NoMA

SBMAC

Notas em Matemática Aplicada

ISSN: 2175-3385

NoMA – Instruções aos autores

As propostas para a NoMA devem ser submetidas via o e-mail noma@sbmac.org.br com o título “submissão de proposta para a NoMa”.  A mensagem de submissão deve conter:

  • carta de encaminhamento com as seguintes informações:

    i) título do livro, nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões) e endereço(s) de e-mail(s);

    ii) autor para correspondência;

    iii) palavras-chave;

    iv) característica e/ou tópicos que tornam a proposta única;

    v) livros semelhantes ao proposto;

    vi) resumo relatando os tópicos principais da pesquisa e o público alvo. 

  • arquivo PDF com a proposta, que será avaliada preliminarmente pelo comitê editorial. O texto deverá estar no formato da série (instruções a seguir) e com o máximo de informação possível sobre os pontos a serem apresentados ao final.

 

Antes de começar a digitar seu trabalho ou enviar a sua proposta, leia atentamente as instruções contidas no arquivo Template-e-book.zip. Este arquivo serve de guia para preparação dos textos que serão publicados no formato e-book na série Notas em Matemática Aplicada. Extraia todos os arquivos do template e coloque-os todos num mesmo diretório, inclusive as figuras (.eps) que utilizar em seu texto. Os arquivos para extrair são:

  1. template-e-book.tex e pdf
  2. fancyheadings.sty
  3. agradecimentos-e-book.tex
  4. primeiras-paginas-e-book.tex
  5. prefácio-e-book.tex
  6. cap1-e-book.tex
  7. cap2-e-book.tex
  8. cap3-e-book.tex
  9. references-e-book.bib
  10. abnt.alf.bst
  11. figura1.eps
  12. sbmacfigblack.eps
 
Os arquivos para submissão na NoMA também podem ser abertos e utilizados diretamente Overleaf, clicando diretamente no link https://www.overleaf.com/latex/templates/template-e-book-2022-notas-em-matematica-aplicada-noma-sbmac/tzqgmbzcqmzn.
 

Observações importantes:

  • O arquivo template-e-book.tex é o arquivo mestre. Dele chamam-se os demais arquivos que comporão o documento final. Assim, abra o arquivo template-e-book.tex e só faça as modificações após o comando \begin{document}. Depois abra cada um dos documentos que estão sendo chamados pelo documento mestre e modifique-os para obter o seu documento final.
  • O arquivo primeiras-paginas-e-book serve para colocar o título do texto, autores, dedicatória e agradecimentos.
  • Depois vem o Prefácio (opcional) e os todos os capítulos do texto. A recomendação é para que se faça um documento para cada capítulo. Estes arquivos devem ter a extensão .tex. Se tiver mais capítulos use o comando \input{nome do arquivo}. Não esqueçam de incluir listas de exercícios ao final de cada capítulo.
  • Depois vem o comando “\bibliographystyle{abnt-alf}”, que indica que o estilo bibliográfico utilizado para a elaboração das referências bibliográficas, que 
    seguem as normas da ABNT. Em seguida tem-se o arquivo \bibliography{references-e-book}, com as referências bibliográficas que é um arquivo produzido 
    através do BibLaTeX .
  • O Autor deve também incluir, obrigatoriamente, o índice no final das notas. Para fazer o índice utilizando o Latex, existe um pacote chamada MakeIndex por Leslie Lamport [5].
  • Para fazer o índice remissivo, o preâmbulo deve conter os comandos \usepackage{makeidx} e \makeindex. Além disso,após o comando \bibliography{references-e-book}, incluir o comando \printindex. Para que as expressões (à escolha dos autores) apareçam no índice remissivo, colocar o comando \index{expressão desejada} próximo ao local onde o assunto é tratado. O latex fará, automaticamente, a indexação da expressão com a página correta.

 

Siga rigorosamente as instruções contidas nos arquivos template-e-book.tex, primeiras-paginas-e-book.tex, prefacio-e-book.tex, cap1-e-book.tex, cap2-e-book.tex, cap3-e-book.tex e references-e-book.bib. O texto final deve ter de 80 a 150 páginas.