2019

Notícias (

15/01/2019

)
II Congresso Conjunto Espanha-Brasil de Matemática

O II Congresso Conjunto Espanha-Brasil de Matemática ocorreu entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2018 na Universidade de Cádiz, Espanha. Este evento foi organizado pela Real Sociedad Matemática Española (RSME), Sociedad Española de Matemática Aplicada/ (SEMA), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e é um dos eventos satélites do International Congress on Industrial and Applied Mathematics 2019 (ICIAM 2019) que ocorrerá em Valência, Espanha, entre os dias 15 e 19 de julho de 2019. Este segundo encontro teve, aproximadamente, 300 inscritos, e as atividades científicas se desdobraram em 8 sessões plenárias, 22 sessões especiais, uma mesa redonda e duas sessões de pôsteres. Duas das plenárias foram apresentadas por pesquisadores indicados pela SBMAC: Sandra Augusta Santos (IMECC, UNICAMP), cuja palestra se entitulou "On the Solution of Nonlinear Least-Squares Problems: Recent Contributions and Perspectives", e Luís Gustavo Nonato (ICMC, USP, São Carlos), com a palestra "Spatio-Temporal Data Analytics via Graph Signal Processing". Estes mesmos pesquisadores também participaram da mesa redonda "But who wants to employ a mathematician". Nas sessões especiais tivemos temas envolvendo Matemática Aplicada e Computacional, como, por exemplo, Special Functions and Approximation Theory e Biomathematics, e com participação de sócios da SBMAC.

É importante ressaltar que todas as atividades foram respaldadas pelo Comitê Científico, composto por membros de todas as quatro sociedades organizadoras do evento, sendo que a SBMAC esteve representada por Sandra M. C. Malta e Regina C. C. Almeida (LNCC) e Paulo F. A. Mancera (UNESP, Botucatu).

O Comitê Organizador, coordenado por Francisco Ortegón Gallego e Enrique Pardo Espino, fez um trabalho primordial e as condições propiciadas pela Universidade de Cádiz também foram excelentes para o sucesso do evento.
 

CONFIRA NOSSOS DESTAQUES

A SBMAC cria um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre pesquisadores(as), profissionais e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. Parte importante de nossas atividades é dar destaque, através de prêmios e publicações, à pesquisa desenvolvida na área pela comunidade científica.