sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Trabalhos do ICMC são premiados em Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Um artigo e uma dissertação de mestrado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram reconhecidos no V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais.
O artigo Investigando o Impacto da Característica de Impulsividade na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional recebeu o prêmio de melhor artigo do 27º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) – Trilha 5, evento que fez parte do Congresso. No total foram mais de 500 trabalhos submetidos ao SBIE e 133 destes foram aceitos para publicação (26%) como artigo completo. O trabalho é de autoria da aluna de doutorado Rachel Reis, em conjunto com a mestranda Kamila Lyra, o professor Seiji Isotani e com a pesquisadora Carla Rodriguez, que realizou pós-doutorado no ICMC. Dando continuidade a esse projeto na área de tecnologias educacionais, atualmente Rachel realiza seu doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com apoio da Fundação Lemann.

Já no Concurso de Teses e Dissertações, o trabalho Explorando o Impacto da Gamificação na Redução do Gaming the System em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, de autoria de Laís Zagatti Pedro e Seiji Isotani ficou em terceiro lugar. Laís fez mestrado no ICMC sob orientação do professor Seiji. No total, 23 dissertações foram submetidas ao concurso, provindas de todas as regiões do Brasil. Na primeira fase, os trabalhos foram analisados em sua íntegra por dois avaliadores e os que receberam maior pontuação foram selecionados para a segunda fase do concurso. Nessa segunda fase, os trabalhos foram apresentados no CBIE, em sessão específica, com a presença de uma comissão avaliadora, sendo classificados os três melhores.

Sobre o evento – O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação, em nível internacional, que busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, acadêmica, profissional, governamental e empresarial na área de informática na educação. Assim, visa promover discussões e propor soluções para melhorias na educação com o apoio da tecnologia da informação e comunicação.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Compartilhe