LACIAM será realizado na Universidad Técnica Federico Santa María, em Valparaíso, de 19 a 23 de janeiro, e reunirá centenas de pesquisadores e estudantes envolvidos com Matemática Aplicada e suas implicações industriais

De 19 a 23 de janeiro de 2026, a Universidad Técnica Federico Santa María (USM), em Valparaíso, Chile, sediará a segunda edição do Congresso Latino-Americano de Matemática Industrial e Aplicada (LACIAM 2026). O evento reúne especialistas de toda a região e do mundo para discutir avanços recentes e fomentar colaborações entre grupos de pesquisa.
O LACIAM 2026 reunirá pesquisadores e estudantes envolvidos com Matemática Aplicada e Computacional e suas aplicações industriais. A programação incluirá palestras plenárias, minicursos, sessões temáticas e de pôsteres, além de painéis de discussão.
A organização do evento ficará a cargo da USM, uma das instituições mais conceituadas do Chile. O LACIAM 2026 contará com o apoio de diversos centros de pesquisa e faculdades, entre as quais a SBMAC e a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp). A propósito, a primeira edição do LACIAM, em 2023, foi fruto de uma parceria da FGV EMAp com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O evento teve ampla aceitação da comunidade científica internacional, reunindo mais de 250 pesquisadores de excelência de aproximadamente 30 países.

Na ocasião, a FGV EMAp e a SBMAC concentraram seus esforços em incentivar a participação de jovens pesquisadores e fomentar redes colaborativas entre grupos de pesquisa da América Latina, sem deixar de destacar parcerias com outros países ao redor do mundo.
Além disso, o LACIAM 2023 trouxe questões relevantes, como aplicações da Matemática Industrial tanto em pesquisa como no mercado e maior representatividade feminina na área.
O que esperar do LACIAM 2026
Integrante da atual Diretoria da SBMAC, a professora Maria Soledad Aronna integrará o grupo do Comitê Científico do LACIAM 2026 e espera que o nível de excelência das atividades acompanhe o ritmo da primeira edição.
“A primeira edição do LACIAM foi um grande sucesso. Por isso, é esperado que a segunda edição seja similar. A lista de palestrantes plenários e minicursistas para a reunião de Valparaíso está formada por pesquisadores de altíssimo renome internacional”, detalha a matemática argentina e docente da FGV EMAp.
O Brasil também estará representado na banca científica do LACIAM 2026 com José Alberto Cuminato, o ‘Poti’, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e ex-presidente da SBMAC por dois mandatos, de 2005 a 2009.
Além disso, os vencedores do Prêmio Kepler 2024, Claudia Sagastizábal e Luis Gustavo Nonato, representarão universidades brasileiras no evento. A professora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp será uma das oradoras plenárias, enquanto o pesquisador do ICMC-USP ministrará um dos minicursos.

No total, o LACIAM 2026 contará com representantes de centros e universidades do Chile, Brasil, Estados Unidos, França, Colômbia, Argentina, Equador e Uruguai, distribuídos entre oradores plenários, membros do Comitê Científico e Organizador e palestrantes de minicursos.
Atenção a prazos para o evento no Chile
Os interessados em submeter sessões temáticas têm até o dia 1º de maio para enviar suas propostas. Já o prazo para submissão de resumos para apresentação de pôsteres no LACIAM 2026 se encerra em 1º de agosto.
As inscrições para o evento podem ser realizadas até 10 de setembro. Os formulários estarão disponíveis no site oficial e nas redes sociais da SBMAC.
Dúvidas e envio de propostas devem ser encaminhados para sbmac@sbmac.org.br, com o assunto “LACIAM/sessões temáticas”.