sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 13 – 10/04/2019

# 1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
## 1.1. No dia 15/04, encerra-se o prazo para submissão de candidaturas aos prêmios de Iniciação Científica, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado da SBMAC, que serão concedidos durante o CNMAC 2019. O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019) será realizado de 16 a 20 de setembro de 2019 em Uberlândia-MG. Mais informações:

## 1.2. No dia 15/04, encerra-se o prazo para submissão de trabalhos para o I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-Blumenau), que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho de 2019 no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau-SC. ()

## 1.3. A Comissão Eleitoral, constituída pelos associados João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Jorge Manuel Vieira Capela e José Antonio Salvador, sob a presidência do primeiro, divulgou as regras e o calendário das eleições para a Diretoria e Conselho da SBMAC.

A votação poderá ser realizada através de cédula em papel, enviada por correio à Secretaria da SBMAC ou por meio do site da SBMAC (), mediante a utilização de senha individual e única. A eleição será por chapa (para a Diretoria) e por candidaturas individuais (para membros do Conselho). Cada eleitor poderá votar em uma chapa e em até dez candidatos ao Conselho.

Cada associado tem o direito de candidatar-se a Conselheiro, com mandato no quadriênio 2020-2023, ou a lançar uma Chapa (completa) para a Diretoria, com mandato no biênio 2020-2021. Para candidatar-se, é necessário preencher o formulário correspondente, disponível no site da SBMAC (), e enviá-lo à Secretaria da SBMAC pelo e-mail .

Tanto para candidatar-se quanto para votar, é necessário que a associada ou o associado esteja em dia com a anuidade de 2019.

Em termos de cronograma, a comissão eleitoral estabeleceu, para as eleições deste ano de 2019, o seguinte:

1. O período de inscrições de candidaturas será de 15 de abril a 19 de maio;

2. A divulgação das chapas concorrentes à Diretoria e dos candidatos individuais ao Conselho será feita em 24 de maio;

3. A votação será realizada no período de 3 de junho a 1 de agosto;

4. A apuração dos votos será no dia 12 de agosto;

5. A divulgação dos resultados será feita, pelo site da SBMAC, na semana de 12 a 16 de agosto.

Caso haja alguma dúvida ou alguma contestação, a Comissão Eleitoral deverá receber, através do e-mail , uma notificação até 22 de agosto e terá três dias para avaliar essa demanda e tomar as necessárias ações.

## 1.4. O prazo para pagamento da anuidade (2019) da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) foi estendido para o dia 30/04. A partir deste ano, o pagamento da anuidade foi facilitado. Além da opção de pagamento por boleto bancário, é possível pagar por cartão de crédito, através do Sistema Galoá Associações. Para acessar esse sistema, siga o link: e clique no botão “Já sou associado”. O login e senha do sistema antigo não serão mais válidos; será necessário criar uma nova conta junto ao Sistema Galoá ou fazer o login com sua conta Galoá existente (a mesma conta utilizada, por exemplo, para inscrição nas duas edições anteriores do CNMAC). ()

## 1.5. As inscrições para a primeira edição do Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática e pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, estarão abertas no período de 20 de fevereiro de 2019 a 20 de maio de 2019. O prêmio tem o objetivo de valorizar obras escritas por autores brasileiros, ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. Poderão ser inscritas obras publicadas entre 2010 e 2018 que atendam às condições definidas no Regulamento do prêmio. Mais informações sobre o processo de seleção e cronograma estão disponíveis na página:

## 1.6. A SBMAC receberá candidaturas para a realização do CNMAC 2021 de acordo com o seguinte cronograma:
-01/02/2019 a 31/05/2019: Período de submissão de propostas para o CNMAC 2021
-Julho 2019: Classificação das candidaturas pelo Conselho, com base nas pré-propostas apresentadas.
-Setembro de 2019: Definição pelo Conselho da candidatura selecionada e homologação pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2019.
As pré-propostas devem ser enviadas para o e-mail da SBMAC , contendo as informações descritas em

## 1.7. O VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-Bauru) será realizado entre os dias 17 e 19 de junho de 2019 em Bauru-SP. ()

# 2. EVENTOS

## 2.1. A 9th Conference on Trefftz Methods e 5th Conference on Method of Fundamental Solutions será realizada entre os dias 29 e 31 de julho de 2019 em Lisboa, Portugal. ()

## 2.2. 2CiEMeLP: A II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa-2019 será realizada entre os dias 25 e 29 de novembro de 2019 na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. A chamada de trabalhos já está aberta, e o período de submissões encerra-se no dia 31/05. A SBMAC vem colaborando ativamente na realização da 2ª CiEMeLP, pois é membro do EMeLP, o Espaço Matemático em Língua Portuguesa. A participação no 1º evento foi marcante e os trabalhos de preparação dessa Conferência incluem não apenas membros da SBMAC, mas também da SBM e da SBEM. ()

# 3. OPORTUNIDADES

## 3.1 Graças à parceria entre a SBMAC e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), os associados adimplentes da SBMAC podem assinar o software Mathematica a preços promocionais. Para mais informações, veja

## 3.2. O Departamento de Análise da Universidade Federal do Fluminense abre concurso público para professor adjunto. As inscrições encerram-se no dia 25 de abril de 2019. ()

## 3.3. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos-SP abre processo seletivo para Mestrado Profissional com ênfase em Ciência de Dados. As inscrições encerram-se no dia 30 de abril de 2019. ()

## 3.4. International Call for Research Postdoctoral Fellowship Position at LaMEP/UFPB Brazil. Candidaturas podem ser submetidas entre 25 de março e 30 de abril de 2019t. Mais informações:

Compartilhe