Universidade Estadual de Maringá será a sede do XIV ERMAC da Regional 11 da SBMAC no mês de maio e expectativa é a participação de até 150 pessoas, entre alunos, professores, matemáticos e entusiastas
De 5 a 7 de maio, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe o XIV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) do Paraná. O evento está sendo organizado pela Regional 11 da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), em parceria com as Universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Federal do Paraná (UFPR) e Estadual do Paraná (Unespar).
A XIV edição do ERMAC ainda terá o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Os ERMACs são um dos congressos mais importantes do calendário matemático no Brasil. Por meio de 13 Regionais espalhadas de Norte a Sul, a SBMAC promove os eventos para congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas de Ciências, incentivar programas locais e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa, todas coordenadas por professores filiados à Sociedade.
Para ratificar a adesão de várias instituições de respeito do Paraná, o Comitê Organizador do XIV ERMAC é formado por docentes da UEM e dos campi de Cornélio Procópio e Francisco Beltrão da UTFPR, de Jandaia do Sul da UFPR e de Campo Mourão da Unespar.
O evento contará com palestras de célebres pesquisadores, minicursos introdutórios em áreas de pesquisa, sessões técnicas de comunicações orais e uma sessão exclusiva de pôsteres. Os eixos temáticos do XIV ERMAC do Paraná são:
- Análise Matemática
- Biomatemática
- Teoria e Controle de Sistemas
- Álgebra e Aplicações
- Matemática Discreta
- Métodos Numéricos e Aplicações
- Modelagem Matemática e Aplicações
- Otimização
- Ensino de Matemática
- Atividades Extensionistas
- Modelagem Estatística e Probabilística
Os esforços para a realização da 14ª edição do ERMAC no Paraná começaram ainda no ano passado, já que a Regional 11 não recebe um encontro desde 2009. Após reuniões e uma série de análises, o campus da UEM, em Maringá, foi escolhido para ser a sede do evento.

Coordenadora da Regional do Paraná, Juliana Verga Shirabayashi idealiza um novo encontro no Paraná desde 2021, porém a pandemia prejudicou inicialmente os planos. A atratividade de Maringá, a estrutura da UEM e a programação variada com temas de Matemática Aplicada e áreas correlatas são pontos fortes para fazer do XIV ERMAC inesquecível a todos, isso sem contar o fortalecimento da Regional.
“Realizar um evento presencial sempre esteve no meu horizonte como coordenadora desta Regional para buscar fortalecê-la, promover a divulgação científica e a interação entre os pesquisadores paranaenses, dado que esta Regional abrange todo o Estado do Paraná. A programação do evento inclui temáticas atuais nas palestras e uma das mesas redondas é sobre Mulheres na Matemática, temática fundamental a respeito da equidade de gênero e que fizemos questão de abordar no ERMAC”, destaca a professora da UFPR, que atua no Campus de Jandaia do Sul.

“Contaremos com a participação de renomados pesquisadores da área de Matemática Aplicada, que vão contribuir com palestras, minicursos e discussões sobre temas atuais. Além disso, a gente vai fortalecer a divulgação de pesquisas e nosso Programa de Pós-Graduação e o Departamento de Matemática terá uma espécie de ‘vitrine’. Isso sem contar que o ERMAC vai proporcionar interações valiosas entre pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país. As minhas expectativas são as melhores possíveis para a realização de um evento bastante enriquecedor para toda a comunidade acadêmica”, confia ele, que também compõe o Comitê Organizador Local junto de Juliana.
Após participar de quatro edições anteriores do ERMAC no Paraná, Juliana também não esconde a empolgação para o evento, que teve mais de 80 trabalhos submetidos de alunos e pesquisadores para serem expostos durante as sessões temáticas, sem contar os plenaristas e responsáveis por minicursos, mesas-redondas e oficinas. A expectativa da organização é receber aproximadamente 150 participantes nos três dias do evento.
“Esperamos que a comunidade acadêmica das instituições paranaenses e de outros Estados também participem ativamente do evento, que está sendo organizado com muito carinho e responsabilidade. Será uma troca de experiências muito positiva no sentido de conhecer as áreas da Matemática e suas aplicações, o que está sendo feito de mais atual é fundamental e dá vigor e empolgação para darmos continuidade nas pesquisas. Tenho certeza de que será uma experiência transformadora”, encerra a Coordenadora da Regional 11.
As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio deste formulário, e a SBMAC fornece descontos a seus associados. É necessário ter uma conta do Google para realizar o processo.