sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Prêmio Pós-Graduação

sbmac

A concessão do prêmio de pós-graduação da SBMAC foi iniciada no XXV CNMAC, realizado em 2002. Este prêmio, nas categorias de Doutorado e Mestrado, passou então a ser concedido anualmente à melhor tese de Doutorado e à melhor dissertação de Mestrado submetidas à Comissão Julgadora indicada pela SBMAC.

Periodicamente, a SBMAC presta homenagem a pessoas que deram uma contribuição significativa para SBMAC com a nomeação deste prêmio. A primeira pessoa homenageada foi o Prof. Paulo Jorge S. Paes Leme (1948 – 1996), em 2002. O Prof. Paulo Jorge atuou na PUC-RJ e no IPRJ/UERJ, e foi Presidente da SBMAC no biênio 1985 – 1987. O Prof. Guilherme Maurício Souza Marcos de la Penha (1942 – 1996) foi homenageado de 2003 a 2005. Entre 2006 e 2021, a SBMAC prestou homenagem ao Prof. Odelar Leite Linhares (1924 – 2004). O Prof. Odelar teve sua vida acadêmica construída em instituições tais como ITA, Unicamp, ICMC-USP, UFSCar e IBILCE-UNESP. Além de ser sócio-fundador da SBMAC, o Prof. Odelar foi seu primeiro presidente no biênio 1979 – 1981.

A partir de 2022, a SBMAC homenageia os professores Marco Antônio Raupp (prêmio de doutorado) e Clóvis Caesar Gonzaga (prêmio de mestrado).

A edição 2024 destina-se a trabalhos concluídos no período de 1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024 que satisfaçam as exigências previstas no Regulamento Geral.

O prazo para a submissão de candidaturas estará aberto entre os dias 18 de dezembro de 2023 e 19 de abril de 2024.

Sobre os homenageados

Paulo Jorge Serpa Paes Leme

Recordando o Cientista e Amigo PJ

Em 24 de setembro, faz um ano que Paulo Jorge Serpa Paes Leme, Pesquisador-docente Titular da UERJ, lotado no Instituto Politécnico, morreu depois de doze anos de luta feroz contra um câncer.

Paulo Jorge, ou simplesmente PJ (leia-se pejóta), como era carinhosamente chamado por seus amigos e colegas, nasceu em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, onde cresceu e viveu a maior parte de sua vida.

PJ era um cientista e um líder. Sempre conseguia aglutinar as pessoas em torno de projetos comuns.

Seus interesses acadêmicos principais, as aplicações e desenvolvimentos da matemática, começaram muito cedo na sua carreira. Ele recebeu os graus de Bacharel em Matemática e em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Após ter completado seu Mestrado em Matemática, sob a orientação do físico-matemático Dr. Michel O´Carroll, prosseguiu seus estudos em uma das mais conceitudas escolas de Matemática Aplicada dos Estados Unidos, o Courant Institute of Mathematical Sciences. Lá, sob a orientação do afamado matemático Dr. James Glimm, defendeu, em 1977, a tese intitulada “Ornstei-Zernike and Analyticity Properties for Classical Lattice Spin Systems”.

Inicialmente, os interesses científicos do PJ foram a Mecânica Estatística, depois concentraram-se na teoria matemática das leis de conservação hiperbólicas. Mais tarde, focalizou sua atenção em Escoamentos Multifásicos em Meios Porosos (EMMP). Seu entusiasmo por essa área era tamanha que acabou atraindo para ela vários estudantes e colegas, entre os quais me incluo.

PJ adorava trabalhar, e em especial, “trabalhar cientificamente”, como costumava falar. O envolvimento com administração veio tão somente para viabilizar o ambiente que ele vislumbrava como o correto para o trabalho acadêmico moderno. Era uma pessoa extremamente positiva, olhando sempre em direção ao futuro, e não se deixava abater facilmente. Deve ser recordado também por esse ângulo.

Falarei, muito resumidamente, sobre a área científica que o deleitava, escoamentos multifásicos em meios porosos (EMMP), e tentarei mostrar um pouco da sua beleza.

Uma maneira simples de o fazer é entender o significado de cada uma das palavras e conhecer algumas aplicações. Comecemos pelo final. Primeiro, meio poroso é um meio contínuo todo furadinho. Como exemplo de meios porosos temos a pedra pomes, que é rígida, temos as esponjas, que são deformáveis, e temos também os montes de areia. Troncos de árvores e determinados tecidos orgânicos fornecem outros exemplos de meios porosos. Multifásico significa várias fases, que podem ser da mesma substância ou não. Como exemplo, temos a junção de azeite e vinagre, ou de gelo e água. Escoamento é movimento de matéria.

Concatenando tudo isso, concluimos facilmente que, ao temperar um bolinho de bacalhau com azeite e algumas gotas de limão, estamos perante um escoamento multifásico em um meio poroso.

Extração de petróleo de um reservatório reduz-se exatamente a isto. Tipicamente, o meio poroso não é rígido, há três fases, uma fase aquosa, uma fase oleosa e uma fase gasosa (óleo no estado gasoso). Mas não é só a Indústria do Petróleo que tem interesse nessa área. A difusão de medicamentos em tecidos orgânicos também pode ser vista como um caso particular de EMMP. Uma outra área de aplicação, e que atualmente tem tido um grande interese por suas consequências ambientais, é o estudo da contaminação de lençóis subterrâneos de água, que entram em contacto com repositórios de rejeitos nucleares através de vazamentos destes. Secagem de madeira, de remédios, de papel e de tecidos, de frutas, tudo isto são exemplos de processos envolvendo EMMP.

Refletindo um pouco, logo se vê que o estudo de EMMP é da mais alta relevância devido a sua imensa aplicabilidade, e conclui-se também que são fenômenos extremamente ricos de detalhes e de desafios ao intelecto. Isto explica também o interesse e o entusiasmo do PJ em trabalhar nesta área.

