sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Nota de falecimento Professor Chaim Samuel Hönig

O Professor Chaim nasceu em Berlim em 1926, filho de judeus poloneses. A família imigrou para Porto Alegre em 1937. Influenciado por ex-alunos da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP que lecionavam em Porto Alegre, resolveu vir estudar Matemática em São Paulo. Tornou-se aluno da FFCL-USP em 1946, bacharel em 1948, assistente do catedrático Edson Farah em 1951, doutor em Matemática em 1952, assistente do catedrático Mário
Schenberg em 1960 e regente de cátedra contratado da FFCL em 1964.
Foi idealizador e coordenador do primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado em Poços de Caldas em 1957, primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, primeiro editor-chefe do Boletim da SBM, diretor do Instituto de Física Teórica (que hoje é parte da Unesp), membro do Conselho Técnico-Científico do IMPA e membro do Conselho Deliberativo do CNPq.
É autor de vasta bibliografia matemática escrita em português e teve forte influência no ensino e na criação de uma cultura acadêmica no IME, fundado em 1970.
Informações mais detalhadas sobre sua trajetória, sua produção científica e descendência acadêmica podem ser encontradas na tese de doutorado. As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o Desenvolvimento da Matemática Brasileira, de Mariana Feiteiro Cavalari (Unesp-Rio Claro).
 

Compartilhe