sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Prêmio Iniciação Científica

sbmac

A SBMAC instituiu o prêmio Beatriz Neves para incentivar a participação de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica no âmbito de Matemática Aplicada e Computacional. Qualquer estudante que tenha realizado um trabalho nessa área pode submetê-lo para concorrer ao prêmio, que é concedido, anualmente, durante o CNMAC. O nome do prêmio é uma homenagem à Profa. Beatriz Neves (1935 – 1986), que atuou no Instituto de Matemática da UFRJ.

A edição 2024 destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral.

O prazo para a submissão de candidaturas estará aberto entre os dias 18 de dezembro de 2023 e 19 de abril de 2024.

Sobre a homenageada

Beatriz Neves

“Conheci Beatriz em 1954, como minha aluna no Curso de Matemática da saudosa Faculdade Nacional de Filosofia da extinta Universidade do Brasil. Naquele ano lecionava eu a disciplina Análise Matemática, seguindo o livro do Professor José Abdelhay: Curso de Análise Matemática – FNFi – 1950. Note-se que não se tratava de uma disciplina trivial para estudantes que vinham da escola média, mesmo daquela boa escola média que havia na época. Naquelas turmas encontrava-se, com frequência, excelentes alunos que além de Beatriz, posso lembrar, na mesma turma, da Isolda, do Arnaldo e do Normando. Os quatro concluíram o Curso de Matemática com as naturais dificuldades.

Concluindo sua graduação obteve bolsa de iniciação científica do CNPq, cujo valor meramente simbólico, atraia apenas aqueles com gosto pelos estudos. Como bolsista frequentou um curso no IMPA situado, na época, à Rua São Clemente – sobre o livro de Análise Complexa do Ahfors, por mim ministrado; saiu-se muito bem.

Supunha eu, continuaria seus estudos em busca de uma real formação matemática, quando regressando do CNPq, ao reencontrá-la tempos depois, surpreendi-me com a informação de que teria que parar de estudar pois necessitava afastar-se do Rio de Janeiro. Tratava-se, de fato, de uma impossibilidade, de uma imposição de seu plano de vida. Abandonou o que vinha fazendo com sucesso. Deste dia em diante, perdi-a de vista.

No decorrer de 1969, Beatriz procurou-me na Rua Luiz de Camões – no IMPA – onde, então, eu trabalhava. Tendo retornado aos estudos havia alguns anos sob a orientação do Professor Constantino Menezes de Barros da Universidade Federal Fluminense, pretendia fazer a pós-graduação no IMPA, tendo obtido para isso uma bolsa no CNPq. Desejava que eu a orientasse. Conhecendo seu potencial intelectual, aceitei.

Pouco depois, imperioso foi que eu me afastasse do IMPA. No entanto ela permaneceu naquela instituição, onde concluiu seu Mestrado em 1970.
Novamente perdi Beatriz de vista, uma vez que saindo do IMPA, fui trabalhar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e, posteriormente no Instituto de Matemática da UFRJ.

Em 1972, obtive uma bolsa de estudos do Governo Francês para estagiar na Universidade de Paris VI, trabalhando com o Professor Jacques Louis Lions. Casualmente encontrei Beatriz, que estava em Paris, estudando sob a orientação da Professora Libermann, por indicação do Professor Constantino. Devido a divergências com o orientador, resolveu retornar ao Brasil mesmo sem ter completado seus estudos ao nível de doutorado.

Naquela época, iniciava-se uma pós-graduação no IMURJ, com origens na COPPE, organizada pelo Professor Guilherme De La Penha. Consultei-lhe, bem como ao Professor Constantino, sobre a possibilidade de levá-la para o IMURJ, como minha aluna de doutorado. Após a concordância de ambos, fiz a proposta , tendo sido aceita. Assim, foi Beatriz admitida na Pós-Graduação do IM-UFRJ. Deste modo como aluna do IMURJ, cursou as disciplinas e fez o seu exame de qualificação em tempo normal, restando apenas o trabalho que conduziria à tese de doutorado.