Contudo, é relevante aqui realçar que, das quatro áreas de aplicação de escoamentos multifásicos em meios porosos citadas acima, PJ fez contribuições em todas elas à exceção da última.

PJ orientou sete alunos de mestrado e cinco teses de doutorado (alguns em co-orientação).

Foi Presidente da SBMAC, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, no biênio 1985-1987.

Uma de suas maiores realizações foi, sem dúvida, a criação do Instituto Politécnico da UERJ e do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional, um programa multidisciplinar com características inéditas no Brasil. Ele já havia participado da montagem de um programa de natureza análoga, na PUC-Rio, que teve grande sucesso, tendo sido o primeiro programa de Matemática Aplicada do Brasil. Este programa formou vários pesquisadores, mas, por uma série de dificuldades, principalmente, administrativas, acabou desaparecendo. Foi no Institituto Politécnico que ele pode exercer toda a sua visão privilegiada sobre a estruturação de um Instituto na área tecnológica, multidisciplinar e não-departamentalizado, com uma proposta inovadora para a organização moderna do ensino e da pesquisa, capaz de vencer os novos desafios da ciência e da tecnologia neste final de milênio.

Ele permanece entre nós através da sua filha Letícia, da sua esposa Mônica, e dos muitos amigos que fez na comunidade dos matemáticos aplicados.

— Prof. Francisco Duarte Moura Neto, do IPRJ-UERJ
na ocasião da comemoração dos 30 anos do Departamento de Matemática da PUC-RJ, em 1997

Guilherme de la Penha

De La Penha (1942-1996) graduou-se em 1964 na PUC-RJ, obtendo o grau de Mestre pela mesma escola.

Recebeu bolsas da CAPES, CNPq e Conselho Britânico. Foi aluno do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge na Inglaterra (1965-1966). Transferiu-se em 1966 para a Universidade de Houston onde completou seu Doutorado em Engenharia Mecânica. Em 1968 fez o pós doutorado no Departamento de Matemática da Universidade Carnegie Mellon, Pittsburgh, USA, onde teve oportunidade de trabalhar com G. Trusdell e M. Gurtin, entre outros. Daí seu interesse por Mecânica dos Meios Contínuos, parte da Física Matemática que procurou desenvolver ao retornar ao Brasil em 1969 como professor da COPPE. Nesta ocasião organizou seminários sobre vários aspectos da Física Matemática, tendo orientado dois alunos que concluiram o Mestrado na COPPE. Após a conclusão do Mestrado, estes alunos foram, por De La Penha, encaminhados ao exterior, onde concluiram seus doutorados e, retornando ao Brasil, ocupam posições destacadas em nossas universidades. Na época em que trabalhou na COPPE organizou o Programa de Engenharia Matemática, no qual vários alunos se engajaram.

Tendo sido nomeado Diretor Pró Tempore do Instituto de Matemática da UFRJ em 1971, trouxe consigo o Programa de Engenharia Matemática com seus professores e alunos, iniciando o Curso de Pós Graduação no IM-UFRJ, aos níveis de Mestrado e Doutorado, evoluindo para a atual situação do Instituto que, na época, atravessava período difícil por falta de planejamento. Esta unidade da UFRJ representava a fusão de todos os Departamentos de Matemática das Escolas e Faculdades da Universidade do Brasil. Assim, a criação da Pós Graduação por De La Penha colocou o Instituto no caminho do ensino em nível universitário associado à pesquisa básica. Reconhecido pelo CNPq, possibilitou o financiamento pela FINEP. Foram alocadas bolsas de Pós Graduação da CAPES, do CNPq e FINEP.

Aos 11 de janeiro de 1973 foi nomeado, por decreto do Presidente da Republica, Diretor do IM-UFRJ para um mandato de 04 anos.Durante este período participou ativamente da organização de um congresso internacional sobre Mecânica do Contínuo e Equações Diferenciais Parciais, realizado em agosto de 1977 no Instituto. Este evento contou com a participação de reconhecidos pesquisadores das duas àreas. As conferências e mini cursos desta reunião científica foram publicadas sob o título: “Contemporary Developments in Continuum Mechanics and Partial Differential Equations”- North-Holland, Math. Studies, Vol.30, 1977, Amsterdan, contendo 612 páginas. Foi comentado nos periódicos: Journal of Fluid Mechanics Vol.98, 1980 e Mathematical Reviews, Vol.18a, 1980.Este simpósio foi um marco significativo na evolução da instituição. Equipes de pesquisa foram fortalecidas e hoje, bem robustas, desempenham papel fundamental no ensino e na pesquisa básica bem como na administração do IM.

A pós graduação do IM foi credenciada pelo Conselho Federal de Educação em sua reunião de 09 de abril de 1976. O credenciamento foi para o Mestrado em Matemática Pura e Aplicada e para o Doutorado em Matemática. Este acontecimento deixou De La Penha muito satisfeito a ponto de me oferecer um livro com a dedicatória:”Ao L.A. pela contribuição que tornou possível o credenciamento de nossa P.G. assina G. De La Penha”.

Concluido seu mandato como diretor do Instituto, foi para o setor de Matemática da FINEP e daí assumiu várias outras posições de destaque na administração pública. Quando faleceu, ocupava a direção de Programas Espaciais da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Fica assim Guilherme , interrompida nossas conversas sobre d’Alembert, Euler e a primeira equação diferencial parcial . Você fez muito e eu continuarei “olhando os lírios do campo”.

