Atuando como patrocinadora, a Sociedade marcou presença com importantes representantes no Congresso Latino-americano de Matemática Aplicada e Industrial

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) foi uma das patrocinadoras da segunda edição do Congresso Latino Americano de Matemática Aplicada e Industrial (LACIAM 2026), realizado na Universidad Técnica Federico Santa María, em Valparaíso, no Chile, em janeiro. O encontro reuniu pesquisadores da América Latina e de outros países em torno de discussões sobre avanços recentes da Matemática Aplicada, suas aplicações em diferentes setores e o fortalecimento da cooperação científica internacional.
Com uma programação distribuída ao longo de uma semana, o LACIAM 2026 contou com palestras, sessões temáticas e apresentações de pôsteres, promovendo intensa troca científica entre os participantes. Ao todo, foram realizadas 18 sessões temáticas, reunindo 212 pesquisadores de 23 países. O Brasil destacou-se como o segundo país com maior número de participantes, ficando atrás apenas do Chile, país anfitrião do congresso.
Para a Presidente da SBMAC, Maria Soledad Aronna, o congresso vem se afirmando como um espaço estratégico para a área na região. “O LACIAM, já na sua segunda edição, está se consolidando como o cenário de reunião das comunidades de Matemática Aplicada e Industrial dos países da América Latina. É um espaço de discussão e intercâmbio de ideias, e se espera que muitas parcerias e colaborações surjam deste encontro”, destaca.
Ela relembra ainda que, desde a primeira edição do LACIAM, realizada em 2023 e organizada pela SBMAC em parceria com a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), a comunidade brasileira tem sido reconhecida como um importante motor de integração e de desenvolvimento da Matemática nos países da região. E complementa: “Nesse rol do país, a SBMAC tem o papel fundamental de sociedade representante da comunidade. Com o objetivo de aumentar a representatividade no evento, a SBMAC apoiou a participação de vários estudantes. Esperamos fazer o mesmo nas próximas edições”.

Além de representar institucionalmente a SBMAC, Maria Soledad atuou como uma das responsáveis pela sessão temática Applied Mathematics for Industry. A atividade foi organizada em conjunto com José Alberto Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).
Maria Soledad e José Alberto coordenaram também a mesa redonda From Academia to Industry: Mathematics in Action, que contou com participação de Wil Schilders (Presidente do ICIAM), Álvaro Riascos (Quantil e Universidad de Los Andes, Colômbia) e Alejandro Jofré (Universidad de Chile e Centro de Modelamiento Matemático – CMM).
Outras importantes representantes da comunidade da SBMAC também participaram da programação do congresso. Entre elas, esteve Liliane Barrichello, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que avaliou de forma muito positiva sua experiência no LACIAM 2026. Para a pesquisadora, o evento aliou excelência científica a um ambiente favorável ao diálogo entre pesquisadores de diferentes países. “Uma grata surpresa: um belo espaço na Universidad Técnica Federico Santa María e o excelente nível científico do evento. Sem dúvida, uma oportunidade de encontrar pessoalmente colegas da América Latina e, além disso, de estabelecer um contato mais próximo com pesquisadores estrangeiros”, afirma.

A docente foi uma das palestrantes da sessão temática dedicada aos avanços e às aplicações no campo dos problemas inversos e também acompanhou a apresentação do pôster de um de seus orientandos. Além disso, Liliane participou do evento representando outra importante dimensão da área: atualmente, ela ocupa o cargo de Officer-at-Large do Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada (ICIAM). “Com relação a essa representação, foi uma oportunidade ímpar para discutir assuntos de interesse com Presidentes de Sociedades Latino-Americanas que são membros do ICIAM e estavam presentes no evento”, destaca.
Outro nome de destaque da SBMAC no evento foi Claudia Sagastizábal, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisadora ministrou uma conferência plenária na qual discutiu o uso de ferramentas matemáticas para a avaliação de importantes reservas de recursos naturais na América Latina. “Para ilustrar, expliquei como o aumento de fontes de energia intermitentes, como a solar e a eólica, impactam o valor econômico da água”, detalha.
Claudia Sagastizábal ressaltou o papel estratégico das sociedades científicas como articuladoras de interesses diversos. “As sociedades científicas desempenham um papel fundamental como catalisadoras dos interesses de diferentes setores. A SBMAC, em particular, conecta a academia ao setor produtivo. Além disso, no LACIAM, promoveu a criação de um consórcio de sociedades matemáticas com interesses comuns na América Latina”, destaca.

A Presidente da SBMAC, Maria Soledad Aronna, reforça que essa atuação se traduz em uma expressiva inserção internacional da Sociedade, evidenciada pela presença de seus membros em posições estratégicas. “Por exemplo, Liliane Barrichello é Officer-at-Large do ICIAM, José Alberto Cuminato (Poti) é editor da Newsletter Dianoia e a SBMAC contribui para o Prêmio Lagrange”, cita.
Além disso, a SBMAC tem atuado na coorganização de eventos bilaterais com a China e a Itália em 2026, com a França em 2027, e também apoiado eventos mundiais, como o Applied Inverse Problems, ocorrido ano passado. “O plano da Sociedade é seguir apoiando iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e a disseminação da Matemática Industrial e Aplicada no Brasil e no exterior”, conclui.