Em 1975 participei de uma reunião em Trieste na Itália, denominada “On Mathematical and Numerical Methods on Fluid Dynamic”, quando tive oportunidade de ouvir várias exposições do Professor T. Brooke Benjamin sobre mecânica dos fluidos, particularmente, sobre um modelo matemático de ondas unidimensionais, que substituia o de Kortewaq de Uries. Tivemos oportunidade de conversar várias vezes sobre o tratamento matemático do modelo, o que continuei a fazer quando retornei ao Rio. Sobre este modelo, concluí com G.Perla Menzala uma primeira informação publicada em SIAM J. of Mathematical Analysis, Vol.8, no 5, 1977 e com M.Milla Miranda J. of Mathematical Analysis and App. Vol. 59, July 1977. A unificação dos resultados foi feita por Beatriz, comunicada em C.R.A.Sc. de Paris 1975, Science du 16 juin, sob o título, “Sur un probléme non lineaire d’Evolution”, que constituiu sua tese de doutoramento no IM-UFRJ. Este resultado foi melhorado, tendo ela feito conferências em Roma, na Itália e no Seminário Brasileiro de Análise, em São Paulo. Os resultados mencionados aparecem comentados na bibliografia de R.W.Carrol – R.E.Schowalter. Singular Degenerate Cauchy Problems – Academic Press N.Y. 1976.

Anteriormente trabalhávamos juntamente com ela na regularidade de soluções fracas para equações hiperbólicas não lineares em domínios não cilíndricos. Os resultados foram publicados em Atas da Reunião de Análise Funcional – Campinas 1973, editado por Djairo G. Figueiredo, na Marcel Decker Ed. Há um resultado seu sobre comportamento assintótico de um problema não linear publicado nas Atas do Seminário Brasileiro de Análise.

Estes são apenas alguns flashes de um período que tive estreitas ligações profissionais com Beatriz e representam uma mostra de conclusões positivas que alcançou.

Mais tarde, instada para participar da administração do IM-UFRJ, sentiu-se atraída pela idéia e veio a ocupar várias posições na direção do IM. Sempre procurava retornar ao trabalho de investigação científica, porém, sem o tempo necessário para tal.

Provavelmente, alguns poderão pensar que perdeu a direção de sua verdadeira vocação – o estudo. Mas “em todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas; serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada”, como diz Vinícius, seu poeta predileto.

Ao completar esta crônica de saudade sobre Beatriz, sei que dado o seu espírito desprendido, alegre e sentimental, provavelmente gostaria que em troca do que foi dito eu lhe oferecesse um canto e flores. O canto não posso oferecer pois não sei fazê-lo. Quanto às flores, peço-lhe perdão por não me ter sido possível levá-las no adeus final de sua despedida”.

— Luis Adauto Medeiros

Vencedores

2023

1° Lugar

Rener de Souza Oliveira
EMAp/FGV
A survey on fully homomorphic encryption with statistical applications
Orientador: Rodrigo dos Santos Targino

2° Lugar

Vinicius Jameli Cabrera
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Primal-dual interior point algorithm for the fluence map optimization problem
Orientador: Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira

3° Lugar

Guilherme Corrêa Teixeira
UNESP
Algoritmo genético para otimizar escolhas de feixes e fluência de dose no planejamento de tratamento com radiação
Orientadoras: Daniela Renata Cantane, Juliana Campos de Freitas

2022

1º Lugar

Fernando José Monteiro de Araújo
Universidade Federal de Santa Maria
QUANTILE REGRESSION AND TIME SERIES MODELS BASED ON THE BURR XII DISTRIBUTION

Orientadora: Renata Rojas Guerra
Co-orientador: Fernando Arturo Peña-Ramírez

2º Lugar

Gabriel Rodrigues Silva Grillo
Universidade Estadual de Campinas
Métodos de primeira ordem acelerados e buscas adaptativas para minimização suave

Orientadora: Sandra Augusta Santos

3º Lugar

Lucas Machado Moschen
Fundação Getúlio Vargas
Prevalence estimation and binary regression methods for respondent-driven sampling with outcome uncertainty

Orientador: Luiz Max Carvalho

2021

1º Lugar

Andrês Rodrigues Oliveira
Universidade Estadual de Campinas
Algoritmo de Grover Aplicado ao Problema de Geometria das Distâncias Moleculares

