sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Seminário de Coisas Legais – Como estar certo mesmo estando errado

O próximo Seminário de Coisas Legais será na sexta-feira, dia 13. E o tema parece bem intrigante: “como estar certo mesmo estando errado”. Quem vai esclarecer isso por meio de demonstração do primeiro Teorema de Gödel é a aluna do segundo ano do curso de Matemática do ICMC, Amanda Figur.
O matemático austríaco Kurt Gödel surpreendeu não só os pesquisadores das ciências exatas, mas toda a comunidade acadêmica. Ele provou que uma única teoria de tudo é impossível. Basicamente, o teorema da incompletude postula: “qualquer teoria efetivamente gerada capaz de expressar aritmética elementar não pode ser tanto consistente quanto completa. Em particular, para qualquer teoria formal consistente e efetivamente gerada que prova certas verdades aritméticas básicas, existe uma afirmação aritmética que é verdadeira, mas que não pode ser provada em teoria.”
O Seminário de Coisas Legais vai ser no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. E começa às 13h13. Para participar não é preciso conhecimento específico. A palestra exige apenas conhecimentos básicos sobre números naturais, funções e linguagem de programação.

Compartilhe