sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

CTC/PUC-Rio participará de Olímpiada Universitária Internacional de Matemática

Três alunos da PUC-Rio vão competir na Bulgária com universitários do mundo inteiro e prometem repetir bons resultados de 2011 e 2012

 

Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) participará, mais uma vez, da International Mathematics Competition for University Students 2014 (IMC), que será realizada de 29 de julho a 4 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária.  A universidade será representada por três alunos do curso de Matemática: Rafael Miyazaki, do segundo período, João Carnevale, do quarto período, e Daniel Carletti, do sexto período.


 A PUC-Rio tem um histórico muito bom dentro da competição. O aluno Renan Henrique Finder conquistou medalha de ouro em 2011 e 2012. Matheus Secco e Hugo Fonseca conquistaram prata em 2011 e ouro em 2012 e Ricardo Turolla Bortolotti, após ter conquistado Menção Honrosa em 2010, ganhou medalha de bronze em 2012.

A IMC recebe alunos de ponta de todo o mundo e cerca de 300 estudantes são premiados, divididos pelas categorias First Prize/Medalha de Ouro, Second Prize/Medalha de Prata, Third Prize/Medalha de Bronze e Honorable Mention/Menção Honrosa. Diferente do que possa parecer, a competição não é nada fácil. Reúne boa parte da nata internacional dos estudantes universitários de Matemática e é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas, cada uma com cinco questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

 

Ao selecionar os alunos para a IMC, o CTC/PUC-Rio valorizou o desempenho de cada um em sala de aula e nas provas, além dos resultados nas últimas competições que participaram”, conta o Prof. Nicolau Saldanha, do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio. Ele explica que os três alunos selecionados entendem tanto do assunto que, coincidentemente, ingressaram na PUC-Rio através da prova Desafios, tradicional prova realizada pelo CTC com o objetivo de descobrir novos talentos e oferecer aos medalhistas de ouro e prata a oportunidade de estudar de graça na universidade. Os três também são bolsistas Arquimedes, uma iniciativa do Departamento de Matemática, que desde 2009 capta junto à iniciativa privada doações que financiam bolsas de R$ 500 mensais para os melhores alunos do seu Bacharelado. Rafael, no entanto, por também ser bolsista no IMPA, não recebe a bolsa, mas tem em seu currículo o título de Bolsista Arquimedes por mérito acadêmico. 

 

Rafael, Daniel e João já são veteranos em Olimpíadas e colecionam títulos importantes. João Carnevale, 19 anos, estudante do quarto período, participa de competições como esta desde o ensino fundamental e médio. Conquistou dois ouros e três pratas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), já que sempre foi aluno do Colégio Pedro II. Carnevale está confiante para o novo desafio, embora tenha assumido que achou o nível das questões bem elevado. 

 

Daniel Carletti, de 20 anos, passou para o sexto período de Matemática e foi estudante do Colégio Santo Agostinho. Já participou da Olimpíada de Matemática do Rio de Janeiro, da Olimpíada Brasileira de Física e da Olimpíada Brasileira de Matemática no nível universitário, na qual levou a medalha de bronze.  Daniel e João estão se preparando juntos para a competição, refazendo provas antigas. “O interessante é que o gabarito nem sempre traz uma única resposta certa. Eles valorizam muito mais o desenvolvimento da questão, o raciocínio, a forma como você entendeu o problema para chegar àquele resultado”, explica Carnevale.

 

Rafael Miyazaki, paulista de 19 anos, além de estudante do Departamento de Matemática da PUC-Rio, também cursa mestrado no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Rafael está passando do primeiro para o segundo período e tem um extenso currículo e muita experiência em competições do gênero. Miyazaki é bolsista Arquimedes, mas não recebe o dinheiro por ter bolsa de mestrado no IMPA. Apesar da pouca idade, ele já participou de diversas olimpíadas diferentes, incluindo Física, Astronomia, Linguística, Informática, Química, entre outras. Miyazaki concorreu duas vezes da Internacional Mathematical Olympiad (IMO), conquistando medalha de bronze em 2012 e prata em 2013. Também participou da Olimpíada Brasileira de Matemática desde a quinta série e conquistou medalhas em todos os anos. No ensino médio, conquistou três de ouro e uma de bronze. Na Ibero-americana foi ouro em 2012 e prata em 2013.

 

Rafael acumula um total de 45 medalhas e, comparativamente, está à frente dos outros dois candidatos do CTC, por já fazer uma pós-graduação, mas, segundo ele, o fato de fazer mestrado no IMPA não ajuda muito em competições, “Uma coisa não tem muito a ver com a outra. A questão da olimpíada é mais uma disciplina para estudar. E isso eu já tenho desde o ensino médio”, ressalta o aluno. Como João e Daniel, ele está refazendo provas antigas e estudando sozinho, está otimista para a competição e acha que volta com um bom resultado para a PUC-Rio e para o Brasil.

Compartilhe