sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2018 – Nº 42 – 14/11/2018

# 1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
## 1.1. Em virtude do feriado Proclamação da República (15/11), a Secretaria da SBMAC não funcionará no dia 16/11 (sexta-feira). Retornaremos às atividades na segunda-feira (19/11).

## 1.2. Chamada da TEMA para trabalhos apresentados no CNMAC2018
A Revista TEMA (Tendências em Matemática Aplicada e Computacional) convida autores de trabalhos apresentados no CNMAC 2018 a submeter artigos à revista até o dia 10/12/2018.
Todos os artigos submetidos serão enviados para revisores para avaliação, seguindo o procedimento usual da TEMA. A apresentação do trabalho no CNMAC2018 não é garantia de aceitação do artigo pela revista TEMA.
Espera-se que o artigo submetido tenha resultados adicionais em comparação ao trabalho apresentado no evento. Entretanto, esclarecemos e relembramos que os trabalhos (resumos e trabalhos completos) apresentados no CNMAC 2018, na sua forma atual, já serão publicados no Proceeding Series of SBMAC (), conforme as regras do evento.
Por fim, recomendamos fortemente que todos os artigos sejam enviados em inglês, tendo em mente a internacionalização do periódico.
As regras de submissão para a TEMA, assim como o template, estão no endereço:

## 1.3. O Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC – UFES 2018) será realizado de 22 a 24 de novembro de 2018 em São Mateus-ES. O periódico PECEN () publicará uma edição especial com trabalhos do evento. ()

## 1.4. O II Joint Meeting Brazil-Spain in Mathematics será realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2018 em Cádiz-Espanha. Essa é a segunda reunião das sociedades brasileiras (SBMAC e SBM) e espanholas (RSME e SEMA) de Matemática. ()

## 1.5. O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019) será realizado de 16 a 20 de setembro de 2019 em Uberlândia-MG.
Está aberto, até o dia 16 de dezembro de 2018, o período de proposição de atividades para o CNMAC 2019. Os interessados têm a oportunidade de propor minissimpósios e minicursos, além de sugerir nomes para plenaristas. Informações específicas sobre essa chamada encontram-se em:
Mais informações:

# 2. OUTROS AVISOS

## 2.1. Foram publicados resultados de uma pesquisa liderada por pesquisadores brasileiros, com a colaboração de pesquisadores da Espanha, Alemanha e Inglaterra, que ajuda a descrever como arritmias cardíacas fatais surgem durante um episódio de infarto agudo. Os métodos utilizados combinam técnicas de modelagem matemática e computacional do coração e imagens de ressonância magnética cardíaca de pacientes. Além disso, o uso dos modelos e métodos desenvolvidos permitiu a primeira avaliação de um protocolo que tem o potencial de testar e quantificar a natureza pró-arrítmica de algumas regiões específicas do coração. Assim, o pipeline de métodos proposto pode ser extremamente útil para o planejamento e otimização de intervenções clínicas no coração. Mais informações:

## 2.2 O prazo para responder à Pesquisa Gender Gap – International Council for Science foi estendido até o dia 30 de novembro de 2018. Está sendo realizada uma ampla pesquisa internacional com o objetivo de quantificar e qualificar o “gender gap” – a discrepância da participação de mulheres e de homens nas áreas de ciências da natureza, matemática, computação, história e filosofia da ciência e tecnologia. Trata-se de um grande esforço internacional, efetivado através de uma colaboração estabelecida entre onze instituições parceiras, todas elas uniões científicas internacionais, organizações não-governamentais e a UNESCO. )

# 3. EVENTOS

## 3.1. Os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) realizarão diversos cursos de verão no período de 7 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019. Alunos (de graduação ou pós-graduação) interessados em receber auxílio financeiro devem realizar inscrição até 14 de dezembro de 2018. ()

## 3.2. O Interpore 11th Annual Meeting será realizado entre os dias 6 e 10 de maio de 2019 em Valencia, Espanha. O prazo para submissão de trabalho encerra no dia 20 de novembro de 2018. ()

## 3.3. A conferência 14th International Computer Science Symposium in Russia (CSR 2019) será realizada entre os dias 1 e 5 de julho de 2019 em Novosibirsk, Rússia. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 23 de dezembro de 2018. ()

# 4. OPORTUNIDADES

## 4.1. O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do PNPD Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) abre processo seletivo para pós-doutorado. As inscrições encerram-se no dia 25 de novembro de 2018. ()

## 4.2. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abre processo seletivo para mestrado em Modelagem Matemática. As inscrições encerram-se no dia 14 de dezembro de 2018. ()

## 4.3. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abre processo seletivo para Professor Visitante. As inscrições encerram-se no dia 05 de fevereiro de 2019. ()

## 4.4. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre processo seletivo para mestrado e doutorado em Modelagem Computacional. Maiores informações:

## 4.5. O Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo – LaMEP, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e com o CENPES/PETROBRAS (Processo 2018/00051-8), abre processo seletivo para pós-doutorado. Maiores informações:

Compartilhe