sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

CeMEAI firma novas parcerias

CeMEAI firma parceria com a Reenvolta
A Reenvolta Socioambiental é a mais nova parceira do CeMEAI. A cooperativa de trabalho de profissionais da área socioambiental firmou convênio com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria para que os pesquisadores da área de Modelagem de Risco atuem como facilitadores, desenvolvendo ferramentas estatísticas adequadas para a gestão dos resíduos sólidos municipais. Para o pesquisador Francisco Louzada, “com isso os gestores terão a possibilidade de visualizar de forma inteligente não só o quanto se produz do resíduo nos municípios, mas também poderão saber para onde eles estão sendo levados e se o que é descartado tem potencial para ser reciclável". Mais informações:
http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/8-default/222-firmado-convenio-entre-a-reenvolta-e-o-cemeai
___________________________________________________________________________________________________
CeMEAI firma parceria com a Fultec Inox
Uma parceria feita entre pesquisadores do CeMEAI e a Fultec Inox, fundição de pequeno porte, localizada no Distrito Industrial de São Carlos, garantiu uma redução considerável no tempo gasto para selecionar as peças para cada fusão no forno da empresa. Antes o processo era feito manualmente e levava em média duas horas para ser concluído. Agora, demora no máximo cinco minutos.
Esta grande redução tem explicação: os pesquisadores visitaram a empresa, conheceram todo o processo de fundição, acompanharam as etapas e tiveram acesso a informações fornecidas pela indústria. Com os dados em mãos e coordenados pela professora do ICMC/USP e pesquisadora do CeMEAI Franklina Toledo, eles começaram um estudo para analisar como seria possível melhorar a ocupação do forno e garantir menos perdas nas peças. mais informações:
http://www.cemeai.icmc.usp.br/noticias/8-default/221-cemeai-ajuda-a-otimizar-cargas-em-fundicao-de-pequeno-porte-em-sao-carlos

Compartilhe