sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

7th IEEE International Symposium on Cluster Computing and the Grid – CCGrid2007

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NO EVENTO INTERNACIONAL – CCGRID 2007 ORGANIZADO PELO LNCC/MCT E PARCEIROS


O evento 7th IEEE International Symposium on Cluster Computing and the Grid – CCGrid2007 será realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 14 a 17 de maio de 2007. Esta sétima versão do Simpósio, promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), está sendo organizado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), em parceria com a Universidade Federal do Rio do Sul (UFRGS/MEC) e University of Melbourne (Austrália).
É um dos simpósios mundiais mais importantes na área de Grades Computacionais, já realizado em 2001 na Austrália, em 2002 na Alemanha, em 2003 no Japão, em 2004 nos Estados Unidos, em 2005 no Reino Unido e 2006 em Cingapura, quando o Brasil foi apresentado formalmente como o anfitrião de 2007.
Sua  realização no Rio de Janeiro é resultado do esforço dos Grupos de Pesquisa em  Grid Computing do LNCC/MCT e UFRGS que, participando da concorrência internacional em 2005, conquistaram o direito de trazê-lo pela 1a vez à América Latina – o que nos coloca na rota dos grandes Centros Mundiais de Pesquisa & Desenvolvimento na área de Computação Distribuída, fruto do reconhecido trabalho que diversos grupos brasileiros têm desenvolvido há muitos anos.
O evento está sendo coordenado pelos pesquisadores Dr. Bruno Schulze (LNCC), Dr. Rajkuma Buyya (Univ. of Melbourne) & Dr. Philippe Navaux (UFRGS) e já  tem confirmada a presença de 300 pesquisadores e 35 importantes nomes da comunidade científica internacional e laboratórios privados do mundo.
Dentre seus principais objetivos, está a proposta de consolidar um fórum de pesquisadores com formação específica na área de Grid Compunting; promover cooperação e troca de conhecimento no tema, reunindo grandes nomes da comunidade científica internacional e nacional; colaborar com a Formação de Recursos Humanos incentivando a participação de alunos brasileiros; apoiar a formação de redes colaborativas multi-institucionais, dentre outros.
 Apostando  na relevância científica da cooperação, as empresas  Google, IBM,

 HP, Sun, Microsoft, Nec, SGI e BNDES, patrocinam o evento.

Informações detalhadas estão no site  http://ccgrid07.lncc.br e contato direto pode ser feito com a Assessoria de Eventos do LNCC: (24)22336062 ou simone@lncc.br.

Rita Juliano
Assessoria de Relações Institucionais/Imprensa
LNCC-Laboratório Nacional de Computação Científica/MCT-Ministério da Ciência e Tecnologia
24 2233 6039


PARA SUA INFORMAÇÃO
O QUE É GRID COMPUTING:
Computação em grade (do inglês Grid Computing) é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos serão executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.
Uma nova infra-estrutura de computação distribuída foi proposta visando auxiliar atividades de pesquisa e desenvolvimento científico. Vários modelos desta infra-estrutura foram especificados, dentre elas, a Tecnologia em Grade, em analogia às redes elétricas se propõe em apresentar ao usuário como um computador virtual, mascarando toda a infra-estrutura distribuída, assim como a rede elétrica para uma pessoa que utiliza uma tomada sem saber como a energia chega a ela. Seu objetivo era casar tecnologias heterogêneas (e muitas vezes geograficamente dispersas) formando um sistema robusto, dinâmico e escalável onde se pudesse compartilhar processamento, espaço de armazenamento, dados, aplicações, dispositivos, entre outros.
Pesquisadores da área acreditam que a tecnologia de grades computacionais seja a evolução dos sistemas computacionais atuais, não sendo apenas um fenômeno tecnológico mas também social pois num futuro próximo reuniria recursos e pessoas de várias localidades, com várias atividades diferentes, numa mesma infra-estrutura possibilitando sua interação de uma forma antes impossível.

Compartilhe