— Luiz Adauto da Justa Medeiros
Teresópolis, fevereiro de 1996

Odelar Leite Linhares

Ao longo de sua vida acadêmica, construída em Instituições tais como ITA, Unicamp, ICMC-USP, UFSCar e IBILCE-UNESP, o Professor Odelar Leite Linhares sempre esteve atento cuidando da infra-estrutura física e de recursos humanos necessários ao bom funcionamento do ensino e pesquisa em Matemática Computacional e Ciências de Computação (suas meninas dos olhos), ao mesmo tempo em que observava os jovens promissores que, por várias razões, estiveram à sua volta. Foi assim que, por onde passou lançou sementes, que germinaram e produziram excelentes frutos, constituindo cursos consolidados e excelentes grupos de pesquisa, com profissionais de alto nível, atuantes e entusiasmados. Sempre teve a audácia de buscar o novo, mesmo que ainda não lapidado, mas acreditando, com segurança, que no futuro teria ali uma obra de arte. Seu histórico acadêmico e de vida mostra tudo isso, a cada passo, com uma coleção de sucessos, conquistados com muita luta, muito trabalho e muito entusiasmo. Foi criador dos melhores cursos de Bacharelado em Ciências de Computação do país, atuou na implantação de linhas de pesquisa e de programas de pós-graduação de excelência (exemplos marcantes são os programas do ICMC-USP e do IBILCE-UNESP), implantou o embrião do que hoje constitui o Museu de Computação do ICMC-USP, ajudou a consolidar, após sua aposentadoria definitiva junto à Universidade, a Cooperativa Educacional de São Carlos e sua escola Educativa, foi mentor de sociedades científicas, tal como a SBMAC, enfim, sempre caminhou e impulsionou a todos para seguir em frente. Esse jeito de ser e de atuar fez e ainda faz do Prof. Odelar um personagem impar na Matemática Computacional e nas Ciências de Computação brasileiras, um verdadeiro “Bandeirante” e descobridor (e incentivador) de jovens talentos. Todos que conviveram com o Prof. Odelar lembram-se bem do seu jeito humilde e de suas grandes realizações, construídas com competência e com a participação de todos, particularmente dos jovens, em quem ele sempre depositou muita confiança e não se decepcionou.”

— Marcos José Santana
Prof. Associado – ICMC-USP

Era um dia normal de cursinho como tantos outros com aulas de matemática e física e minha ânsia pelo vestibular se tornara desespero com a proximidade das provas. Era uma sexta-feira, um dia quente como os dias normais de São José do Rio Preto. Disseram que íamos ter uma palestra com um matemático da USP de São Carlos, sobre computação. Já imaginei um homem de terno, engomado, querendo vender que seu curso era o melhor, que íamos ter empregos, etc. No entanto, quem entra era um senhor todo sorridente, alegre e despojado, com uma voz calma e doce e olhar penetrante em cada um dos alunos. Parece que ele conseguia olhar todos os alunos ao mesmo tempo e de maneira sorridente. Era o professor Odelar Leite Linhares.

Não falou sobre seu curso, mas sobre a matemática, a computação, a beleza das fórmulas e como se traduziam em resultados palpáveis. Tinha um brilho nos olhos e parecia que realmente gostava do que fazia. No final, disse que tinha uma camiseta da faculdade dele para distribuir e que ia jogar ao alto. Quem pegasse tinha o compromisso de fazer matemática. Quando jogou a camiseta, ela veio direto no meu colo. E fiz o curso de matemática.

Entrei na Unesp de Rio Preto e no penúltimo ano tive aula com a professora Eliana que dava suas aulas de maneira alegre e sorridente e fazia os exercícios mais complicados parecerem tão simples que tínhamos vergonha das perguntas. Engraçado, me perguntei, já vi esse tipo de fisionomia antes, mas não recordava onde. Foi quando a Unesp resolveu criar o curso de computação e a professora Eliana me disse que o pai dela é quem ia ser o Coordenador e tocar o curso.

Quando o professor Odelar apareceu na faculdade, lembrei na hora da aula de cursinho de três anos antes e fiquei surpreso das peças que a vida prega na gente. Aquele mesmo homem que tinha me jogado um brinde era pai de uma das melhores professoras da faculdade, sobretudo amiga dos alunos e hoje uma grande amiga minha. Por isso o brilho dos olhos ao dar aula era reconhecido pelo meu cérebro como algo que já tinha visto antes.

A partir daquele ano sempre nos encontrávamos com o professor Odelar no corredor e posso garantir que não foram poucas, mas que nunca vi o professor sério ou cabisbaixo. Um homem sempre otimista, sempre alegre e sempre expositivo. Certa vez ele entrou no laboratório onde eu e meu orientador de iniciação cientifica estávamos discutindo sobre como programar para encontrar posições definidas de um satélite artificial em simulações numéricas. Ele ficou quieto olhando e sorrindo sobre nossa discussão. Foi quando o “Zelão” (prof. José Ruggiero) perguntou:“ Odelar, a sua grande matemática tem como ajudar um pobre físico como eu a ajudar esse desorientado?” Foi uma das mais belas, simples e objetiva apresentação que já vi. Ele pegou um lápis sem ponta, um rascunho do lixo e saiu descrevendo como colocar a função, como chamar a função no programa de computador e como chegar ao resultado. Ao final de tudo, olhei para a demonstração e perguntei a ele: “professor, mas esse não é o método de Newton- Raphson?” Ele sorriu e disse: “Isso, isso, isso, é o método de Newton sim!”. Olhei para o orientador, ele olhou para mim e demos muita risada. O professor Odelar poderia ter desfeito de nossa ignorância, poderia ter só falado sobre o método, poderia ter apenas citado algum livro, enfim poderia até ter saído do laboratório diante de solução tão simples. Mas não, fez questão de sentar e sem questionar nosso conhecimento, escrever o método inteiro de Newton-Raphson, e ainda como adaptá-lo ao nosso programa. Foi fantástico ver o quanto a ciência prepara a mente humana a tal ponto de chegarmos muito longe e transformar coisas difíceis em coisas tão fáceis. A única coisa que a ciência não ensina é ser como o professor Odelar, humilde e grande, simples e complexo, simpático e feliz ao ensinar matemática e computação.

Sou muito grato ao professor Odelar Leite Linhares e muito feliz por ter conhecido uma pessoa como ele, capaz de transformar alunos em professores.

— Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano
Ibmec São Paulo, ITA São José dos Campos

Clóvis Caesar Gonzaga

Clóvis Caesar Gonzaga nasceu em Lages, Santa Catarina em 06/09/1944. Foi um garoto intelectualizado que cresceu em Joinville. Sempre gostou de ler, percorrendo obras de Friedrich Nietzsche, Jorge Amado, Aldous Huxley, Carlos Zefiro e Albert Camus. Ainda jovem percebeu que sua carreira seria científica. Em 1967, concluiu Engenharia Eletrônica no ITA, em São José dos Campos,SP. Fez pós-graduação na COPPE-UFRJ. No mestrado, que concluiu em 1970, foi orientado por Jean-Paul Jacob e no doutorado, em 1973, por Nelson Ortegosa da Cunha. Em 1976, concluiu um pós-doutoramento na Universidade da California em Berkeley, nos Estados Unidos, sob supervisão de Elijah Polak. Foi professor da COPPE de 1970 a 1994. Em 1984, enquanto professor da COPPE foi convidado por Polak para substituí-lo em Berkeley. Foi um momento crucial na sua carreira. Naquele ano, Narendra Karmakar havia obtido um algoritmo para programação linear com complexidade O(n^{7/2} L). Clóvis trabalhou arduamente acreditando ser possível melhorar esse limite. No Natal de 1986, deprimido por não ter obtido sucesso, recebeu uma “fortune cookie” num restaurante chinês que dizia

“You will finally solve a difficult problem that means much to you”.

Clóvis, que não era nada supersticioso, retornou encorajado à mesa de trabalho e obteve, após alguns dias, um algoritmo com complexidade polinomial O(n^3 L). Este resultado, que revolucionou a área de otimização no Brasil e no mundo, foi publicado na SIAM Review em 1992 no artigo “Path-Following Methods for Linear Programming”. Além de ter passado por Berkeley entre 1985 e 1987, foi professor visitante no INRIA, na França, entre 1992 e 1993 e na Delft University of Technology, na Holanda entre 1993 e 1994. Aposentou-se no Departamento de Matemática da UFSC, onde trabalhou desde 1995.

Clóvis era um dos maiores especialistas do mundo na área de Otimização Contínua. Além de suas contribuições para o desenvolvimento de métodos de pontos interiores, também trabalhou com métodos de Lagrangiano aumentado, métodos de filtro para otimização com restrições e, mais recentemente, obteve resultados fundamentais sobre métodos acelerados para otimização convexa. Seu legado científico é marcado pela elegância de seus métodos e pela beleza de suas demonstrações, frutos de uma intuição geométrica ímpar. Ao longo de sua carreira, recebeu vários prêmios e distinções. Tornou-se membro da Academia Brasileira de Ciências em 1998; recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010; foi nomeado SIAM Fellow em 2009; IFORS Lecturer em 2013; e membro da TWAS – Academy of Sciences for the Developing World em 2014. Em 2000, foi premiado pelo ISI – Web of Science por ser autor do artigo matemático brasileiro mais citado na década de 1990 e, em 2013, recebeu o Prêmio Khachyian da INFORMS Optimization Society.

Além das importantes contribuições teóricas já referidas, Clóvis se orgulhava de ter criado algoritmos computacionais utilizados na área da otimização energética. Baseado na otimização em grafos, o programa que desenvolveu na década dos anos 1970, chamado TANIA, foi por muitos anos referência na Eletrobras para planejar a expansão da rede de transmissão elétrica no Brasil. Em 2017, retomou seu olhar para os problemas energéticos, participando do projeto LYNX relacionado à aplicação da otimização em problemas de planejamento hidrotérmico, com financiamento da Copel e em cooperação com a UFPR e Institutos Lactec.

Clóvis tinha um espírito extraordinário para ideias abstratas, de alto nível, e, simultaneamente, era consciente da realidade das pessoas e da vida. Essa ambivalência entre o mundo intelectual e o mundo “profano”, sempre presente, tornava sua personalidade única e fascinante. Militou em política em sua juventude, e se orientou mais à gastronomia no final da sua vida. Amante e grande conhecedor da música clássica e também do carnaval. Comparava um desfile no Sambódromo com uma noite na Ópera de Paris, mas assistindo a cinco ou seis óperas sucessivamente, uma por cada Escola de Samba. Fazia churrascos e “boeuf bourguignon” como ninguém. Tendo a matemática gravada no DNA, procurou erros lógicos na teoria psicanalítica de Jacques Lacan, e nas últimas semanas de vida, indagou conexões entre logaritmos e detecção da fraude bancária.

Com uma personalidade cativante e provocadora, inspirou gerações na comunidade de otimização contínua, tendo orientado dezenas de estudantes de doutorado e mestrado. O espírito universalista e a grandeza de Clóvis Gonzaga deixaram sua marca em muitos dos seus amigos e colegas.

— Claudia Sagastizábal, Elizabeth Wegener Karas e Geovani Nunes Grapiglia

Marco Antônio Raupp

O Dr. Raupp foi um dos incentivadores da autonomia política da matemática aplicada e computacional e da fundação de uma sociedade que congregasse a pesquisadores(as) da área. Esse incentivo deu origem à SBMAC. Sócio fundador da nossa Sociedade, ele atuou, de 1979 a 1981, na primeira Diretoria como Vice-Presidente. Ele foi Presidente da Sociedade de 1981 a 1985, Secretário-Geral de 1995 a 1997, e teve vários mandatos como Membro Titular do Conselho. Em 2012, o Dr. Raupp recebeu da SBMAC o título de sócio honorário, em reconhecimento às suas relevantes contribuições para a nossa comunidade.

Gaúcho de Cachoeira do Sul, graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve seu PhD em Matemática pela Universidade de Chicago. De volta ao Brasil, foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista do Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF) e professor associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP).

