sbmac@sbmac.org.br

(16) 99637-4820

Volume 102 da NoMA destaca a Modelagem Matemática como instrumento para a formação crítica na Educação Básica

A obra intitulada ‘Práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica’, de autoria de Eleni Bisognin, José Antônio Salvador e Vanilde Bisognin, enfatiza a importância das práticas de Modelagem na Educação Básica e como podem ser aplicadas em uma variedade de contextos do mundo real

Contribuir para a formação crítica e cidadã de alunos da Educação Básica com o apoio da Matemática, de forma a torná-la mais próxima, compreensível e significativa é um dos objetivos do volume de número 102 das Notas de Matemática Aplicada, iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). A obra intitulada ‘Práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica’ é de autoria de Eleni Bisognin, professora da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), José Antônio Salvador, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),  e Vanilde Bisognin, professora também da UFN.

Com 138 páginas, o livro – disponível no site oficial da publicação – reúne experiências pedagógicas que utilizam a Modelagem Matemática como ferramenta didática para fomentar a reflexão crítica e a resolução de problemas do cotidiano escolar. A proposta parte da premissa de que a disciplina, quando articulada a contextos reais e sociais, torna-se mais acessível e relevante para os estudantes, especialmente dos ensinos Fundamental e Médio.

Vanilde, José Antônio e Eleni são autores do volume 102 da NoMA, disponível no site da SBMAC | Foto: Arquivo Pessoal

A obra oferece aos professores sugestões de atividades práticas que podem ser adaptadas às realidades locais e cada proposta é acompanhada de orientações metodológicas, reflexões teóricas, problemas e modelos propostos a partir das experiências do trio de pesquisadores, que atuam com Modelagem Matemática em diferentes níveis de ensino.

Para Salvador, a obra foi produzida como forma de tornar a disciplina mais atrativa a estudantes da rede básica e como conteúdo direcionado a universitários que estão cursando a Licenciatura em Matemática. “Pretendemos aproximar a Matemática da realidade dos alunos, incentivando a interdisciplinaridade e a resolução de problemas do cotidiano por meio da construção de modelos matemáticos. Valorizamos o papel ativo do estudante no processo de aprendizagem, promovendo investigações, simulações e discussões colaborativas”, afirma o matemático, que fez parte da Diretoria da SBMAC em 2014 e 2015, na gestão de Antônio José da Silva Neto.

Ademais, Eleni e Vanilde enfatizam a intenção dos autores de oferecer subsídios teóricos e metodológicos aos professores  e estudantes de Licenciatura, com exemplos práticos de como implementar projetos de modelagem em sala de aula. “Ao estimular uma abordagem interdisciplinar, mostramos como a Modelagem Matemática pode dialogar com diversas áreas do conhecimento. Com isso, esperamos contribuir para a formação crítica e cidadã dos estudantes, permitindo que analisem e interpretem fenômenos reais com o apoio da Matemática”, explicam as professoras, que completaram a Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e fazem parte do Comitê de Ensino de Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC.

Destinado a professores em formação e em exercício, bem como a pesquisadores da área de Educação Matemática, o volume 102 da NoMA está disponível para oferta nos próximos eventos da SBMAC e Semanas de Matemática das universidades.

Pesquisador José Antônio Salvador já fez parte da Diretoria da SBMAC em 2014 e 2015 | Foto: Arquivo Pessoal

Nas visões compartilhadas por Salvador, Eleni e Vanilde, saber que a produção pode inspirar práticas pedagógicas mais significativas, acessíveis e socialmente comprometidas é, sem dúvida, uma das maiores recompensas da trajetória acadêmica. “Fazer parte dessa coleção nos traz grande satisfação e orgulho por podermos contribuir com o ensino e a aprendizagem da Matemática. A NoMA valoriza não apenas a excelência técnica, mas também o compromisso com a educação e a transformação social, e fazer parte disso é profundamente gratificante”, ratificam os pesquisadores. 

Nesse sentido, o volume 102 da NoMA se consolida como uma valiosa contribuição ao campo da Educação Matemática, ao articular teoria e prática com foco na formação de cidadãos críticos e atuantes. 

Ao reunir experiências concretas de sala de aula, fundamentadas na área de Modelagem Matemática e em uma perspectiva interdisciplinar, Salvador, Eleni e Vanilde reafirmam o papel transformador do ensino quando conectado às realidades dos estudantes. Mais do que um manual didático, o livro é um convite ao diálogo entre professores, futuros docentes e pesquisadores, promovendo uma Matemática viva, contextualizada e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e reflexiva.

Sobre a NoMA

Desde as primeiras edições do evento, a SBMAC publica monografias dos cursos que são ministrados nos CNMAC.

Para a comemoração dos 25 anos da SBMAC, que ocorreu em 2003 durante o XXVI CNMAC, foi criada a série NoMA para publicar as monografias dos minicursos ministrados nos congressos, o que permaneceu até o XXXIII CNMAC em 2010.

A partir de 2011, a série passa a publicar, também, livros nas áreas de interesse da SBMAC. Os autores que submeterem textos à NoMA devem estar cientes de que poderão ser convidados a ministrarem minicursos nos eventos patrocinados pela SBMAC, em especial nos CNMACs, sobre o assunto a que se refere o texto.

Os interessados em adquirir os volumes impressos da NoMA devem entrar em contato com a secretaria da SBMAC através do e-mail: sbmac@sbmac.org.br.

Dos mais de 90 textos publicados desde 2003, há aproximadamente 70 indexados e com excelentes resenhas no importante repositório ZbMATHOpen.

LEIA TAMBÉM:
Volume 101 da NoMA dá ênfase a área pouco explorada no Brasil: Matemática Financeira
Série NoMA alcança marco histórico com publicação do volume 100
Volume 99 da NoMA destaca algoritmo de Otimização
Volume 98 da NoMA apresenta Introdução à Análise Intervalar
Volume 97 da NoMA destaca a incerteza em problemas de Otimização

Compartilhe