sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Relato do evento Matemática do Planeta Terra 2013, realizado em Uberlândia.

Reunião na casa da professora Rosana Sueli da Motta Jafelice. Assunto: "A Matemática  do Planeta Terra".

 

– Eu gostaria de movimentar a cidade inteira com este evento.

Foi assim que a professora Rosana começou a apresentar as suas ideias a respeito do evento mundial que tem o objetivo de comemorar o ano internacional da Matemática, exibindo para a sociedade a importância desta ciência para o nosso planeta.

Nesta mesma reunião surgiu a ideia de uma competição envolvendo as escolas de Uberlândia. Ideia que acabou culminando nas diversas maratonas realizadas durante o evento, que ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2013, nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a coordenação do  professor Alonso Sepúlveda Castellanos e da professora Rosana Sueli da Motta Jafelice. Página do evento: http://www.mept.famat.ufu.br/.   

Não faltaram vibração e emoção nas diversas maratonas: maratona dos alunos de graduação em matemática; maratona dos alunos do mestrado em matemática; maratona dos alunos do ensino médio das escolas públicas (participação de 24 escolas estaduais); maratona dos alunos do ensino médio das escolas particulares (participação de 16 escolas) e maratona dos alunos de graduação em estatística. Foram tão bem sucedidas, cheias de energia, com alto astral, bom humor e seriedade, nas medidas certas, e compromisso tanto por parte dos mediadores quanto dos competidores, que, mesmo antes do resultado final, as maratonas já haviam sido inseridas na programação da Semana da Matemática da UFU (evento institucional com 12 edições realizadas de 2001 a 2012).

A professora Rosana obteve exito em seu propósito de movimentar a cidade. O evento foi matéria de duas reportagens, uma da TV Integração, afiliada da Rede Globo, e a outra da TV Universitária da Universidade Federal de Uberlândia.

A reportagem exibida pela TV Universitária, no dia 13/06/2013, no momento em que era realizada a maratona das escolas públicas, pode ser visualizada no seguinte endereço da Internet: http://www.youtube.com/watch?v=_O0BLAqWiKM. A reportagem da TV Integração, sobre os vencedores da maratona das escolas públicas, pode ser vista no seguinte endereço:

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/t/triangulo-mineiro/v/ufu-realiza-encontro-sobre-importancia-da-matematica/2636695/.

As boas vibrações do evento contagiaram o público logo na solenidade de abertura. Seguindo-se o protocolo, os convidados da cerimônia fizeram um breve discurso amistoso, pressagiando o sucesso do encontro. Na sequência, iniciou-se a apresentação do grupo "Vocallis": violão, teclado e  vozes. O repertório foi divinamente escolhido pela comissão organizadora. As interpretações das canções "Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e "Viva la Vida", da banda inglesa Coldplay, produziram arrepios (alta tensão de energia positiva). O sotoque e a presença de palco do músico grego Adonis Makris deram um sabor especial às melodias – um abuso proposital de sinestesia.

Na conferência de abertura, tranformados em astronautas, viajamos pelo espaço na nave do professor Elbert Macau (INPE). Descobrimos os segredos do funcionamento dos satélites artificias. Outras informações sobre este assunto podem ser obtidas em uma página superbacana do CPTEC-INPE:

http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_SSS/.

O arranjo de flores hipercolorido, escolhido adequadamente pela professora Ana Carla Piantella, ajudou a entender as explicações do professor Elbert sobre os fundamentos da Óptica. Lição aprendida: a olho nu não somos capazes de observar todos os detalhes das cores que são refletidas pelos objetos. Divagando para além da palestra do professor, cada pessoa também reflete uma imagem muito mais complexa do que os olhos alheios podem perceber. Mas, ao invés de um microscópio potente, utilizando o poder do cérebro, podemos processar os sinais contidos nas expressões corporais, em particular as faciais, no modo de falar ou de se calar, nas sutilizas dos jestos, para, aí sim, decifrar o que realmente as pessoas refletem … de bom ou de ruim.

Ainda no primeiro dia de evento, foram proferidas as palestras dos professores da UNIFAL-MG: José Claudinei Ferreira e Luiz Alberto Beijo e a palestra da profissional da EMBRAPA, Emília Hamada. O segundo dia de evento foi destinado exclusivamente às maratonas.

A primeira palestra do último dia de evento foi proferida pelo professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, o Joni (IMECC – Unicamp). Quem é que se cansa de ouvir o Joni falar? Ele fala de Matemática com tanto prazer, com tanta facilidade, através de um raciocínio rápido e rasteiro, que o público se contagia e se enaltece tanto quanto o interlocutor. Eu ouso dizer, mesmo sabendo das diferenças entre as diversas correntes religiosas e entre as artísticas, também, que se fossem reunidos, em um mesmo anfiteatro, ateus, budistas, cardecistas, dadaístas e expressionistas para ouvirem a palestra do Joni, intitulada (invencionice deste relator!) "A Matemática de Deus – a arte da Mãe Natureza", ninguém ficaria entediado.

Na parte da tarde do último dia de evento, foram realizadas, também, a palestra do professor Aristeu da Silveira Neto(UFU) e a mesa redonda, que foi coordenada pela professora Sezimária de Fátima Pereira Saramago (UFU) e contou com a presença do Diretor da SBMAC, professor Geraldo Nunes Silva e dos professores Aristeu da Silveira Neto, João Carlos Moreira (FACIP-UFU), João Frederico C. A. Meyer e Luiz Alberto Beijo.

À noite, às 19 horas e 30 minutos, iniciava-se a cerimônia de premiação das equipes vencedoras das maratonas. Anfiteatro lotado. Pessoas bem vestidas: blazers, vestidos exuberantes e até mesmo paletó e gravata, corroboravam a importância do momento. Pais e professores aguardavam ansiosos e orgulhosos a entrega dos diplomas e dos prêmios, merecidamente conquistados pelos seus pupilos.

Os patrocinadores dos prêmios (um tablet para cada aluno de uma equipe vencedora), juntamente com a organizadora do evento, compunham a mesa do cerimonial. João Henrique de Souza Pereira, da Algar, entregou os prêmios para os alunos da escola pública vencedora: Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras – o pessoal da periferia mostrando o seu valor; orgulho e admiração do público presente. O vereador Marquinhos do Mega Box entregou os prêmios para os alunos vencedores do Mestrado em Matemática. O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), professor Geraldo Nunes Silva, entregou os prêmios para os alunos vencedores do curso de graduação em Matemática. O professor César Guilherme de Almeida, representando a Regional 7 da SBMAC, entregou os prêmios para os alunos da escola particular vencedora: Colégio Marista Champagnat de
Uberlândia. O professor Janser Moura Pereira, representando a Sociedade Brasileira de Estatística, entregou os prêmios para os alunos do curso de graduação em Estatística.

Ao final da cerimônia de encerramento, o pessoal foi se descontrair no coquetel maravilhoso arquitetado pela comissão organizadora.  Ao som de uma música relaxante (grupo Vocallis, novamente), o bate papo se alongou noite afora.

Conclusão: Tudo lindo, maravilhoso, alto astral. Queremos bis!

Compartilhe