O Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Podem concorrer ao prêmio obras escritas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto.

Poderão ser inscritas obras publicadas no intervalo de quatro anos, anteriores ao ano da premiação que atendam às condições definidas no Regulamento do prêmio.


Sobre o prêmio

As inscrições para a edição 2023 do Prêmio Elon Lages Lima, da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), serão abertas em data a ser definida.


A definir

Vencedores

2020

Álgebra Geométrica e Aplicações de Leandro Augusto Frata Fernandes, Carlile Lavor e Manuel Menezes de Oliveira Neto.

Comissão Julgadora:
Elizabeth Wegner Karas, Jayme Luiz Szwarcfiter, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Jorge Herbert Soares de Lira e Paulo Cézar Carvalho.

2019

Teoria Computacional de Grafos: Os algoritmos de Jayme Luiz Szwarcfiter.

Comissão Julgadora:
Jorge Herbert Soares de Lira (presidente), José Alberto Cuminato, Liliane Basso Barichello, Paulo Cezar Carvalho, Sandra Augusta Santos.

Compartilhe:

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.