sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2018 – Nº 01 – 10/01/2018

# 1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
## 1.1. A Diretoria da SBMAC para o biênio 2018-2019, sob a presidência do Prof. Carlile Lavor, iniciou seu mandato no dia 01 de janeiro. A nova Diretoria agradece imensamente aos membros que concluíram seus mandatos em 2017 por sua incansável dedicação à promoção da Matemática Aplicada e Computacional no Brasil. Apesar de um contexto político-econômico complicado, houve um considerável fortalecimento científico e financeiro da nossa Sociedade nesse período.

Conclamamos os associados a proporem e participarem das atividades organizadas pela nossa Sociedade, que, com muito vigor, irá completar 40 anos de existência no próximo mês de novembro. É um bom momento para lembrar de toda a sua história, refletir sobre seus principais objetivos e projetá-la em um futuro repleto de desafios, onde o poder da Matemática pode contribuir com o desenvolvimento de uma nação carente de Educação, Ciência e Tecnologia.
A nova Diretoria é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Carlile Campos Lavor
1º Vice-Presidente: Edson Luiz Cataldo Ferreira
2º Vice-Presidente: Luiz Mariano Paes de Carvalho Filho
Secretário-Geral: Carlos Hoppen
1º Secretário: Pablo Martín Rodríguez
2º Secretário: Ricardo Coelho Silva
Tesoureiro: Kelly Cristina Poldi

Ademais, cinco novos conselheiros iniciaram seu mandato para o período de 01/2018 a 12/2021. São eles:
1. Sandra Mara Cardoso Malta
2. José Alberto Cuminato
3. João Frederico da Costa Azevedo Meyer
4. José Mário Martinez Perez
5. Rubens Sampaio

## 1.2. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC – UFLA 2018), será realizado entre os dias 4 e 6 de abril de 2018 em Lavras. O prazo para submissão de trabalhos encerra no dia 31 de janeiro de 2018. ()

## 1.3. Submissão de Trabalhos para os Prêmios da SBMAC (CNMAC 2018)
De 18 de dezembro de 2017 a 14 de abril de 2018 estão abertas as candidaturas para os Prêmios da SBMAC (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) que serão entregues na abertura do CNMAC 2018 a ser realizado entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018 naUNICAMP, Campinas/SP ().
As submissões devem ser feitas através dos formulários eletrônicos, específicos para cada tipo de Prêmio.
Os resultados serão divulgados no dia 19 de junho de 2018 nas páginas da SBMAC e do CNMAC 2018.
São candidatos os trabalhos concluídos no período de 01 de abril de 2017 a 31 de março de 2018 (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado).
Recomenda-se aos interessados que leiam atentamente o Regulamento dos Prêmios, disponível no endereço
Mais informações acesse:

# 2. OUTROS AVISOS

## 2.1. O CEPID-CeMEAI divulgou um relato em vídeo sobre um problema proposto pela Embraer no III Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, realizado em julho de 2017 no ICMC/USP, em São Carlos-SP.

## 2.2. A IFORS divulgou uma chamada de artigos para uma edição especial com o tema “Developments in Optimization for SmartCities”. O prazo para submissão é 30 de setembro de 2018. Mais informações podem ser encontradas em

## 2.3. A MathWareand Soft Computing Magazine anunciou o lançamento da sua edição de dezembro, que está disponível através do link

# 3. EVENTOS

## 3.1. O II Encontro de Biomatemática – EncBioMat – será realizado entre os dias 21 a 23 de fevereiro de 2018 na UNICAMP, Campinas/SP. O prazo para inscrições com desconto encerra-se no dia 20 de janeiro.

## 3.2. O I Encontro Paranaense de Mulheres na Matemática ocorrerá em Curitiba nos dias 26 e 27 de abril de 2018. Este evento é uma parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), sendo parte das comemorações do Biênio da Matemática. Mais informações podem ser encontradas em

## 3.3. A 37a. Conferência Anual da North American FuzzyInformationProcessingSociety (NAFIPS 2018) e o 5o. Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy (CBSF 2018) ocorrerão conjuntamente no período de 4 a 6 de Julho de 2018 na cidade de Fortaleza-CE. As propostas para sessões especiais encerram-se no dia 21 de janeiro, as propostas de minicurso em 4 de fevereiro e a submissão de trabalhos completos em 21 de fevereiro. Mais informações em

# 4. OPORTUNIDADES

## 4.1. Encontram-se abertas até o dia 2 de fevereiro de 2018 as inscrições para a seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação da UERJ em Ciências Computacionais (CComp), na turma com início em 2018/1° semestre. Mais informações podem ser encontradas em

## 4.2. O Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia oferece cinco bolsas de pós-doutoramento da agência Fapesp junto ao Projeto Temático “A relevância dos pequenos corpos em Dinâmica Orbital”. Os candidatos devem ter experiência em aplicações de Dinâmica Planetária e/ou Dinâmica de Sondas Espaciais. Os projetos deverão ser desenvolvidos na UNESP, Campus de Guaratinguetá, ou no INPE de São José dos Campos. Os projetos a serem desenvolvidos são:
– Órbitas de satélites e anéis planetários através de dados de missões espaciais;
– Análise de atitude e órbita de uma missão a um asteroide triplo;
– Acoplamento spin-órbita em dinâmica do Sistema Solar;
– Dinâmica envolvendo pequenos corpos em encontros próximos;
– Formação planetária.
– Interessados devem enviar CV Lattes e declaração do projeto de interesse até 03 de março para Silvia GiuliattiWinter ().

Compartilhe