Na década de 70, no Rio de Janeiro, esteve à frente do Laboratório de Cálculo, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), trazendo jovens pesquisadores de várias áreas da Matemática Aplicada e das Engenharias para então criar o Laboratório Nacional de Computação Científica (na época LCC), fundado em 1980. Em 1985, foi para São José dos Campos, onde assumiu a Direção do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) até 1989. No INPE, ele coordenou ações que resultaram na consolidação da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), no Programa de satélites CBERS em cooperação com a China e na implantação do Laboratório de Integração e Teste de satélites (LIT) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPETEC). Voltou para o LNCC e foi Diretor de 2001 a 2006.

O Dr. Raupp atuou como Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, entre 2006 e 2011, sendo responsável pela implementação da estrutura que vem permitindo a implantação de projetos inovadores. Ocupou a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB) e foi Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2012 e 2014. Ele voltou a ocupar a direção do Parque Tecnológico, desde 2014 até julho de 2021. Ocupava uma cadeira de membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e ocupou a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2009 e 2011. Recebeu inúmeros títulos honoríficos, entre os quais a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco e a Medalha da Inconfidência.

Nossas mais sinceras condolências a sua família. Lamentamos muito pela passagem de uma das figuras mais emblemáticas da nossa comunidade e protagonista de tantas importantes contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico de nossa nação. Um exemplo a ser seguido.

Nota de pesar divulgada pela SBMAC em 24/07/2021

Vencedores

Clóvis Caesar Gonzaga e Marco Antônio Raupp (2022-2023)
2023
Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga (Mestrado)

1º Lugar

Henrique Koji Miyamoto
Universidade Estadual de Campinas
Geometria, Estatística e Aplicações a Comunicações e Aprendizado
Orientadora: Sueli Irene Rodrigues Costa

Menção honrosa

Rafael Ajudarte de Campos
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Aircraft routing under uncertainty via robust optimization
Orientador: Pedro Munari

Prêmio Marco Antônio Raupp (Doutorado)

1° Lugar

Fernando Cordeiro de Queiroz
ICMC- USP – São Carlos
Chaotic behaviour in diffusively coupled systems
Orientador: Prof. Dr. Tiago Pereira da Silva

Menção honrosa

Michele Martins Lopes
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Fractional calculus and fuzzy sets theory: a study with epidemiological models for COVID-19
Orientadores: Prof. Dr . Laécio Carvalho de Barros, Profa. Dra.  Francielle Santo Pedro Simões

2022
Prêmio Clóvis Caesar Gonzaga (Mestrado)

1º Lugar

Fabio Vinicius Góes Amaral
Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente
Data-driven mathematical models for assessing the COVID-19: SIRD- type equations

Orientadores: Cássio Machiaveli Oishi e Wallace Correa de Oliveira Casaca

 

Menção Honrosa

Gabriel Felipe Dalla Stella
Universidade Federal do Paraná
Adaptive trust-region and Riemannian gradient descent methods without
function evaluations

Orientador: Geovani Nunes Grapiglia

Prêmio Marco Antônio Raupp (Doutorado)

1º Lugar

Adriano Alves de Alcântara
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Análise e simulação numérica para três modelos de ondas com condições de fronteira do tipo Dirichlet, Acústica e Impenetrabilidade

Orientadores: Mauro Antonio Rincon e Haroldo Rodrigues Clark

 

Menção Honrosa

Vinícius Loti de Lima
Universidade Estadual de Campinas
Integer Programming Based Methods Applied to Cutting, Packing, and Scheduling

Orientadores: Flávio Keidi Miyazawa e Thiago Alves de Queiroz

Odelar Leite Linhares (2006-2021)
2021

1º Lugar (Doutorado)

Müller Moreira Souza Lopes
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Numerical methods applied to space magnetohydrodynamics for high performance computing

Orientadores: Margarete Oliveira Domingues e Odim Mendes Júnior

1º Lugar (Mestrado)

Larissa de Souza Martins
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Laboratório Nacional de Computação Científica
A Petrov-Galerkin Multiscale Hybrid-Mixed Method for the Darcy Equation on Polytopes

Orientador: Frédéric Gerard Christian Valentin

Menção Honrosa (Doutorado)

Johnny Moreira Gomes
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional
Universidade Federal de Juiz de Fora
Using delay differential equations in models of cardiac electrophysiology

Orientador: Rodrigo Weber dos Santos
Co-orientadores: Elizabeth Cherry e Marcelo Lobosco

Menção Honrosa (Mestrado)

Rômulo da Silva Marques
Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada
Universidade Estadual de Campinas
Um algoritmo polinomial para ordenação de vértices em grafos de proteínas

Orientador: Carlile Lavor

Prêmio de destaque da Comissão (Mestrado)

Felipe José Pinto Antunes
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática
Fundação Getúlio Vargas
Fish farming and malaria: A model of mosquito population control

Orientadora: Maria Soledad Aronna

Prêmios de destaque da Comissão (Doutorado)

Bruna Gregory Palm
Programa de Pós-Graduação em Estatística
Universidade Federal de Pernambuco
Detection and inferences in non-gaussian signals

José Ezequiel Soto Sánchez
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
On periodic tilings with regular polygons

Orientadora: Luiz Henrique de Figueiredo
Co-orientadora: Asla Medeiros e Sá

2019

1º. Lugar (Doutorado)

Daiana dos Santos Viana
IME – Universidade de São Paulo
Condições de otimalidade para otimização cônica

Orientador: Gabriel Haeser (IME-USP)

1º. Lugar (Mestrado)

Ciro Sobrinho Campolina Martins
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Fluid Dynamics on Logarithmic Lattices and Singularities of Euler Flow

Orientador: Alexei A. Mailybaev (IMPA)

Menção Honrosa (Doutorado)

Thomas Nogueira Vilches
Universidade Estadual Paulista – Botucatu
Mathematical Epidemiology in Complex Networks

Orientadora: Cláudia Pio Ferreira (UNESP)
Co-orientador: Carlos M. Castelo Branco Fortaleza (UNESP)

Menção Honrosa (Mestrado)