Orientador: Carlile Lavor

2º Lugar

Dayara Pereira Basso
Universidade Estadual Paulista – Rosana
Desenvolvimento de uma Metodologia Não-Supervisionada de Inpainting Digital para Tratamento de Oclusões em Imagens Urbanas

Orientador: Wallace Correa de Oliveira Casaca

3º Lugar

Alexandre Suzuki
Universidade Federal de Uberlândia
Zeros de Polinômios Ortogonais Clássicos Discretos

Orientador: Fernando Rodrigo Rafaeli
Co-orientador: Kenier Castillo

2019

1º Lugar

Lucas Wagner Monteiro Paes
Universidade Federal Fluminense
Um novo modelo matemático estocástico para a geração do jitter na produção da fala

Orientador: Edson Luiz Cataldo Ferreira (UFF)

2º. Lugar

João Vitor De Oliveira Silva
Universidade Federal de Rio de Janeiro
Generalized Eigenvalue Problems In Linear Hydrodynamic Stability

Orientadores: Juliana Vianna Valério e João Antônio Recio da Paixão (UFRJ)

3º. Lugar

Eduarda Tatiane Caetano Chagas
Universidade Federal de Alagoas
Teoria da Informação e Estatística Computacional no Processamento e Análise de Sinais – Uma ferramenta para Análise de Séries Temporais

Orientador: Alejandro Cesar Frery Orgambide (UFAL)

2018

1º Lugar

Michel Antonio Tosin Caldas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Matemática
Modelagem e simulação da dinâmica do Zika vírus

Orientador: Americo Barbosa da Cunha Junior (IME-UERJ)

2º. Lugar

Gustavo Henrique Tomanik
Universidade Estadual Paulista
Caracterização e Análise de Séries Temporais Fisiológicas com o uso de Redes Complexas

Orientador: Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo (Instituto de Biociências – UNESP – Botucatu)

2º Lugar

Henrique Koji Miyamoto
Universidade Estadual de Campinas – Engenharia Elétrica
Construção de códigos esféricos usando a fibração de Hopf

Orientadora: Sueli I. R. Costa (IMECC-UNICAMP)
Co-orientador: Henrique N. Sá Earp (IMECC-UNICAMP)

3º. Lugar

Rafael de Lima Sterza
Universidade Estadual Paulista – Matemática
Solução Numérica de Equações Elípticas via Método de Diferenças Finitas Compactas

Orientadora: Analice Costacurta Brandi (FCT-UNESP)

2017

1º. Lugar

Carla Florentino Schueler
Universidade Federal Fluminense – UFF
Desenvolvimento de um sistema de verificação de locutor, usando Modelos Ocultos de Markov, unindo a técnica MFCC com parâmetros extraídos do sinal glotal

Orientador: Edson Luiz Cataldo Ferreira

2º. Lugar

Israel Loureiro Cavalcante Vasconcelos
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Monitoramento ambiental utilizando redes de sensores sem fio tolerantes a atrasos

Orientador: Andre Luiz Lins Aquino

3º. Lugar

Thales Coelho Leite Fava
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Reengenharia de um sistema propulsivo hipersônico tipo scramjet a metano

Orientador: Helcio Francisco Villa Nova

2016

1º. Lugar

Willian Carlos Lesinhovski
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Matemática
Uma análise qualitativa de um método gradient baseado em tensores para imagens coloridas

Orientador: Fabio Antonio Dorini
Co-orientadora: Leyza Baldo Dorini

2º. Lugar

Emerson Joarez da Silva
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – Engenharia Computacional
Construção de Modelos otimizados de árvores arteriais controlando a assimetria das bifurcações

Orientador: Rafael Alves Bonfim de Queiroz

3º. Lugar

Raíza dos Santos Oliveira
Universidade Federal de Pernambuco – UFPe – Estatística
Processamento estatístico de imagens por transformadas discretas

Orientadores: Renato J. Cintra e Fábio M. Bayer

2014

1º. Lugar

Anna Claudia Mello de Resende
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC
Modelagem e Simulação de Problemas de Crescimento Tumoral

Orientadora: Profa. Dra. Regina Célia Cerqueira de Almeida

2º. Lugar

Marlon Sproesser Mathias
Aeroacústica de Emparelhamento de Vórtices em Esteiras Assimétricas

