sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Pesquisador do IMPA ganha um dos maiores prêmios da França

Uma equipe de matemáticos brasileiros e franceses, liderada pelo pesquisador Marcelo Viana, atual diretor geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi distinguida com o Grand Prix Scientifique Louis D., considerado o principal prêmio científico da França.
Viana também preside o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos, o mais importante evento científico dessa área, que será realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2018.
O Grand Prix Scientifique Louis D. tem o valor de 450.000 euros (cerca de R$ 1,8 milhão) e é atribuído anualmente pela Academia de Ciências da França a um ou dois projetos na vanguarda da pesquisa, em qualquer domínio da Ciência. Esta é a primeira vez que ele é concedido na área de Matemática. O prêmio é financiado pela Fondation Louis D., organização criada em 1999 por meio de doação privada anônima, com o objetivo de encorajar a pesquisa científica. Em 2016 o prêmio será compartilhado pelos pesquisadores Marcelo Viana, do IMPA, e François Labourie, da Universidade de Nice (França).
A equipe coordenada por Viana é formada por jovens pesquisadores de diversas instituições brasileiras e francesas, e tem por objetivo o estudo dos sistemas chamados caóticos, cuja evolução no tempo é fortemente imprevisível e que, por isso, requerem ferramentas geométricas e probabilísticas muito sofisticadas para serem analisados. Além disso, o projeto visa a promover uma colaboração científica cada vez mais intensa entre os dois países em diversas áreas da Matemática.
Para mais informação, acesse o link: 

Compartilhe