Hugo Leonardo França
Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente
Um método numérico para o tratamento de mudanças topológicas em escoamentos visco elásticos com superfície livre

Orientador: Cassio Machiaveli Oishi (UNESP)

2018

1º. Lugar (Doutorado)

Ana Luísa Carvalho Furtado
Universidade Federal Fluminense – Engenharia de Sistemas e Computação
Jogos Combinatórios em Grafos: Jogo Timber e Jogo de Coloração

Orientadora: Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (COPPE-UFRJ)
Co-orientador: Simone Dantas de Souza (IME-UFF)

1º. Lugar (Mestrado)

Michelle Bandarra Marques Costa
Fundação Getúlio Vargas – Escola de Matemática Aplicada – Mestrado em Modelagem Matemática
Ensaios em matemática aplicada: estimação e trajetórias bootstrap de oferta de sangue e estudo de desempenho de extensões do algoritmo de Programação Dinâmica Dual Estocástica

Orientador: Vincent Gérard Yannick Guigues (FGV/EMAP)

Menção Honrosa (Mestrado)

Damien Foiny
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Engenharia Mecânica
Coupled Systems in Mechanics: Fluid Structure Interactions

Orientador: Rubens Sampaio (PUC Rio)
Co-orientadora: Roberta de Queiroz Lima (PUC Rio)

Menção Honrosa (Doutorado)

Jonas Szutkoski
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Matemática Aplicada
Calculando Subcorpos de uma Extensão Finita e Separável e a Decomposição de Funções Racionais

Orientador: Vilmar Trevisan (UFRGS)
Co-orientador: Luiz Emilio Allem (UFRGS)

2017

1º. Lugar (Mestrado)

Bernardo Fonseca Nogueira
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Stochastic stability analysis of torsional and lateral vibrations of an oil drill-string

Orientador: Thiago Gamboa Ritto

Menção Honrosa (Doutorado)

Cinthia Gomes Lopes
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC
Síntese de Mecanismos Flexíveis com Restrição em Tensão e Otimização Topológica de Estruturas Sujeitas a Contato e Atrito

Orientador: Antônio André Novotny
Co-orientador: Jan Sokolowski (University of Lorraine – Nancy, France)

1º. Lugar (Doutorado)

Lucas Eduardo Azevedo Simões
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Técnicas Amostrais para Otimização Não Suave/Sampling Techniques for Nonsmooth Optimization

Orientadora: Sandra Augusta Santos
Co-orientador: Elias Salomão Helou Neto

Menção Honrosa (Mestrado)

Petra Maria Bartmeyer
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Uso de valores de Ritz para a troca de fase do precondicionador híbrido: uma aplicação do método de pontos interiores

Orientadora: Silvana Bocanegra
Co-orientador: Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira

2016

1º. Lugar (Mestrado)

Thiago Lopes Trugillo da Silveira
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Informática
Classificação de estágios do sono através da aplicação de transformada wavelet discreta sobre um único canal de eletroencefalograma

Orientadora: Alice de Jesus Kozakevicius
Co-orientador: Cesar Ramos Rodrigues

1º. Lugar (Doutorado)

Wallace Correa de Oliveira Casaca
Universidade de São Paulo – USP (São Carlos) – Ciências de Computação e Matemática Computacional
On the Graph Laplacian for Spectral Image Segmentation and Energy Minimization on Graphs

Orientador: Luis Gustavo Nonato
Co-orientador: Gabriel Taubin

Menção Honrosa (Mestrado)

Vitor de Andrade Coutinho
Universidade Federal de Pernambuco – UFPe – Engenharia Elétrica
Aproximações para a DCT via pruning com aplicações em codificação de imagem e vídeo

Orientador: Renato J. Cintra
Co-orientador: Ricardo M. Campello de Souza

Menção Honrosa (Doutorado)

Ernesto Augusto Bueno da Fonseca Lima
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC
Phase-Field Models of Tumor Growth with Angiogenesis

Orientadora: Regina Célia Cerqueira de Almeida
Co-orientador: John Tinsley Oden

2014

1º Lugar (Doutorado)

Pedro Augusto Munari Junior
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional
Aspectos Teóricos e computacionais para a melhoria do desempenho

Orientador: Prof. Dr. Marcos Nereu Arenales

1º Lugar (Mestrado)

Tomás Luís Guimarães Chor
Climatempo
Novas soluções analíticas para a equação não-linear de Boussinesq para águas subterrâneas

Orientador: Prof. Dr. Nelson Luís da Costa Dias

Menção Honrosa (Mestrado)

Phablo Fernando Soares Moura
Recoloração convexa de grafos: algoritmos e poliedros

Orientador: Prof. Dr. Yoshiko Wakabayashi

Menção Honrosa (Doutorado)

Italo Valença Mariotti Tasso
Universidade de São Paulo – USP – Ciências de Computação e Matemática Computacional
Simulação de Membranas Viscosas

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Carlos Buscaglia

2012

Menção Honrosa (Mestrado)

Eliseu Fritscher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Propriedades espectrais de um garfo

Orientador: Vilmar Trevisan

Mestrado

Marcelo Castilho Couto
Universidade de Campinas – UNICAMP
Um Algoritimo Exato para um Problema de Galeria de Arte

Orientadores: Cid C. de Souza e Pedro J. de Rezende

Menção Honrosa (Doutorado)

Welington Luis de Oliveira
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Engenharia de Sistema e Computação
Métodos de feixes inexatos palicados à programação estocástica

Orientadoras: Susana Scheimberg de Makler e Claudia Alejandra Sagastizábal

Doutorado

Abraão David Costa do Nascimento
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Teoria Estatística da Informação para Dados de Radar de Abertura Sintética Univariados e Polarimétricos

Orientadores: Alejandro César Frery Orgambide e Renato José de Sobral

Menção Honrosa (Mestrado)

Fábio J. Margotti
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Métodos tipo Newton inexatos para problemas inversos