Orientador: Prof. Dr. Marcello Augusto Faraco de Medeiros

3º. Lugar

Lucas Campanari Simplício Dos Santos
Controle e Sincronização em Redes Neurais Oscilatórias e a Codificação de Informações Dinâmicas

Orientador: Prof. Dr. Elbert E. N. Macau

2012

1º. Lugar

Luiz Eduardo Queiroz
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Engenharia Mecânica
Utilização de uma formulação do método dos volumes finitos não-linear para a simulação de escoamentos bifásicos em meios porosos anisotrópicos

Orientadores: Darlan Karlo Carvalho e Paulo Roberto Lyra

2º. Lugar

Rafael Cano
Universidade de Campinas – UNICAMP – Computação
Otimização de mapas de símbolos proporcionais com uma heurística GRASP

Orientadores: Cid Souza e Pedro Rezende

3º. Lugar

Fábio Matsunaga

Universidade Estadual de Londrina – UEL – Computação
Simulação de crescimento e desenvolvimento de erva-mate em três dimensões através de um modelo computacional

Orientadores: Jacques Brancher e Miroslava Rakocevic

2010

1º. Lugar

Kin Kunihiro Minato
Instituto Militar de Engenharia – Engenharia Mecânica e de Armamento
Estudo do Método dos Elementos Finitos-Discretos Combinados

Orientador: Marcello Goulart Teixeira

2º. Lugar

Camila Gonçalves Costa
Universidade Estadual Paulista – UNESP – Matemática
Uma Proposta de Discretização para a Equação do Cabo Inextensível

Orientador: Messias Meneguette Junior

3º. Lugar

Matheus Souza
Universidade de Campinas – UNICAMP – Engenharia de Computação
Quadrados Mínimos não Lineares e Aplicações em Deformação de Objetos 2D

Orientadora: Maria Aparecida Diniz-Ehrhardtz

2009

1º. Lugar

Antonio Carlos de A. C. Junior
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada
Conexões entre códigos corretores de erros

Orientadora: Sueli Irene Rodrigues Costa

2º. Lugar

Pedro Costa Nucci
Universidade Federal Fluminense – UFF – Ciência da Computação
Heurísticas para o Problema Molecular de Geometria de Distância aplicado a Proteínas

Orientadora: Loana T. Nogueira

3º. Lugar

Igor Machado Coelho
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – Computação
Parallel Iterated Local Search aplicado ao Planejamento Operacional de Lavra

Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza
Co-orientador: David Menotti

3º. Lugar

Sabir Ribas
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – Computação
Parallel Iterated Local Search aplicado ao Planejamento Operacional de Lavra

Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza
Co-orientador: David Menotti

2008

1º. Lugar

Marlúcio Barbosa
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ – Graduação em Matemática Aplicada e Computacional
Computação Gráfica: Uma Aplicação na Educação e na Engenharia

Orientador: Prof. Carlos Andres Reyna Vera-Tudela

2º. Lugar

Leonardo Koller Sacht
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Graduação em Matemática e Computação Científica
Matrizes de Pascal – Aspectos Teóricos e Computacionais

Orientador: Prof. Licio Hernanes Bezerra

3º. Lugar

Daniel Madaschi Piccoli
Instituto Militar de Engenharia – IME – Graduação em Engenharia de Computação
Um Algoritmo de Esteganografia Adaptativo

Orientador: Prof. Bruno Eduardo Madeira

2007

1º Lugar

Thiago Alves de Queiroz
Universidade Federal de Goiás – UFG/Campus Catalão
Comparação dos Métodos Numéricos Aplicados à Resolução das Equações Diferenciais da Teoria de Oscilações não-lineares

Orientador: Prof. Donald Mark Santee

2º Lugar

Grazione de Souza
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IPRJ/UERJ
Novos métodos lagrangeanos para leis de conservação hiperbólicas

Orientador: Prof. Luis Felipe Feres Pereira

3º Lugar

Wallace Correa de Oliveira Casaca
Universidade Estadual Paulista/Campus São José do Rio Preto
Modelos Matemáticos para o Retoque Digital de Imagens via Equações Diferenciais Parciais Difusivas não-lineares.

