2019

Notícias (

21/12/2017

)
Mensagem de Boas Festas e Balanço de atividades

Prezado(a) Associado(a),

Em nome das Diretorias da SBMAC, nos biênios 2014-2015 e 2016-2017, queremos agradecer vossa colaboração em prol de nossa Sociedade, neste ano em que estamos às vésperas de completar 40 anos de existência.

Ao mesmo tempo que chegamos ao final deste difícil ano de 2017, fechamos mais um ciclo de nossa querida Sociedade Científica, ao completarmos nossa segunda gestão à frente da SBMAC. As duas últimas Diretorias, à exemplo das que nos antecederam, se empenharam em cumprir os propósitos de nossa Sociedade, num esforço contínuo em propor e implementar ações para o fortalecimento e aumento do impacto dos nossos veículos de divulgação da produção científica, consolidação e busca contínua da excelência em nossos eventos científicos, melhor estruturação e apoio às iniciativas dos nossos Associados agrupados nas Divisões Regionais e Comitês Temáticos, intensificação da articulação com Sociedades Científicas do país e do exterior,  bem como o aperfeiçoamento de nossos processos administrativos, com redução da burocracia, ampliação dos canais de comunicação com os Associados, e preocupação constante com a sustentação financeira da SBMAC. 

Em vez de listar um resumo das realizações efetivadas ao longo deste ano, solicitamos que leiam em nossa página, na Área do Associado, as atas da 40a Assembleia Geral da SBMAC (20/Set/17), da 4a Reunião do Conselho no Biênio 2016-2017 (18/Set/17) e da 5a Reunião da Diretoria no Biênio 2016-2017 (18/Set/17), que serão disponibilizadas em breve. Nestas atas são feitos relatos dos resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, alcançados nos últimos quatro anos. Destacamos, porém, a significativa elevação do fator de impacto da revista Computational and Applied Mathematics (CoAM), bem como a classificação no Qualis em algumas áreas de avaliação da CAPES, tanto da CoAM quanto da TEMA, as avaliações externas independentes relativas às três últimas edições do CNMAC (Natal 2014, Gramado 2016 e São José dos Campos 2017) tendo alcançado acima de 95 % de avaliações Boas/Excelentes, criação de novos Comitês Temáticos (CTs), realização de eventos a partir destes CTs, bem como o aumento do número de ERMACs realizados pelas divisões Regionais, aumento do número de acordos e da parceria com as principais Sociedades Científicas do país e do exterior com áreas de atuação afins aos propósitos da SBMAC, e, finalmente, mas não menos importante, o aumento dos recursos financeiros em caixa. Apesar da redução do saldo no final dos exercícios de 2014 e 2015, alcançamos ao final de 2017 quase o dobro do que tínhamos no último dia de 2013.

Em nome de todos os envolvidos no trabalho realizado pelas Gestões 2014-2015 e 2016-2017, fazemos agradecimentos especiais por todo apoio recebido dos Associados, Conselheiros, Coordenadores das Regionais, Editores, Comitês dos Eventos, CAPES, CNPq, FAPs e Patrocinadores. 

Com uma expectativa muito positiva para o novo ciclo que se inicia em nossa Sociedade, fazemos votos de uma excelente gestão para o Prof. Carlile Lavor, Presidente Eleito para o Biênio 2018-2019, juntamente com sua equipe. Os desafios pela frente são muitos e ressaltamos que nossa Sociedade possui um elevado grau de organização e sofisticação. Sua pujança pode ser medida pelo elevado número de atividades que são realizadas em paralelo. Temos certeza de que o time está à altura do desafio, e convidamos nossos Associados a apoiar nossos novos gestores com ideias e ações.

Finalizando, desejamos a todos, e respectivas famílias, Boas Festas, e que em 2018 consigamos prosseguir superando as enormes dificuldades que continuam surgindo.

Cordialmente,
Prof. Antônio José da Silva Neto
Presidente da SBMAC
Biênios 2014-2015 e 2016-2017  
 

 

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.