sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

41º CNMAC tem início em Campinas

Começou nesta segunda-feira (26) o XLI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2022), evento sediado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que seguirá até a próxima sexta-feira (30).

Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), o CNMAC é o evento mais importante da Sociedade e um dos maiores da área de Matemática Aplicada e Computacional em toda a América Latina. 

O objetivo é congregar docentes, pesquisadores e demais profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. O CNMAC tem como intuito permitir que estes profissionais possam divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. Desta forma, ele tem se tornado um ponto de encontro para tomar ciência da produção científica sobre a área nas principais instituições nacionais. 

Durante a abertura oficial do evento, realizada no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp, o presidente da SBMAC, Pablo Martin Rodriguez, contou um pouco da história da Sociedade e enalteceu o caminho percorrido nesses quase 45 anos de existência. “A SBMAC congrega pesquisadores, estudantes e outros profissionais com interesse em comum que contribuem para o desenvolvimento e a divulgação da matemática aplicada no país. Graças ao apoio constante de diversos associados e associadas ao longo das gerações e o comprometimento das diversas gestões, o projeto evoluiu até se tornar referência não apenas para o Brasil, mas também para a América Latina”, afirmou.

Além de Pablo, estiveram na mesa de abertura Kelly Poldi (Coordenadora Local do CNMAC), Paulo Ruffino (Diretor do IMECC), Roberto Donato (Assessor Docente do Gabinete do Reitor da Unicamp), Carlos Hoppen (Coordenador Geral do CNMAC) e José Mario Martínez (Membro Honorário da SBMAC).

Nesta tarde, também foi realizada a entrega do Prêmio Johannes Kepler, concedido para Arthur Nicolaus Fendrich, Alberto Barretto, Vinícius Guidotti de Faria, Fernanda de Bastiani, Karis Tenneson, Luis Fernando Guedes Pinto e Gerd Sparovek. Eles foram os autores da tese “Disclosing contrasting scenarios for future land cover in Brazil: Results from a high-resolution spatiotemporal model”, publicado no Science of the Total Environment e que trata de um modelo matemático preditivo para o uso do solo no Brasil.

Além disso, os autores dos melhores trabalhos de iniciação científica e dos melhores trabalhos de dissertação de mestrado e tese de doutorado também foram premiados. Fernando José Monteiro de Araújo (UFSM), 1º lugar em Iniciação Científica, recebeu o Prêmio Beatriz Neves; Fabio Vinicius Góes Amaral (UNESP) recebeu o Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga, 1º colocado na categoria Mestrado; no Prêmio Marco Antônio Raupp, Adriano Alves de Alcântara (UFRJ) foi o grande vencedor por sua tese de Doutorado. Para conferir a premiação completa, acesse o site da SBMAC.

Em seguida, o conferencista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Elbert Macau, conduziu a conferência de abertura. “Pra mim, é uma grande honra estar aqui neste congresso, que é parte das nossas vidas e vem transformando, vem mostrando essa matemática aplicada e todas as suas aplicações”, agradeceu ao introduzir a palestra “A natureza e a dinâmica do caos, da sincronização e do movimento coletivo”. 

O fim do dia foi marcado pelo coquetel de abertura, onde foi realizada uma confraternização entre os participantes.

Confira a íntegra das atividades do primeiro dia de CNMAC:

Programação

Ao longo desta semana, a programação do CNMAC contará com minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica. Também serão promovidas sessões especiais dedicadas ao ensino, incluindo atividades para professores do ensino básico. O evento também contemplará atividades virtuais, que serão realizadas na plataforma SOFTALIZA, a mesma utilizada na edição de 2021. A programação completa está disponível no site do evento.

Confira as próximas atividades do CNMAC que serão transmitidas ao vivo no canal da SBMAC no YouTube:

Terça-feira (27/09/2022)

– 09h às 11h – CDC – Conferências Prêmios SBMAC

– 11h30 às 12h30 – CDC – CP1: Dinâmica populacional de insetos de importância econômica

Quarta-feira (28/09/2022)

– 11h30 às 12h30 – CDC – CP2: Geometria e Informação

– 14h às 15h – CDC – SP4: Aplicações Industriais em Problemas Integrados de Dimensionamento de Lotes e Corte de Estoque

Quinta-feira (29/09/2022)

– 11h30 às 12h30 – CDC – CP3: Métodos Multiescala: De equações Elípticas à Quantificação de Incertezas em Simulações de Reservatórios de Petróleo

– 14h às 15h – CDC – Mesa Redonda

Sexta-feira (30/09/2022)

– 11h30 às 12h30 – CDC – SP1: Avaliações diagnósticas, formativas e o Novo Enem no contexto brasileiro atual

– 14h às 15h – CDC – Plenária Odelar Leite Linhares: Formulações mistas e sequências exatas de elementos finitos: uma convivência harmoniosa

– 15h às 16h – CDC – Sessão COAM

– 16h às 17h – CDC – Encerramento

Compartilhe