Orientador: Antônio C. G. Leitão

2010

Doutorado

Fernando Rodrigo Rafaeli
Universidade de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada
Zeros de Polinômios Ortogonais na Reta Real

Orientador: Dimitar Kolev Dimitrov

Mestrado

Raqueline Azevedo M. Santos
Laboratório Nacional Computação Científica – LNCC – Ciências em Modelagem Computacional Cadeias de Markov Quânticas

Orientador: Renato Portugal

Menção Honrosa (Doutorado)

Adriano De Cezaro
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Matemática Aplicada
On a Parabolic Inverse Problem Arising in Quantitative Finance: Convex and Iterative Regularization

Orientador: Jorge P. Zubelli

Menção Honrosa (Mestrado)

Cintya Wink O. Benedito
Universidade Estadual Paulista – UNESP – Matemática
Famílias de Reticulados Algébricos e Reticulados Ideiais

Orientador: Antônio Aparecido de Andrade

Menção Honrosa (Doutorado)

Gabriel Haeser
Universidade de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada
Condições Sequenciais de Otimalidade

Orientador: José Mario Martínez

Menção Honrosa (Mestrado)

Juliana Marta R. de Souza
Universidade de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada e Computacional
Estudo da Dispersão de Risco de Epizootias em Animais: O Caso da Influenza Aviária

Orientador: João Frederico da Costa Azevedo Meyer

Menção Honrosa (Doutorado)

Letícia Rodrigues Bueno
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Engenharia de Sistemas e Computação
Ciclos Hamiltonianos em Grafos de Kneser

Orientadores: Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, Luerbio Faria e Peter Horák

2009

Doutorado

Clarice Dias de Albuquerque
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Engenharia Elétrica
Análise e construção de códigos quânticos topológicos sobre variedades bidimensionais

Orientadores: Reginaldo Palazzo Júnior e Eduardo Brandani da Silva

Mestrado

Rafael Alves Bonfim de Queiroz
Universidade Estadual de São Paulo – USP – Ciências da Computação e Matemática Computacional
Desenvolvimento e teste de esquemas upwind de alta resolução e suas aplicações em escoamentos incompressíveis com superfícies livres

Orientador: Valdemir Garcia Ferreira

Menção Honrosa (Doutorado)

Cassio Machiaveli Oishi
Universidade Estadual de São Paulo – USP – Ciências da Computação e Matemática Computacional
Análise e implementação de métodos implícitos e de projeção para escoamentos com superfície livre

Orientadores: José Alberto Cuminato e Valdemir Garcia Ferreira

Menção Honrosa (Mestrado)

Daniel Reis Golbert
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC – Modelagem Computacional
Modelos de Lattice-Boltzmann aplicados à simulação computacional do escoamento de fluídos incompressíveis

Orientadores: Pablo Javier Blanco

Menção Honrosa (Mestrado)

Roberta R. Delboni
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada
Dinâmica Populacional de Microrganismos e a Conservação de Alimentos

Orientador: Hyun Mo Yang

Menção Honrosa (Doutorado)

Rubens de Figueiredo Camargo
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Matemática Aplicada
Cálculo fracionário e aplicações

Orientador: Edmundo Capelas de Oliveira

2008

Mestrado

José Alencar Feitosa Neto
Universidade Federal de Alagoas – UFAl – Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento
Estimação de Erro em Redes de Sensores sem Fios

Orientador: Prof. Alejandro César Frery Orgambide

Doutorado

Pablo Javier Blanco
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC – Doutorado em Modelagem Computacional
Incompatibilidade Cinemática, Imersão de Domínios e Modelagem Constitutiva de Multiescala: Nexo com a Modelagem do Sistema Cardiovascular

Orientador: Prof. Raul Antonino Feijóo

Menção Honrosa (Doutorado)

Fabio Antonio Dorini
Universidade de Campinas – UNICAMP/IMECC – Doutorado em Matemática Aplicada
Métodos para Equações do Transporte com Dados Aleatórios

Orientadora: Profa. Maria Cristina Castro Cunha

Menção Honrosa (Mestrado)

Grazione de Souza
Instituto Politécnico da UERJ – IPRJ – Mestrado em Modelagem Computacional
Modelagem Computacional de Escoamentos com Duas e Três Fases em Reservatórios Petrolíferos Heterogêneos

Orientadores: Prof. Luis Felipe Feres Pereira e Prof. Eduardo Cardoso de Abreu

Menção Honrosa (Doutorado)

Jairo Rocha de Faria
Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC – Doutorado em Modelagem Computacional
Análise de Sensibilidade Topológica de Segunda Ordem

Orientadores: Prof. Antonio André Novotny, Prof. Raúl Antonino Feijóo, Prof. Edgardo Omar Taroco e Prof. Claudio Padra

Menção Honrosa (Doutorado)

Juan Carlos Galvis Arrieta
Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – Doutorado em Matemática
Análise de Decomposição de Domínio para Fluxos de Darcy Heterogêneos

Orientador: Prof. Marcus Sarkis

Menção Honrosa (Doutorado)

Renato Nascimento Elias
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/COPPE – Doutorado em Engenharia Civil
Estruturas de Dados por Arestas para a Simulação Paralela de Escoamento Incompressíveis pelo Método Estabilizado de Elementos Finitos

Orientador: Prof. Alvaro Luiz Gayoso de Azevedo Coutinho

Menção Honrosa (Mestrado)

Sergio Vitor de Barros Bruno
Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – Mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças
Otimização de portfolio de ativos reais utilizando uma medida de risco coerente

Orientadora: Profa. Claudia Alejandra Sagastizabal e Prof. Jorge Passamani Zubelli

2007

Mestrado

Ellen Hidemi Fukuda
Universidade de São Paulo – USP
Algorítmo do volume e otimização não diferenciável

Orientador: Prof. Paulo Jose da Silva e Silva

Doutorado

Eduardo Cardoso de Abreu
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro – IPRJ/UERJ
Modelagem e simulação computacional de escoamentos trifásicos em reservatórios de petróleo heterogêneos.

