O ano, mais uma vez, passou ligeiro e já estamos em dezembro.
A carga de trabalho é tão intensa que nem vemos o tempo passar.
O que se observa é um ano emendando-se ao outro com uma velocidade espantosa! Neste ritmo, seria fácil escrever o “trailer” do filme de nossas vidas, ou da vida de alguns de nós da SBMAC:
Muito lindo o bebê de vocês. Mas já? Um dia destes estava brincando no quintal…Parece que foi ontem. Vestibular é dureza! O quê? Ciências Exatas, Matemática? Coisa de gente doida. Belas alianças. “Viva os noivos!”… Muito lindo o bebê de vocês. Olha só, engatinhando. Não chora, cair faz parte do aprendizado. Que fofo, falou mamãe. Banguela fica uma gracinha também… Por que a primeira palavra dita por eles sempre é mamãe? Lindas estas fotos da formatura. Do prézinho? Rá! Tá brincando?… Graduação!? … “Viva os noivos!”… “Viva os noivos!” … Sim, avós. Tão novos.
Próximo do Natal, o padrão é diferente. Desaceleramos para nos aproximar dos entes queridos no ritmo certo, sem pressa. O espírito de Natal será reverenciado pela família e a confraternização tão aguardada reunirá as pessoas mais queridas em torno de uma mesa farta: comidas e bebidas típicas e muita alegria.
Nesta data, não queremos nos preocupar com as questões que nos atormentam no trabalho: a não convergência daquele método iterativo; um bug no código computacional, que tira o sono de qualquer um; a luta contra aquele teorema que de tão teimoso não se deixa ser demonstrado trivialmente; a pressão psicológica para dar conta do artigo que garantirá a prestação de contas daquele projeto de pesquisa, dentre outras que nem vale a pena comentar.
A SBMAC incentiva todos os seus sócios a aderirem ao processo de desaceleração do ritmo de trabalho para que possam usufruir com a família um feliz Natal e uma entrada de ano harmoniosa e revigorante.
Boas festas a todos.
Cesar Almeida – Secretário Geral da SBMAC