sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

CTC/PUC-Rio oferece Seminário sobre Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica

Profissionais envolvidos em projetos de engenharia e que lidam com risco, confiabilidade e modelagem probabilística de fenômenos têm mais uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de quantificação de incertezas e modelagem estocástica. Os temas serão debatidos no seminário oferecido pelo Centro Técnico Científico da PUC (CTC/PUC-Rio) de 2 a 6 de agosto na universidade. As indústrias automobilísticas, de petróleo, energia, saúde, bancos, financeiras e companhias de seguro são alguns exemplos de áreas que utilizam essas ferramentas no dia-a-dia de trabalho.
O seminário contará com dois mini-cursos ministrados pelos professores Christian Soize, da Universidade Paris-Est e Eduardo Souza Cursi, do INSA (Institut National des Sciences Appliquées) de Rouen, ambas instituições francesas. O tema do curso do Prof. Soize, todo em inglês, será Quantificação de Incertezas, focado em modelos estocásticos em mecânica computacional. Já o brasileiro Eduardo Cursi dará um enfoque mais prático em seu curso sobre simulação de variáveis aleatórias, com a ajuda do software Matlab, um programa interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico.
Entre os palestrantes estão confirmadas a presença de acadêmicos do Rio de Janeiro e São Paulo: Fernando Rochinha (UFRJ), José Roberto Arruda (Unicamp), Marcelo  Trindade (USP-SC) e André Beck (USP-SC).
O Seminário sobre Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica está em sua 5ª edição e oferece 45 vagas, ao custo de R$ 500 a inscrição.
Os interessados podem ser inscrever no site

Compartilhe