Orientador: Prof. Luis Felipe Feres Pereira

Menção Honrosa (Doutorado)

Igor Prata Soares
Universidade de São Paulo – ICMC São Carlos
Movimento de malhas e remalhamento de malhas superficiais.

Orientador: Prof. José Alberto Cuminato

Menção Honrosa (Doutorado)

Orientador: Maicon Ribeiro Correa
Laboratório Nacional de Computação Científica – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional – Doutorado em Modelagem Computacional
Métodos de elementos finitos estabilizados para escoamentos de Darcy e de Stokes-Darcy acoplados

Orientador: Prof. Abimael Fernando Dourado Loula

Menção Honrosa (Mestrado)

Priscila Cardoso Calegari
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Método Pseudo Espectral de Chebyshev para problemas de propagação de ondas com condições de fronteiras absorventes

Orientador: Prof. Fermin Sinforiano Viloche Bazan

Menção Honrosa (Mestrado)

Rodrigo Silva Lima
Universidade de Campinas – UNICAMP
Descrição de rotações: prós e contras na teoria e na prática

Orientadora: Prof. Margarida Pinheiro Mello

2006

Mestrado

Adriano De Cesaro
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Matemática e Computação Científica
Métodos de regularização tipo level set para problemas inversos

Orientador: Prof. Antônio Carlos Gardel Leitão

Doutorado

Paulo Rafael Bösing
Univesidade de São Paulo – IME – Matemática Aplicada
Método de Galerkin descontínuo para equações elíticas de alta ordem

Orientador: Prof. Igor Mozoleski

Menção Honrosa (Mestrado)

Julio Cezar Alves Thomaz
Laboratório Nacional de Computação Científica – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional – Modelagem Computacional
Solução numérica de equações diferenciais parciais para precificação de opções

Orientador: Prof. Abimael F. D. Loula

Guilherme de la Penha (2003-2005)
2005

Mestrado

Roberto Masaishi Santos Yoshikawa
Universidade de São Paulo – USP
Imagens de Tomografia por Potencial Aplicado em Tempo Real

Orientadora: Profa. Joyce da Silva Bevilacqua

Doutorado

Juliano de Bem Francisco
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Viabilidade em Programação Não-Linear: Restauração e Aplicações

Orientador: Prof. José Mario Martínez

Menção Honrosa

Sandra Menezes de Carvalho Abreu
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
O Problema de Transferência de Escalas para Escoamentos Bifásicos em Reservatórios de Petróleo

Orientadores: Prof. Hélio Pedro Amaral Souto e Prof. Luis Felipe Feres Pereira

2004

Mestrado

João Paulo Gois
Universidade de São Paulo – ICMC São Carlos
Reconstrução de Superfícies a partir de Nuvens de Pontos

Orientador: Prof. Antonio Castelo Filho

Doutorado

Ronaldo da Silva Busse
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Matemática – Doutorado em Matemática
Modelo Matemático do Impacto Florestal

Orientador: Prof. Anatoli Leontiev

Menção Honrosa (Mestrado)

Kémelli Campanharo
Estácio Universidade de São Paulo – ICMC São Carlos
Simulação do Processo de Moldagem por Injeção 2D usando

Orientador: Prof. Norberto Mangiavacchi

Menção Honrosa (Doutorado)

Luciene Grossi
Universidade de São Paulo – ICMC São Carlos
Desenvolvimento de Métodos Numéricos para a Simulação

Orientador: Prof. Murilo Tomé

Menção Honrosa (Mestrado)

Sebastian Mancuso
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IPRJ/UERJ
Aproximação Numérica de Leis de Conservação por

Orientador: Prof. Luis Felipe Feres Pereira

2003

Mestrado

Eduardo Cardoso de Abreu
Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IPRJ/UERJ
Simulação Numérica de Escoamentos Trifásicos Água-óleo-gás em Reservatórios de Petróleo

Orientador: Prof. Luis Felipe Feres Pereira (IPRJ)

Doutorado

Elizabeth Wegner Karas
Universidade Federal do Paraná – UFPR – Matemática Aplicada (Sorbonne – Paris) e Engenharia de Produção (UFSC)
Exemplos de Trajetória Central Mal Comportada em Otimização Convexa e um Algoritmo de Filtros para Programação Não Linear

Orientadores: Prof. Clóvis Gonzaga (UFSC – Brasil) e Prof. Jean-Charles Gilbert (INRIA – França)

Menção Honrosa (Doutorado)

Antonio André Novotny
Laboratório Nacional de Computação Científica – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional Análise de Sensibilidade Topológica

Menção Honrosa (Mestrado)

Edson Luiz Kraemer
Universidade Federal de Santa Catarina – Pós-Graduação em Matemática e Computação
Científica Medidas de Não Normalidade

Orientador: Fermín Sinforiano Viloche Bazán (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina)

Paulo Jorge Serpa Paes Leme (2002)
2002

Mestrado

Carlos Anissem Soares Moser
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS
Simulação Numérica de Esteiras em Transição Utilizando o Método dos Contornos Virtuais

Orientador: Prof. Jorge Silvestrini
Co-orientador: Prof. Álvaro de Bortoli

Doutorado

Valdemir Garcia Ferreira
Universidade de São Paulo – ICMC São Carlos
Análise e Implementação de Esquemas de Convecção e Modelos de Turbulência para Simulação de Escoamentos Incompressíveis Envolvendo Superfícies Livres

Orientador: Prof. José Alberto Cuminato

Menção Honrosa (Mestrado)

Juliana Vianna Valério
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
As Equações de Navier-Stokes em Tubos Não-Uniformes e Não-Estacionários

Orientador: Prof. Max Oliveira de Souza

Menção Honrosa (Doutorado)

Ricardo Biloti
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Tempos de Trânsito Multiparamétricos: Estimação e Inversão

Orientadores: Prof. Martin Tygel e Prof. Lúcio Tunes dos Santos

Compartilhe