sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Mensagem para os sócios da SBMAC – BOAS FESTAS

Prezados associados da SBMAC,

Este ano, como todos os outros, foi muito intenso e repleto de realizações e conquistas. Ressaltamos, por exemplo, que as publicações da SBMAC (NOTAS,TEMA e CAM) vêm se consolidando, no cenário nacional e internacional, como importantes veículos de comunicação científica na área de Matemática Aplicada e Computacional. Corroborando esta tendência, citamos, com muito orgulho, o início (em 2013) da publicação da revista Computational and Applied Mathematics em parceria com a Springer. Devemos mencionar, também, os importantes eventos que foram realizados pelo país: o CMAC – CO em Cuiabá, o CMAC – SE em Bauru, o ERMAC em Ilhéus, organizado pela Regional 4 da SBMAC, e o DINCON em Fortaleza.

O ano que vem será promissor, também. Logo no início de 2014, de 19 a 21 de fevereiro, ocorrerá o primeiro CMAC – Sul, em Curitiba – PR (parabéns aos organizadores; desejamos sucesso!). Depois, tem a copa do mundo. Sim, o ano é da copa, mas o que nós aguardamos mesmo, ansiosos, é o evento mais importante da SBMAC, o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. O XXXV CNMAC será realizado no início de setembro, de 08 a 12, em Natal – RN. Todos os comitês responsáveis por este acontecimento já estão desenvolvendo atividades que garantirão o padrão de excelência que os associados da SBMAC esperam para o CNMAC.

O que mais esperar de 2014? Será que as promessas, as confabulações, os anseios,…, serão renovados, ou reciclados? Para o ano novo, como é de praxe, todos nós fazemos planos e desejamos que nossos sonhos sejam concretizados. Queremos conquistar tudo o que ficou faltando no ano anterior. Por esta razão, o período que antecede o início de cada ano é reservado às ponderações e às reflexões. Neste momento tão introspectivo, quem não gostaria de usar uma plaquinha pendurada no pescoço com os dizeres "fechado para balanço"?

Como nossas vidas não se restringem somente à matemática, no balancete anual, as nossas análises iriam além dos prós e contras do uso de uma determinada teoria (fuzzy ou não fuzzy  – embora,  todas elas sejam fuzzy para os aprendizes!); iriam além dos questionamentos sobre uma metodologia de ensino, utilizando matemática computacional, adequada ao ensino básico e, ainda, iriam além da busca de uma modelagem matemática que agradasse a engenheiros, físicos, matemáticos e aos cientistas em geral. Sim, nossas reflexões também estariam relacionadas às questões do dia-a-dia.

Ponderaríamos, por exemplo, sobre o aperfeiçoamento daquela dieta que deveria atender às expectativas de se perder pelo menos 4 quilos, em uma semana. Não ficaríamos satisfeitos com a dieta do Tim Maia que, em uma semana, perdeu 7 dias!

Compenetrados e envoltos em ponderações, reflexões e planejamentos, assim devem estar os membros da nova diretoria, que tomarão posse em janeiro de 2014. Com o intuito de reforçar os anseios por uma excelente administração, nós gostaríamos de transmitir à nova diretoria uma enorme carga de energia positiva, desejando a toda a equipe muita harmonia, sabedoria e sucesso no gerenciamento de nossa sociedade.

Para finalizar, desejamos a todos os associados e seus familiares um feliz natal, com muita paz, harmonia, alegria, sucesso e tudo o que for de bom (inclusive aquela "graninha" extra no final do mês). E para o ano novo ser próspero, como toda ajuda é bem vinda, não custa nada fazer aquelas simpatias tradicionais na véspera da virada, com o objetivo de iniciar o ano cheio de vibrações positivas e dinheiro no bolso!

César Guilherme de Almeida – Secretário Geral da SBMAC e diretoria

Compartilhe