sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Nota de Falecimento – Professor Jim Douglas Jr. (1928-2016)

É com pesar que informamos à comunidade científica brasileira que o Professor Jim Douglas Jr. faleceu no dia 27/4/2016, aos 88 anos. Jim concluiu seu doutorado em matemática na Rice University, em 1952. Trabalhou na indústria do Petróleo por 5 anos e depois ingressou na carreira docente, atuando nas seguintes universidades: Rice University, Universityof Chicago e PurdueUniversity.
 
Jim Douglas contribuiu de modo incisivo para o progresso e a consolidação da área de pesquisa associada à solução numérica de equações diferenciais parciais. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de métodos numéricos para a simulação de escoamentos multifásicos em reservatórios de petróleo.
Em sua carreira, Jim publicou mais de 200 trabalhos científicos e o impacto de sua obra pode ser evidenciado nas informações do MathematicsGenealogy Project: ele orientou 42 estudantes de doutorado e, hoje, possui 361 descendentes. Na verdade, a sua influência no desenvolvimento da matemática aplicada e computacional foi ainda mais marcante, pois esses números não incluem seus alunos de pós-doutorado.
Jim teve uma ligação forte com a comunidade de matemática aplicada e computacional brasileira, em especial com a SBMAC, tendo participado do corpo editorial do periódico Computational and Applied Mathematics (CAM, atualmente CoAM) desde a sua fundaçãoem 1981. Em 1992, tornou-se um dos seu seditores principais. Um número especial da revista foi publicado na ocasião dos seus 70 anos.
Despedimo-nos deste ilustre pesquisador com uma cena que muitos de seus colaboradores e orientandos devem ter presenciado. “Reunião no escritório. Assunto: método numérico. Jim Douglas diante do computador, aparentemente calmo. Pé apoiado no chão e movimento repetitivo da perna, joelho subindo e descendo compassadamente. Ansiedade de resolver aquele problema e partir logo para outro desafio.”
 
Acesse o link abaixo para deixar sua mensagem e condolências para a família. 
Texto preparado por
Cesar Almeida, Felipe Pereira e Frederico Furtado
Ex-alunos e colaboradores do Prof. Jim Douglas

Compartilhe