O pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI Dr. Pablo Javier Blanco foi eleito, em assembleia geral ordinária, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, realizada na quarta-feira 18 de Dezembro.
na instituição. Blanco passa a integrar os quadros da ABC na área dos MEMBROS AFILIADOS 2014-2018 da Vice-Presidência Regional do Rio de Janeiro. A posse será formalizada em 2014.
Graduado em Engenharia Eletromecânica outorgado pela Universidad Nacional de Mar del Plata com honores (2003) e Doutorado em Modelagem computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (2008). Recebeu Menção Honrosa Prêmio CAPES de Teses de Doutorado 2008 – Área Interdisciplinar, CAPES e o Prêmio Odelar Leite Linhares: Melhor Tese de Doutorado, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, SBMAC.
Suas áreas de atuação são: Hemodinâmica Computacional do Sistema Cardiovascular Humano; Princípios e Formulações Variacionais na Mecânica dos Fluidos e na Mecânica dos Sólidos; Análise de Sensibilidade e Modelagem Constitutiva Multiescala.
As funções tradicionais das Academias de Ciências, em todo o mundo, vêm progressivamente evoluindo. Hoje se espera que elas contribuam de modo efetivo na promoção de estudos científicos que contribuam para embasar políticas nacionais em temas importantes para o País em CT&I.
A ABC congrega os mais eminentes cientistas nas Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais.
De acordo com a ABC, os membros afiliados são indicados pelos vice-presidentes regionais da Academia. A categoria foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando à descentralização das atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país.
http://www.abc.org.br/rubrique.php3?id_rubrique=239
http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3080