sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Confira os detalhes do 3º dia de CNMAC

A quarta-feira (28) do XLI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) foi mais um dia repleto de atividades. Organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), o Congresso é um dos mais importantes da área no Brasil e da América Latina. Neste ano, está sendo realizado Unicamp, em Campinas, e vai até a próxima sexta-feira (30).

A primeira atividade foi a plenária conduzida pela conferencista Sueli Irene Rodrigues Costa, da Unicamp, a qual abordou dois tópicos de geometria e suas aplicações na área de comunicação em que estão sendo trabalhados: Reticulados e Geometria da Informação. 

Pela tarde, duas palestras simultâneas abriram a programação: uma no auditório do IMECC, com a conferencista Fernanda de Bastiani (UFPE), e a outra no auditório III do Centro de Convenções (CDC) da Unicamp, com Silvio Alexandre de Araujo (UNESP).

Fernanda de Bastiani (UFPE)

Fernanda abordou os modelos de regressão além da média usando GAMLSS, que são modelos de regressão distributiva univariada, onde todos os parâmetros da distribuição assumida para a variável resposta podem ser modelados como função aditiva das variáveis explicativas.

Já na palestra de Silvio foram abordadas algumas aplicações industriais que estão sendo trabalhadas e que envolvem o problema integrado de dimensionamento de lotes e corte de estoque.

Silvio Alexandre de Araujo (UNESP)

Além disso, a tarde foi marcada por mais minicursos e minissimpósios oferecidos pelo CNMAC, que serão promovidos durante até o final do evento. Também foram realizadas mais apresentações de pôsteres e trabalhos completos, e até sexta-feira, serão apresentados 165 trabalhos de forma presencial e 174 de maneira remota.

A programação completa e todas as informações do CNMAC estão disponíveis no site do evento.

Compartilhe