sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 01 – 16/01/2019

# 1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
## 1.1. Por ocasião do primeiro Boletim de 2019, a Diretoria da SBMAC deseja que 2019 seja um ano muito produtivo para todos os associados. Em parceria com o Conselho, as Coordenações das Regionais, os Editores, os Comitês de Eventos e Patrocinadores, gostaríamos de proporcionar um ano repleto de atividades. Contamos com a sua participação!

## 1.2. O II Congresso Conjunto Espanha-Brasil de Matemática ocorreu entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2018 na Universidade de Cádiz, Espanha. Este evento foi uma cooperação entre a SBMAC e a Real Sociedad Matemática Española (RSME), a Sociedad Española de Matemática Aplicada (SEMA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é um dos eventos satélites do International Congress on Industrial and Applied Mathematics 2019 (ICIAM 2019), que ocorrerá em Valência, Espanha, entre os dias 15 e 19 de julho de 2019. Este segundo encontro teve, aproximadamente, 300 inscritos, e as atividades científicas se desdobraram em 8 sessões plenárias, 22 sessões especiais, uma mesa redonda e duas sessões de pôsteres. Duas das plenárias foram apresentadas por pesquisadores indicados pela SBMAC: Sandra Augusta Santos (IMECC, UNICAMP), cuja palestra se intitulou “On the Solution of Nonlinear Least-Squares Problems: Recent Contributions and Perspectives”, e Luís Gustavo Nonato (ICMC, USP, São Carlos), com a palestra “Spatio-Temporal Data Analytics via Graph Signal Processing”. Esses mesmos pesquisadores também participaram da mesa redonda “But who wants to employ a Mathematician”. Nas sessões especiais, tivemos diversos temas envolvendo Matemática Aplicada e Computacional, como, por exemplo, Special Functions and Approximation Theory e Biomathematics, e com participação de sócios da SBMAC.
É importante ressaltar que todas as atividades foram respaldadas pelo Comitê Científico, composto por membros de todas as quatro sociedades organizadoras do evento, sendo que a SBMAC esteve representada por Sandra M. C. Malta e Regina C. C. Almeida (LNCC) e Paulo F. A. Mancera (UNESP, Botucatu).
O Comitê Organizador, coordenado por Francisco Ortegón Gallego e Enrique Pardo Espino, fez um trabalho primoroso e as condições propiciadas pela Universidade de Cádiz também foram excelentes para o sucesso do evento. ()

## 1.3. Informamos que a SBMAC assinou um Acordo de Reciprocidade e Colaboração com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Dentre os benefícios aos associados, destacamos que associados de uma das sociedades poderão se inscrevam em eventos da outra sociedade com a tarifa de sócio.
Maiores informações:

## 1.4. É com prazer que anunciamos a publicação dos Anais do CNMAC 2018 pelo periódico Proceeding Series of SBMAC (). Os editores informam a abertura de um prazo de 6 meses para eventuais inserções e correções nos arquivos publicados, tanto para este volume, quanto para os anteriores.

## 1.5. O Balancete Financeiro da SBMAC referente aos meses de outubro a dezembro de 2018 pode ser acessado na área do associado, através dos links “Documentos” e “Contabilidade”.

## 1.6. O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019) será realizado de 16 a 20 de setembro de 2019 em Uberlândia-MG. Lembramos que o prazo para submissão de candidaturas aos prêmios de Iniciação Científica, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado encerra-se no dia 15 de abril de 2019.
Na programação do evento, confirmamos a realização de mais duas atividades, a mostra de divulgação científica “Matemática, Arte e Tecnologia” e a “Maratona de Matemática e Estatística”, competição de resolução de problemas para alunos de Graduação.
Mais novidades da Programação serão divulgadas no nosso Boletim. Fique atento ao prazo para submissão de trabalhos, que será divulgado em breve.
Mais informações:

## 1.7. O I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-Blumenau) será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2019 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau-SC. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 15 de março de 2019. ()

# 2. OUTROS AVISOS

## 2.1 A Math Ware and Soft Computing Magazine anunciou o lançamento do volume 25/nº2, de dezembro de 2018, que está disponível no site:

# 3. EVENTOS

## 3.1. O Workshop on Probabilistic and Statistical Methods será realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2019 no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos-SP. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se no dia 18 de janeiro de 2019. ()

## 3.2. A Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (ELAC 2019) será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2019 em São José dos Campos-SP. As inscrições encerram-se no dia 14 de fevereiro de 2019. ()

## 3.3. O V Encontro em Modelagem Matemática e Computacional do Crescimento Tumoral será realizado entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2019 em Petrópolis-RJ. As inscrições encerram-se no dia 21 de janeiro de 2019. ()

## 3.4. 3rd BR InterPore Conference on Porous Media (BR Inter Pore 2019) será realizada entre os dias 5 e 8 de agosto de 2019 em Petrópolis. O prazo para submissão de trabalhos encerra no dia 31 de março de 2019. ()

# 4. OPORTUNIDADES

## 4.1. O Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul abriu Concurso Público para a seleção de professor adjunto na área de Métodos Analíticos e Numéricos em Equações Diferenciais Parciais. O período de inscrições é de 21/01 a 04/02/2019. O edital completo está disponível no site:

## 4.2. Estão abertas, até o dia 1o de abril, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2019 para a melhor Tese de Doutorado em Matemática defendida e aprovada no ano de 2018. O edital completo está disponível no site: Maiores informações:

## 4.3. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGMMC-UFRRJ) abre processo seletivo para Mestrado. O período de inscrições foi prorrogado para 20/01/19. ()

## 4.4. O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGMMC-UFRRJ) abre processo seletivo para bolsista de Pós-Doutorado, no âmbito do Programa PNPD, em Modelagem Matemática e Computacional. As inscrições encerram-se no dia 22 de janeiro de 2019. ()

Compartilhe