Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC

O CNMAC é o maior evento da SBMAC e congrega cerca de 700 participantes, entre pesquisadores(as), professores(as), profissionais de empresas e centros de pesquisa e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Trata-se de uma oportunidade ímpar para discutir trabalhos em andamento, divulgar resultados e ficar a par da produção científica em desenvolvimento nas principais instituições nacionais. A primeira edição do CNMAC aconteceu em Belo Horizonte (MG), em 1978, e, a partir dessa data, contou com realização anual até 2010, tornando-se, depois, bienal. Em 2015, o CNMAC voltou a ser um evento anual.

O congresso conta com Minicursos, Minissimpósios, Conferências, Sessões Técnicas de Comunicações, Sessões Especiais dedicadas à Iniciação Científica e ao Ensino, Exposições e Mesas Redondas. Também são premiados trabalhos de Iniciação Científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Mais informações sobre a edição atual e as edições anteriores do CNMAC são encontradas no site do evento, em http://www.cnmac.org.br.

ERMAC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

A SBMAC realiza os chamados Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional, com a sigla ERMAC, nas diversas regiões do País. A meta é realizar pelo menos um ERMAC a cada dois anos, em cada região, fazendo rodízio pelas instituições da região. Workshops específicos em uma determinada área, mudando a área e o local anualmente, também são incentivados.

Regras para a realização de um ERMAC

1) Para a realização de um ERMAC, uma proposta deve ser submetida à Diretoria da SBMAC pelo e-mail [email protected], aos cuidados da secretária da SBMAC e com cópia para o(a) coordenador(a) da respectiva Regional. Este documento deverá conter no mínimo as seguintes informações sobre o evento:

Período (data), Local, Comissão organizadora e Coordenador/Responsável (que deve ser sócio da SBMAC), outras Comissões, Palestrantes, Programação e Orçamento preliminares.

2) Após análise, se a proposta for aprovada, a Diretoria entrará em contato com o Coordenador do ERMAC informando sobre o recurso financeiro que será disponibilizado para colaborar com a organização do evento. Após a realização do ERMAC é necessário o encaminhamento, para o e-mail da SBMAC, de uma prestação contas (contendo recibos e comprovantes) comprovando os gastos com o auxílio financeiro recebido da SBMAC. Esse recurso pode ser empregado em qualquer atividade relacionada à organização do ERMAC, tais como: compra de passagens, pagamentos de diárias, coffee-break, material para os participantes e etc. É importante observar que a taxa de inscrição do ERMAC deve seguir a mesma política do CNMAC, com valores diferentes para sócios e não-sócios.

3) Com o propósito de padronizar a divulgação de uma nova edição ERMAC, a Diretoria da SBMAC, com o aval do Conselho, aprovou em 12/08/2019 o uso do seguinte formato:

X ERMAC Regional R – Cidade, Estado, Ano.

O número de edição (X) será informado pela secretaria da SBMAC, após aprovação da proposta submetida.

2019

I ERMAC Blumenau – SC
VI ERMAC Bauru – SP

2015-2016

ERMAC Bauru – SP, 2016
IV ERMAC Aracaju – SE, 2015
I ERMAC Fortaleza – CE – Regional 2, 2015

2009-2010

4º MCSUL e IX ERMAC Rio Grande – RS, 2010
I ERMAC São João del-Rei – SP, 2010
IX ERMAC Uberlândia – MG, 2010
II ERMAC Sinop – MT, 2009
IX ERMAC João Pessoa – PB, 2009
IX ERMAC Petrópolis – RJ, 2009
XIII ERMAC Pato Branco – PR, 2009

2005-2006

ERMAC João Pessoa – PB, 2006
ERMAC Belem – PA, 2005
ERMAC Vitoria – ES, 2005
ERMAC Natal – RN, 2005

Política de Apoio a Eventos

Com o objetivo de incentivar e promover a disseminação da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil a SBMAC tem atuado ativamente no apoio de um grande número de eventos científicos através de auxílio financeiro e administrativo. As solicitações de auxílio são enviadas à Diretoria da SBMAC, com a devida antecedência, para avaliação.

Últimos eventos apoiados

2019

2018

  • ERMAC Lavras – MG
  • ERMAC Maceió – AL
  • ERMAC Fortaleza – CE
  • ERMAC São Mateus – ES
  • IWLS 2018, Ubatuba – SP
  • EnCPos, IMECC-UNICAMP, Campinas – SP
  • OBMEP
  • ELAM 2018, UFABC, Santo André – SP

Promovendo a Diversidade em Eventos

Em todo o mundo, estão sendo realizadas pesquisas com o objetivo de quantificar e qualificar o “gender gap” – a discrepância da participação de mulheres e de homens nas áreas de ciências da natureza, matemática, computação, história e filosofia da ciência e tecnologia, tanto nas carreiras acadêmicas quanto fora destas. Diversas sociedades científicas, dentre as quais a SBMAC, têm tratado dessa questão com muita atenção. Com o objetivo de propor medidas efetivas para a promoção da diversidade em eventos na área de Matemática, o Comitê Temático Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional, em uma parceria com representantes da SBM, está elaborando um documento para auxiliar na organização de eventos com maior diversidade. Em breve, mais novidades!

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.