sbmac@sbmac.org.br

(16) 99637-4820

SBMAC em Foco – Ano 2025 – Nº 48 – 03/12/2025

AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC

1.1. Declaração da Diretoria Eleita da SBMAC sobre os Critérios de Julgamento das Bolsas de Produtividade do CNPq – Chamada Nº 23/2025 CA-MAA Diretoria Eleita da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) manifesta sua profunda preocupação em relação aos critérios de julgamento em Matemática e Probabilidade estabelecidos na Chamada Nº 23/2025 para a concessão de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Leia!

1.2. 4ª edição do Prêmio Johannes Kepler

A SBMAC tem grande satisfação em anunciar a quarta edição do Prêmio Johannes Kepler, realizado com o objetivo de promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares.

O prêmio consistirá em um diploma certificado pela SBMAC e remuneração monetária de R$ 10.000,00.

Poderão concorrer artigos científicos publicados, entre 2021 e 2025, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que exijam forte interação entre a Matemática e outro ramo do conhecimento científico. Pelo menos um(as) dos(as) autores(as) deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática. Os prazos são flexibilizados para mães e adotantes nesse período. 

As inscrições estarão abertas entre os dias 10/12/2025 e 28/02/2026.

Mais informações e Regulamento

1.3. Revista da SBMAC é indexada na Scopus

A indexação de uma revista científica em bases internacionais de referência representa um reconhecimento importante de qualidade editorial, consistência e relevância acadêmica. Plataformas como a Scopus, mantida pela editora Elsevier, atuam como vitrines globais da produção científica, ampliando a visibilidade e o alcance de pesquisas em diversas áreas. É nesse cenário que a Trends in Computational and Applied Mathematics (TCAM), revista da SBMAC, acaba de alcançar um marco significativo: seu pedido de indexação na Scopus foi aprovado.

Confira todos os detalhes!

1.4. Chamada de artigos apresentados no CNMAC para publicação na revista Trends in Computational and Applied Mathematics

A Trends in Computational and Applied Mathematics (TCAM), ISSN 2676-0029, é uma revista científica de acesso aberto e gratuito, mantida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Ela tem como objetivo publicar trabalhos científicos inéditos e originais, de elevada qualidade, nas diferentes subáreas da Matemática e suas aplicações, com foco na Ibero-América, especialmente no Brasil. A revista aceita submissão de trabalhos escritos em Português e Inglês, com preferência pelo idioma Inglês, visando divulgação internacional da pesquisa publicada.

Autores de trabalhos apresentados durante o XLIV CNMAC, interessados em publicar versões estendidas desses trabalhos, podem submeter seus artigos até 12/12/2025. As submissões serão avaliadas seguindo o procedimento usual de atribuição de editores e revisores, com revisão duplo-cega.

A apresentação do trabalho no CNMAC não é garantia de aceitação do artigo na revista TCAM. Espera-se que o artigo a ser submetido à TCAM tenha resultados adicionais em comparação ao trabalho apresentado no evento, especialmente os trabalhos enviados para publicação na Proceeding Series da SBMAC. Os autores deverão identificar claramente o trabalho apresentado no CNMAC, através de uma carta de encaminhamento (cover letter), que deve ser submetida juntamente com o manuscrito proposto, além do artigo enviado à Proceeding Series da SBMAC, para comparação. Os trabalhos são publicados em fluxo contínuo, não havendo um número especial vinculado ao CNMAC.

As regras de submissão, assim como o template em latex, estão no endereço: tcam.sbmac.org.br.

1.5. A chamada para propostas de conferências, minissimpósios e minicursos no CNMAC 2026 (realização de 14 a 18 de setembro de 2026) estará aberta de 20 de outubro de 2025 a 19 de dezembro de 2025.

As propostas submetidas serão avaliadas pelo Comitê Científico do evento.

Os resultados serão divulgados a partir de 30 de janeiro de 2026.

Para submeter uma proposta acesse a página: https://www.sbmac.org.br/2025/10/chamada-e-selecao-de-propostas-cnmac-2026/ 

1.6. ERMAC-SC 2026

A submissão de trabalhos completos e resumos para o ERMAC-SC 2026 foi prorrogada até 05/12/2025.

Confira as instruções em: https://ermac.ufsc.br/submissao-de-trabalhos/

O III Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional de Santa Catarina (ERMAC-SC 2026) será realizado em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina, de 2 a 4 de março de 2026.

Inscrições (1º lote): até 31/01/2026 em https://ermac.ufsc.br/inscricoes/ 

Para mais informações, visite o site do evento: https://ermac.ufsc.br/ 

EVENTOS

2.1. O Workshop de Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (WMECAI) será realizado no dia 05 de dezembro de 2025 no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, SP.

Acesse a programação completahttps://cemeai.icmc.usp.br/WMECAI 

2.2. O VIII Workshop – Escola de Computação e Informação Quântica e o VIII Workshop de Computação Quântica – UFSC (WECIQ∣WCQ) serão realizados entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2025 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis – SC.

Mais informações: https://workshop-cq.ufsc.br/2025/ 

2.3. Estão abertas as submissões para o XIX Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional (EAMC), que será realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis/RJ, de 19 a 22 de janeiro de 2026.

Mais informações, templates e regras de submissão estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.eamc.lncc.br/submissions.html 

2.4. 7th International conference on dynamical systems applied to biology and natural sciences (DSABNS 2026), 2-6 of February, 2026 – Granada, Spain.

