sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Abertura de Chamadas para o Uso do Supercomputador do LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) inaugura, no dia 14 de dezembro, em sua sede, em Petrópolis/RJ, o supercomputador Santos Dumont, considerado o maior da América Latina.
 
A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) integrará o supercomputador ao SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho) − uma rede de centros de computação de alto desempenho distribuídos pelo Brasil, instituída pelo MCTI e coordenada pelo LNCC.
 
O equipamento foi desenvolvido na França e adquirido da empresa francesa ATOS/BULL faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI MAIOR), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do acordo Brasil/França em Computação de Alto Desempenho.Os recursos para aquisição, instalação e operação do sistema no primeiro ano foram alocados pelo MCTI através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (R$60.000.000) via FINEP.
 
O LNCC anuncia a abertura do recebimento de propostas para uso do supercomputador Santos Dumont (SDumont), localizado em sua sede em Petrópolis-RJ. O SDumont possui capacidade instalada de processamento na ordem de 1,1 Petaflop/s, e atua como nó principal (Tier-0) do SINAPAD.

Compartilhe