sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Aplicações da Matemática Aplicada e Computacional a problemas importantes da sociedade

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) divulga dois projetos em que a Matemática Aplicada e Computacional é utilizada para a solução de problemas importantes de nossa sociedade: o desenvolvimento de ferramentas computacionais para aperfeiçoar exames de endoscopia e o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na redução do número de acidentes de trânsito.

O primeiro projeto trata de inteligência computacional para a área médica. Essa é a aplicação buscada por pesquisadores do Brasil e da Alemanha que estão desenvolvendo um sistema para melhorar a detecção de problemas de saúde em exames de endoscopia. Atualmente, os exames duram cerca de dez minutos e demandam que o médico fique o tempo todo procurando anomalias na imagem. A ideia do programa é, assim que o exame começa, rastrear algumas áreas daquele vídeo que possam ser um pouco mais problemáticas, ou seja, nas quais o médico tem que prestar um pouco mais de atenção. Uma reportagem em vídeo sobre a pesquisa está disponível no Facebook do CeMEAI, em https://goo.gl/2A9roG, no site, em https://goo.gl/RwRPDL, e no Twitter, em https://goo.gl/qRL3Wt.

O segundo projeto surgiu da seguinte pergunta de estudantes de Engenharia da USP de São Carlos. Como diminuir as 47 mil mortes que ocorrem todos os anos no trânsito no Brasil? Essa pergunta motivou-os a criar um aplicativo baseado em gamificação para diminuir os acidentes de trânsito: o Arquimedes. Eles desenvolveram o projeto dentro do Renault Experience (RX), um programa de incentivo a novas startups e tecnologias no Brasil e patrocinado pela montadora de automóveis Renault. Mais informações sobre o aplicativo e o concurso estão disponíveis no site do CeMEAI, em https://goo.gl/b6JLqz, no Facebook, em https://goo.gl/N1sRGn, e no Twitter, em https://goo.gl/N9gH4E.

 

 

Compartilhe