sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Ex-Presidente da SBMAC, Marco Antonio Raupp, é o novo Ministro da Ciência e Tecnologia

É com grande entusiasmo que comunicamos aos nossos sócios que o Prof. Dr. Marco Antônio Raupp, nosso sócio honorário e expresidente, foi designado e assumirá o cargo de Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT).

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP.

Ocupou os cargos de vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC.

Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia). Foi presidente, tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC. É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT).

Foi também diretor do Parque Tecnológico – São José dos Campos. Atualmente é presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (1981-1985) e (1989-1991), onde empreendeu significativas ações que resultaram na consolidação de nossa sociedade. Em 2012 durante o XXXIV CNMAC irá receber o prêmio de sócio honorário da Sociedade.

A SBMAC deseja ao Dr. Raupp uma trajetória de sucesso em esta sua nova posição pública.

Compartilhe