Mais informações:  https://sites.google.com/bcamath.org/dsabns-2026/home 

2.5. O Workshop Mineiro de Matemática Aplicada será realizado de 3 a 5 de fevereiro de 2026, na UFMG, em Belo Horizonte. O evento é uma iniciativa das instituições participantes do Doutorado Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais.

Estão abertas as inscrições para apresentação de pôsteres, destinadas a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Os resumos podem ser submetidos até 19 de dezembro de 2025.

Informações no site do evento: https://sites.google.com/view/wmma2026

2.6. IV European Latin American Conference of Theoretical and Applied Mechanics (ELACTAM 2026), University of Havana, February 16 – February 20, 2026.

The template for abstract submission can be downloaded here (PASSWORD: Elactam26). The deadline is January 20th, 2026. Please, send the pdf of your abstract by e-mail to Prof Reinaldo Rodriguez Ramos (reinaldo@matcom.uh.cu, rerora2006@gmail.com).

Mais informações: https://www.gla.ac.uk/schools/mathematicsstatistics/staff/arielramireztorres/elactam2026/ 

2.7. XV Brazilian Workshop on Continuous Optimization (BrazOpt 2026)

O prazo para submissão de contribuições orais e pôsteres foi estendido até 15/12/2025. Lembramos que pós-graduandos podem realizar a submissão para comunicação oral.

Confira as orientações para submissão em: https://brazopt2026.blumenau.ufsc.br/abstract-submission/  

O BrazOpt 2026 será realizado em Blumenau, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 23 a 27 de fevereiro. Este é um evento tradicional que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes trabalhando em otimização contínua do Brasil e do exterior.

Mais informações: https://brazopt2026.blumenau.ufsc.br

2.8. Estão abertas as submissões para o Missimpósio “MS019 – Advanced Discretization Techniques for the Simulation of Fluid Flow in Porous Media”, que acontecerá no WCCM-ECCOMAS 2026 em Munique, Alemanha, de 19 a 24 de Julho de 2026.

O prazo limite é 12 de Janeiro. Esperamos contar com sua presença!

Organizadores: Maicon Correa (Unicamp), Darlan Carvalho (UFPE), Paulo Lyra (UFPE), Clóvis Maliska (UFSC) e Hadi Hajibeygi (TU Delft)

Mais informações: https://wccm-eccomas2026.org/call_for_abstracts 

2.9. IX Latin American Workshop on Optimization and Control (LAWOC 2026), which will take place from July 27 to 31, 2026, at the School of Applied Mathematics (EMAp-FGV) in Rio de Janeiro, Brazil.

Mais informações: https://eventos.fgv.br/lawoc2026 

2.10. O Brazil – China Joint Mathematical Meeting será realizado entre os dias 10 e 14 de agosto de 2026 em Luís Correia – PI. 

Mais informações: https://jointmeetingbrazilchina.org/ 

2.11. The 7th International Conference on Engineering Optimization (ENGOPT 2026) will be hosted by Instituto Superior Técnico, University of Lisbon, Portugal, from 16 to 18 of September 2026.

Important Dates:

Deadline for abstract submission: 16 Mar 2026

Acceptance notification: 14 Apr 2026

Deadline for paper submission: 01 Jun 2026 (paper submission is not mandatory) 

Early registration: 11 May 2026

Mais informações: https://engopt2026.tecnico.ulisboa.pt/  

2.12. NODYCON 2026, Faculty of Engineering, Sapienza University of Rome, September 20 – 23, 2026.

November 3, 2025, Abstract/Paper submission launch.

Mais informações: https://nodycon2026.app.earendelplatform.com/ 

OPORTUNIDADES

3.1. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está recebendo inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). Estão disponíveis 83 vagas para mestrado, 63 para doutorado e 33 para doutorado direto.

Os processos de doutorado e doutorado direto terão um segundo fluxo, que será realizado de 6 de fevereiro a 10 de março de 2026.

Os formulários e os editais completos, com todos os cronogramas, estão disponíveis na página do Programa: icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso, bastando clicar no item “alunos regulares”.

3.2. Oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Dinâmica Não Linear e Fenômenos Coletivos em Sistemas Complexos

Procuram-se interessados para pós-doutoramento com bolsa da FAPESP para desenvolver projeto de pesquisa a partir de 01/02/2026, relacionado ao projeto temático intitulado Dinâmica Não Linear, coordenado pelo Prof. Iberê Luiz Caldas, do Instituto de Física da USP. Os selecionados desenvolverão suas pesquisas sob a supervisão do Prof. Elbert Macau, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, pesquisador principal do projeto temático. O projeto de pesquisa versará sobre fenômenos dinâmicos em redes complexas, visando entender o entendimento dos fenômenos de sincronização e comportamento coletivo associado a sistemas neuronais e suas transições críticas.

Os interessados devem enviar por e-mail, entre 13/10/2025 a 13/01/2026 em PDF o histórico acadêmico de graduação, de pós-graduação, curriculum vitae (pode ser link para o lattes), lista de artigos publicados em revistas indexadas e uma carta onde explique o motivo de estar interessado no projeto, relate sua experiência prévia e, caso ainda não tenha defendido seu doutorado, indique a data na qual a defesa de seu doutorado deva ocorrer. Essas informações devem ser enviadas para o Prof. Elbert Macau, e-mail elbert.macau@unifesp.br, sendo que a mensagem deve ter por título “Candidatura a bolsa de Pós-Doutorado de Projeto Temático da FAPESP.

O candidato desenvolverá suas atividades junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, em São José dos Campos, com interações com grupos do projeto localizados na Escola Paulista de Medicina da Unifesp e Instituto de Física da USP, ambos em São Paulo.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/pd

Compartilhe