sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2018 – Nº 29 – 08/08/2018

# 1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
## 1.1 O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2018) será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018.
A Programação Preliminar do evento está disponível no site , assim como informações sobre categorias e valores das inscrições.
A festa de confraternização do CNMAC 2018 será por adesão no dia 19 de setembro, às 19:30h, no Salsa con Ají Restobar. Será um momento para que todos(as) desfrutem de boa comida, excelente música e algumas horas de descontração. Esta é mais uma oportunidade de se aproximar às pessoas da nossa comunidade! Com o intuito de garantir o maior número de participantes neste encontro, a Comissão Organizadora do CNMAC decidiu estender o preço promocional para quem aderir até o dia 04 de setembro. O convite pode ser adquirido on-line através do sistema de inscrição do CNMAC. Mais informações:

## 1.2. O Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC – UFES 2018) será realizado de 22 a 24 de novembro de 2018 em São Mateus-ES. O período para submissão de trabalhos será de 17 de setembro a 19 de outubro de 2018. ()

## 1.3. O II Joint Meeting Brazil-Spain in Mathematics será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2018 em Cádiz-Espanha. Essa é a segunda reunião das sociedades brasileiras (SBMAC e SBM) e espanholas (RSME e SEMA) de Matemática. ()

## 1.4. O Comitê Editorial da série NoMA (Notas em Matemática Aplicada), publicada pela SBMAC, convida os autores interessados a submeter propostas de livros para publicação. Esta série é dedicada a textos em todas as áreas de atuação da Sociedade. O formato de submissão é em fluxo contínuo, e as propostas podem ser apresentadas a qualquer momento através do link . Os livros devem ter entre 80 e 150 páginas, ser escritos em português, e de preferência em tópicos ainda não disponíveis em formato de livro, pelo menos em língua portuguesa. O público-alvo são alunos em final de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores.
Publicar pela NoMA garante grande visibilidade dos trabalhos, além de ser um registro perene das áreas de atuação dos membros da SBMAC. O corpo editorial é diverso, tentando cobrir várias das áreas de interesse da SBMAC. Boa parte dos livros está relacionada a minicursos de edições do CNMAC e, frequentemente, os autores são convidados a lecionar durante o principal encontro anual da Sociedade. Exemplares digitais estão disponíveis gratuitamente em

# 2. OUTROS AVISOS

## 2.1. A licenciada em Matemática Júlia Jaccoud, formada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP-São Paulo, produz o canal Matemaníaca, no YouTube, cujo objetivo é divulgar a Matemática para o grande público. Mais informações:

## 2.2 Pesquisa Gender Gap – International Council for Science. Está sendo realizada uma ampla pesquisa internacional com o objetivo de quantificar e qualificar o “gender gap” – a discrepância da participação de mulheres e de homens nas áreas de ciências da natureza, matemática, computação, história e filosofia da ciência e tecnologia. Trata-se de um grande esforço internacional, efetivado através de uma colaboração estabelecida entre onze instituições parceiras, todas elas uniões científicas internacionais, organizações não-governamentais e a UNESCO. A pesquisa ficará aberta até 31 de outubro de 2018 e pode ser acessada através do link ()

# 3. EVENTOS

## 3.1. O International Workshop on Lot Sizing (IWLS 2018) será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto de 2018 no Itamambuca Eco Resort em Ubatuba-SP. ()

## 3.2. A Escola Latino Americana de Matemática 2018 será realizada entre os dias 27 de agosto e 06 de setembro de 2018 na UFABC em Santo André-SP. ()

## 3.3. O XXI Encontro Nacional de Modelagem Computacional (XXI ENMC) e o IX Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais (IX ECTM) serão realizados entre os dias 08 e 11 de outubro de 2018 em Búzios-RJ. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 17 de agosto de 2018. ()

## 3.4. O Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações (XII ENAMA) será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro de 2018 em Brasília-DF. Todas as informações sobre o evento, inclusive uma programação preliminar com os convidados confirmados, encontram-se no link: ()

Compartilhe