sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Moção do DMA-IMECC-Unicamp

Reunidos em Assembleia Departamental no dia 15 de maio de 2019, agora denominado Dia Nacional em Defesa da Educação, o corpo docente do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas, DMA- IMECC-Unicamp, manifesta sua preocupação com relação a atitudes recentes da administração pública, tanto na esfera federal quanto estadual.

Estranhamos e repudiamos o fato de, em tempos recentes, a Universidade Pública ter sido apontada como um problema, recebendo acusações descabidas e generalizadas, bem como ataques práticos como corte/ contingenciamento indiscriminado de verbas a nível federal, somados a cortes/contingenciamentos de verbas de agências federais essenciais para a manutenção e o crescimento do fazer científico, como a Capes e o CNPq.

Afirmamos que, em todas as sociedades desenvolvidas, a Universidade Pública com pesquisa, ensino e extensão em alto nível é parte essencial das soluções e não um problema. Entendemos ser necessário que o Brasil aja da mesma forma. Com apoio e respeito às suas instituições de educação superior e pesquisa, bem como a suas administrações e seus orçamentos.
Temos certeza que as universidades, lugar natural do pensamento crítico e da ampla circulação de ideias, precisam ser fortalecidas e cumprem seu papel de propor soluções para as crises econômica, social, política e moral em que nos encontramos. E jamais devem ser atacadas sem motivos em seu funcionamento, sua estrutura e sua imagem, pois tais ações contribuem para o agravamento da situação, ao invés de sua solução.
 

Compartilhe