sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

LNCC PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

Lançado, no dia 24 de novembro, em Brasília, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) − plataforma online desenvolvida com o objetivo de estimular e facilitar a publicação, integração, acesso e uso da informação sobre a biodiversidade brasileira, subsidiando pesquisas e apoiando o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação e ao seu uso sustentável. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) é responsável pelo desenvolvimento e hospedagem do sistema que agrega, armazena e disponibiliza os dados de biodiversidade. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) hospeda a página institucional do SiBBr.
Em 2011, o Governo Brasileiro, por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), iniciou a implementação do projeto "Gerenciamento e uso de informações para ampliar a capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade", a partir do qual foi criado o SiBBr.
O SiBBr é o nó brasileiro do GBIF, a rede global de sistemas de informação em biodiversidade, e tem como meta, até o final de 2016, disponibilizar mais de 2,5 milhões de registros de ocorrência de espécies a partir de coleções biológicas no Brasil e no exterior . Além dessas informações, estão sendo integradas diversas bases de dados de coleções biológicas brasileiras que já se encontram online.
A publicação de dados no SiBBr é um serviço gratuito, alinhado  com os compromissos assumidos pelo Brasil como signatário de convenções internacionais, construído a partir de uma rede colaborativa de instituições e atores que geram, transformam e consomem informações sobre a biodiversidade brasileira, incentiva a participação de membros de todos os setores interessados na biodiversidade brasileira, incluindo instituições governamentais e não-governamentais, organizações do setor privado, pesquisadores, estudantes e educadores, entre outros.
A equipe do SiBBr oferece um programa de treinamento básico e avançado no uso de serviços e ferramentas para a digitalização, publicação, uso e análises de dados e informação sobre biodiversidade. Os cursos são oferecidos no Programa de Verão de 2015 do LNCC.
 
Para mais informações sobre o SiBBr, acesse: http://www.sibbr.gov.br/
Para participar do Programa de Verão do LNCC, acesse: http://goo.gl/lIiX9A
Para assistir a vídeo-aulas, acesse: https://www.youtube.com/user/SiBBr
 

Compartilhe