2019

Notícias (

20/11/2018

)
Pesquisa promove importante passo na direção da compreesão de arritmias fatais durate o infarto agudo

Ectopic beats arise from micro-reentries near infarct regions in simulations of a patient-specific heart model

A pesquisa foi liderada por pesquisadores brasileiros e conta com a colaboração de pesquisadores da Espanha, Alemanha e Inglaterra. 
Neste trabalho ajudamos a desvendar um enigma de mais de 50 anos, ao descrever como arritmias cardíacas fatais surgem durante um episódio de infarto agudo. Os métodos utilizados combinam modernas técnicas não invasivas de modelagem matemática e computacional do coração e imagens de ressonância magnética cardíaca de pacientes. Além disso, o uso dos modelos e métodos desenvolvidos permitiu a primeira avaliação de um protocolo que tem o potencial de testar e quantificar a natureza pró-arrítmica de algumas regiões específicas do coração. Assim, o pipeline de métodos proposto pode ser extremamente útil para o planejamento e otimização de intervenções clínicas no coração.

Mais informações acesse o link: 

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.