sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Nota de Falecimento

Lamentamos informar o falecimento do eminente matemático mexicano Ernesto Lacomba Zamora.
Logo após seu doutoramento em Berkeley com S.Smale, Ernesto foi professor visitante da Universidade de Brasília, voltando ao México para criar um   grupo de Mecânica Celeste na UAm-Iztapalapa.

Ernesto teve um papel muito importante especialmente no estabelecimento dos laços matemáticos na comunidade  ibero-latino-americana, na França. Sua escola vai com certeza persistir por  muitas gerações.

Sua carreira cientifica  se relaciona com as aplicações da teoria geométrica das equações diferenciais a mecânica celeste e a mecânica clássica em geral, e várias outras aplicações na Física da Geometria Simplética, como termodinâmica e circuitos elétricos.   Na mecânica celeste, Ernesto e seus alunos e colaboradores  estudaram profundamente a classificação dos movimentos de três  e quatro corpos, as colisões e os escapes.  Ernesto recentemente aplicou as técnicas matemáticas da Mecânica Celeste  no estudo de  vórtices pontuais no plano.

Mais informações sobre a vida e a obra de Ernesto podem ser encontradas neste  links:

http://mat.izt.uam.mx/lacomba.pdf  ,   http://mat.izt.uam.mx/hamsys2010/  .

e uma nota da comunidade matematica lbero latino americana em Mecanica: http://www.madrimasd.org/blogs/matematicas/2012/06/26/134266

 

 

 

Compartilhe