sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Reunião realizada da Comissão Coordenadora do Projeto Klein

Data: 01/02/2013

Local: Impa – Rio de Janeiro – RJ

Presentes:

Yuriko Y. Baldin, Mario Jorge Dias Carneiro, Marcelo Viana, Cristiano Muniz, Victor Giraldo, J. A. Salvador

Relato feito pela Yuriko das principais atividades do projeto em 2012 (ver klein.sbm.org.br e blog.klein.project.org).

Abril 2012: Foi realizada a Oficina Panoramas da Matemática no Século 20, no IMPA, Rio de Janeiro. Teve a participação de Ingrid Daubechies (Duke University, presidente da IMU-International Mathematical Union) e de William Barton (University of Auckland, presidente da ICMI – International Commission for Mathematical Instruction).
A Oficina também incluiu palestras do co-coordenador do Projeto Klein no Brasil, Mario Jorge Dias Carneiro, e de destacados pesquisadores brasileiros: Djairo Guedes de Figueiredo, Manfredo Perdigão do Carmo e Jacob Palis.

Novembro de 2012: Saiu a Nova chamada para “Artigos Klein” Agora os pesquisadores podem acessar o site e conferir a ideia dos artigos, como aparecem naqueles já aprovados e disponibilizados.

 Mario Jorge relatou sobre o recebimento dos artigos Klein e decidiu-se que em breve, que neste primeiro trimestre de 2013 sairá outra chamada de artigos Klein. Também relatou e tivemos uma discussão do ocorreu com sobre as dificuldades encontradas na elaboração e colocação do sitio unificado e blog do projeto.

Yuriko comenta e relata sobre a nova sistemática das oficinas do projeto Klein para professores do Ensino Médio, Nestas oficinas, o (s) responsável(is) orientam os participantes de modo que cada grupo de professores estuda e faz um relato de um o artigo Klein e as instituições/professores responsáveis por aplicá-la apresentam o relatório geral a comissão. Cada participante receberá um certificado do Projeto Klein.

Lembro que no âmbito da SBMAC propiciamos uma Oficina para professores do EM em Águas de Lindóia, na EE Dr. Francisco Tozzi no sábado após a reunião bianual do CNMAC.  

Yuriko relata outras  ações do projeto Klein em que uma comissão mista SBM/SBEM para o curriculo do curso de Matemática, presidida por ela apresentaram aos respectivos conselhos diretores das sociedades no final do ano passado e solicitou informações sobre o processo.

Cristiano, presidente e representante da SBEM afirma que foi discutido pelo conselho da associação e teve a participação de várias regionais, tendo com muitos comentários. Disse que fechou a discussão com um consenso mínimo  sobre a abrangência da formação dos licenciandos com foco na Matemática e Educação Matemática.  Disse que está pronto para divulgar aos seus associados mas aguardará a manifestação do Conselho da SBM, já que a comissão foi mista. (Lembro que como representante da SBMAC, na época da elaboração, discutimos algumas sugestões com a Yuriko, principalmente sobre o ensino de Cálculo Numérico, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas) .

 Marcelo, vice-presidente e representante da SBM, afirma que no final do ano foi distribuída uma cópia do relatório da comissão mista para os conselheiros, muito próximo da reunião e como nem todos tiveram tempo de ler, ficou para discutirem numa próxima reunião do conselho a ser marcada em breve.

Tão logo o conselho da SBM analise o relatório ele deverá ser divulgado e também encaminhado ao MEC.

Victor relatou sobre o andamento do Livro Companheiro do Professor e do didático para o Ensino fu­­ndamental. Disse que realizou Oficinas presenciais  com os professores que vão aplicar o projeto piloto do livro e agora está na fase de aplicação  para cerca de 2000 alunos  em várias escolas do Brasil em 18 escolas de 7 estados brasileiros.

 Distribuiu-se uma cópia do Capítulo 1 do Livro didático do aluno sobre:  Os números do dia a dia (versão piloto, já impressa) que teve vários comentários, críticas  e sugestões de membros da comissão coordenadora pelo fato de não ter passado antes por ela e/ou pela comissão acadêmica. Esperamos que após a aplicação se receba maiscríticas e/ou sugestões.

Discutiu-se a continuação da divulgação do projeto em colóquios regionais da SBM, SBMAC, Bienal da SBM, etc e ações para ampliar a divulgação e integração internacional.

Finalmente, sobre as próximas ações do projeto, concluiu-se que devemos neste ano concluir as atividades já iniciadas. Lembramos especialmente os associados da SBMAC que ainda poderão enviar artigos Klein ou artigos complementares.

 

Compartilhe