professor na universidade
Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlile Lavor foi um dos vencedores do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz de 2024. A honraria busca reconhecer o trabalho de docentes da Unicamp que se destacam nas frentes de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da universidade. O nome da honraria homenageia o professor Zeferino Vaz, o fundador e primeiro reitor da instituição.
O processo de seleção do Prêmio envolve a análise dos relatórios de atividades de cada docente, com ênfase na produção acadêmica, abrangendo o tripé ensino, pesquisa e extensão, baseado em indicadores de evolução ao longo do tempo. Carlile, que atua como docente titular no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) desde 2015, considera a premiação como uma das maiores honrarias concedidas pela Unicamp e reforça seu contentamento: “É uma grande satisfação, porque a gente vive a universidade”.
O docente, que presidiu a SBMAC durante o biênio 2018-2019, avalia a experiência como um dos pontos chaves de sua carreira no âmbito da gestão acadêmica. Carlile evidencia a importância do fortalecimento de laços com outras entidades da ciência brasileira durante sua passagem pela função. “Uma das coisas que conseguimos fazer foi aproximar a SBMAC de outras sociedades científicas, como a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a ABE (Associação Brasileira de Estatística), e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) também. Foi uma experiência que me deu outra visão”, comenta.
No quesito da produção científica, um dos destaques recentes no currículo do pesquisador foi o reconhecimento no Prêmio Elon Lages Lima. O trabalho ganhador, intitulado “Álgebra Geométrica e Aplicações”, desenvolvido por Carlile em parceria com os pesquisadores Leandro Augusto Frata Fernandes (UFF) e Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS), foi o vencedor da edição 2021 do prêmio. Fruto de uma parceria entre a SBM e a SBMAC, a iniciativa visa promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações.