sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Aos colaboradores do CNMAC – 2012

Prezado participante do CNMAC – 2012

Esta mensagem é dedicada a todos as pessoas que ajudaram a realizar o Congresso de Matemática Aplicada e Computacional. Infelizmente, os nomes de todos os colaboradores não aparecem no programa final. 

Inúmeras vezes a página, http://www.cnmac2012.org.br, do evento foi consultada. Mais uma consulta hoje, com calma. Perceba a grandiosidade deste congresso. Foram criados três comitês: Científico, com 7 integrantes; Organizador, com 8 integrantes e Editorial dos Anais, com 8 integrantes. Para atuarem em parceria com este último, foram criados 8 Comitês Auxiliares, cada um deles contendo 4 integrantes. Os Comitês Auxiliares contaram com a participação de professores que representaram cada uma das 17 áreas prioritárias para o CNMAC:
 

Análise e Aplicações; Biomatemática; Computação CientíficaComputação Gráfica; Controle e Teoria de SistemasMatemática Aplicada à Economia e a Finanças;Matemática Aplicada à Engenharia; Matemática Aplicada à FísicaMatemática DiscretaMecânica dos Fluidos e Aplicações; Métodos Estocásticos e Estatísticos;Métodos Numéricos e Aplicações; Modelagem Matemática e AplicaçõesOtimizaçãoProblemas Inversos; Processamento de Sinais e Ensino.

Cinquenta e cinco pessoas, um número expressivao de colaboradores dedicados à realização de um congresso! Porém, o número final vai muito além deste. Um lembrete: 512 trabalhos foram submetidos ao CNMAC; alguns comitês receberam mais de 50 trabalhos. Não resta dúvida: vários revisores de trabalhos foram convidados pelos coordenadores dos Comitês Auxiliares. No programa do evento, constam 306 consultores "ad hoc".

O montante de colaboradores não está finalizado. Ainda não foram mencionados os 8 coordenadores que fizeram a abertura dos minicursos; os 17 coordenadores responsáveis pelas apresentações dos conferencistas; os 3 moderadores das mesas redondas; todos os organizaadores dos oito minissimpósios; os 3 coordenadores, juntamente com toda a equipe de revisores, que ficaram responsáveis pela avaliação dos trabalhos que estavam concorrendo aos prêmios da SBMAC: Beatriz Neves, relacionados aos trabalhos de Iniciação Científica (IC), e Odelar Leite Linhares, relacionados a trabalhos de mestrado e de doutorado.  Não foram mencionados o coordenador geral das sessões técnicas e os coordenadores das 35 sessões técnicas realizadas; o coordenador geral das sessões de painéis, os 3 coordenadores das sessões de painéis da Categoria 2 (não incluem os trabalhos de IC) – as sessões foram distribuídas em três dias – e todos os avaliadores de pôsteres das 42 sessões de painéis da Categoria 2;  os 4 coordenadores das sessões de painéis de IC – as sessões foram distribuídas em 4 dias – e todos os avaliadores de pôsteres das 34 sessões de painéis de IC. Alguns coordenadores de sessão técnica e avaliadores de poster foram convidados durante o congresso (imprevistos ocorrem), com o intuito de substituir quem já estava escalado com antecedência, mas não pode honrar o compromisso.

E a turma de camiseta vermelha? Sim, os monitores. Esta galera foi super importante para o sucesso do congresso. O CNMAC contou com a colaboração de pelo menos 20 monitores. Na contagem dos colaboradores, devem ser incluídas, merecidamente, as três secretárias da SBMAC e toda a turma de camiseta verde (agradecimento especial àqueles que não eram integrantes da Comissão Organizadora), que, fielmente, "bateram o cartão" todos os dias na secretaria do congresso, montada nas proximidades do salão Pentágono. 

O maior prêmio para estes colaboradores é a constação de que o evento foi um sucesso. Embora, gostemos, também, de receber os certificados, as camisetas e todo o material do congresso, que devem ser guardados com muito carinho. Guarde mesmo, no futuro você poderá precisar. Imagine-se, por exemplo, em 2032, 20 anos depois do CNMAC, presenciando o seguinte diálogo caloroso: 

– O melhor CNMAC foi o de Águas de Lindóia. 
– Qual deles?
– Como assim? O que eu estava presente.
– Ahn?
– Tá legal. Just a moment.

Aí o sujeito volta com uma camiseta amarrotada e um certificado amarelado pelo tempo:

– Foi o CNMAC de 2012! 
– Sim, muito bom mesmo. Foi neste CNMAC que teve …

2032 está muito longe! Encontro você no CNMAC de 2014, provavelmente em Natal, RN.

Muito obrigado por sua colaboração.

Comissão Organizadora do CNMAC 2012.

Compartilhe