Orientador: Prof. Maurilio Boaventura

Menção Honrosa

Rodrigo Sartorelo Salemi Viana
Universidade Estadual Paulista-Instituto de Biociências/Campus Botucatu – Física Médica
A importância da Programação Linear na Criação de Planos Ótimos de Tratamento de Câncer por Radioterapia

Orientadora: Prof. Helenice de Oliveira Florentino

Menção Honrosa

Thiago Resek Fabri dos Anjos
Universidade de Campinas – UNICAMP
Tomografia de Processo Quântico

Orientador: Prof. Carlile Campos Lavor

2006

1º Lugar

Thiago Alves de Queiroz
Universidade Federal de Goiás – UFG/Campus Catalão
Comparação dos Métodos Numéricos Aplicados à Resolução das Equações Diferenciais da Teoria de Oscilações não-lineares

Orientador: Prof. Donald Mark Santee

2º Lugar

Grazione de Souza
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IPRJ/UERJ
Novos métodos lagrangeanos para leis de conservação hiperbólicas

Orientador: Prof. Luis Felipe Feres Pereira

3º Lugar

Wallace Correa de Oliveira Casaca
Universidade Estadual Paulista/Campus São José do Rio Preto
Modelos Matemáticos para o Retoque Digital de Imagens via Equações Diferenciais Parciais Difusivas não-lineares.

Orientador: Prof. Maurilio Boaventura

Menção Honrosa

Rodrigo Sartorelo Salemi Viana
Universidade Estadual Paulista-Instituto de Biociências/Campus Botucatu – Física Médica
A importância da Programação Linear na Criação de Planos Ótimos de Tratamento de Câncer por Radioterapia

Orientadora: Prof. Helenice de Oliveira Florentino

Menção Honrosa

Thiago Resek Fabri dos Anjos
Universidade de Campinas – UNICAMP
Tomografia de Processo Quântico

Orientador: Prof. Carlile Campos Lavor

2005

1º Lugar

André Vinícius dos Santos
Universidade Católica de Pelotas – Ciência da Computação
Modelos de Markov Baseados em Intervalos

Orientadora: Profa. Graçaliz Pereira Dimuro e Prof. Luciano Vitoria Barboza

2º Lugar

Daniel Magalhães Moura Neto
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Histerese na Permeabilidade Relativa para o Armazenamento de Gás em Aqüífero

Orientador: Prof. Christian E. Schaerer

3º Lugar

Lucas Nicolato Epitácio Pereira
Universidade Federal Fluminense
Modelagem Matemática da Produção da Voz e sua Aplicação à Síntese Articulatória

Orientador: Prof. Edson Luiz Cataldo Ferreira

Menção Honrosa

Raquel de Montalvão Cabral
Universidade Federal Fluminense
Dinâmica da Infecção por HIV: Modelos Elementares com Ênfase na Aplicação de Sistemas Dinâmicos à Evolução e Controle da Virose

Orientadores: Prof. Máx Oliveira de Souza e Prof. Luiz Antonio Botelho Andrade

Menção Honrosa

Roberto Guerra Filho
Universidade Federal de Santa Maria
Filtragem Adaptativa de Eletrocardiogramas e Reconhecimento de Complexos QRSs em Sinais Cardíacos Usando Transformada Wavelet Ortogonal

Orientadora: Profa. Alice de Jesus Kozakevicius

2004

1º Lugar

Marcelo Teixeira Gomez e Guilherme Schirmer de Souza
Instituto Militar de Engenharia
Utilização do Algoritmo de Traçado de Raios na

Orientador: Prof. Bruno Madeira

2º Lugar

Daniel G. E. Trovó
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Sobre o Desenvolvimento e Avaliação dos Métodos Seqüencial

Orientador: Prof. J. M. Balthazar

Menção Honrosa

Larissa Oliveira Xavier
Universidade de Campinas – UNICAMP
Estudo de Desempenho de Métodos para Minimização

Orientadora: Profa. Sandra Augusta Santos

Menção Honrosa

Momoe Sakamori
Universidade de Campinas – UNICAMP
Otimização Irrestrita: Direções de Descida e Controle de Passo

Orientadora: Profa. Marcia A. Gomes Ruggiero

2003

1º Lugar

Juliana Cervelati
Universidade de Campinas – IMECC
Funções Invexas Diferenciáveis e o Teorema de Karush-Kuhn-Tucker

Orientador: Prof. Marko A. Rojas-Medar

2º Lugar

Pedro Henrique de Almeida Konzen
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Metodologias limpas para o controle de qualidade de medicamentos e alimentos empregando meta-heurísticas

Orientador: Prof. João Carlos Furtado

3º Lugar

Gleifer Vaz Alvez
Universidade Católica de Pelotas – Ciência da Computação
Utilizando Programação com Mônadas na Construção de um Provador de Teoremas Interativo

Orientador: Prof. Antônio Carlos da Rocha Costa e Graçaliz Pereira Dimuro

2002

1º Lugar

Adriana Neves dos Reis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Tumor Growth Modeling: The Interplay Between Cell Adhesion and Environment Rigidity in the Morphology of a Tumor

Orientador: Prof. José Carlos Merino Mombach e Prof. Marcelo Walter

2º Lugar

Caio Rodrigo Neumann Pereira
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Solução Numérica de Equações Diferenciais via Interpolação Polinomial em Domínios Mapeados

Orientador: Prof. Bruno Alexandre Soares da Costa

3º Lugar

Ebenézer Rangel Botelho
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Informática
Visualizando a Hiperesfera

Orientador: Prof. Marco A. P. Cabral

2001

1º Lugar

Adolfo Guilherme Silva Correia
Instituto Militar de Engenharia
Vetorização e Estratégias Numéricas na Resolução das Equações de Águas Rasas via MATLAB

Orientador: Prof. André Nachbin

1º Lugar

Tania Vieira de Vasconcelos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO
Um Quebra-Cabeça para o Retângulo

Orientador: Prof. Carlos Tomei

3º Lugar

Leonardo Trivellato Rolla
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Estudo do Comportamento Assintótico de Soluções da Equação do Calor com Coeficiente de Difusão Periódico Através do Método do Grupo de Renormalização Numérico

Orientador: Prof. Gastão A. Braga

Menção Honrosa

Fabrício Brandão Pereira de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Identificação de Propriedades Materiais

Orientador: Prof. Eduardo Alberto Fancello e Eduardo Souza de Cursi

2000

1º Lugar

Cláudio Antônio da Silva
UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Engenharia de Computação
Detecção Automática de Contornos com Geração de Superfícies em Dados Volumétricos

Orientador: Roberto de Beauclair Seixas

1999

2º Lugar

Fabrício Brandão Pereira de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina – Engenharia Mecânica
Otimização Topológica de Placas Finas

Orientadores: Eduardo Alberto Fancello e Antonio André Novotny

3º Lugar

Milton Kist
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Licenciatura em Matemática
Densidade e Imersões Compactas em Espaços de Sobolev x Regularidade na Fronteira

Orientador: Prof. Ruy Coimbra Charão

1998

1º Lugar

Anibal Tavares de Azevedo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Matemática Aplicada e Computacional
Diagnóstico de Câncer de Mama através de Programação Linear

Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Moretti

2º Lugar

Fabrício Silveira Chaves
Universidade Federal de São João del-Rei (DMATE-FUNREI)
Infinitas Leis de Conservação de um Sistema de Equações Tipo Kdv

3º Lugar

Manuela Longoni de Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
O uso de Coordenadas Generalizadas no Cálculo do Escoamento Sobre um Perfil Aerodinâmico

1996

3º Lugar

Antonio André Novotny
Universidade Federal de Santa Catarina – Engenharia Mecânica
Análise de Flexão de Placas de Reissner-Mindlin Utilizando as Versões h, p e hp Adaptativas do Método dos Elementos Finitos

Orientador: Eduardo Alberto Fancello

1995

1º Lugar

Antonio André Novotny
Universidade Federal de Santa Catarina – Engenharia Mecânica
Análise de Flexão de Placas de Reissner-Mindlin Utilizando a Versão p Adaptativas do Método dos Elementos Finitos

Orientador: Eduardo Alberto Fancello

2º Lugar

Ronald C. Thompson
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio – Engenharia
Códigos Corretores de Erros

Orientador: Prof. Marcos Craizer

3º Lugar

Li Kuan Ching
Universidade de São Paulo – Engenharia Eletrônica
Sistema de Simulação Mult: uma breve introdução e aplicações

Orientadora: Líria Matsumoto Sato

Compartilhe