sbmac@sbmac.org.br

(16) 3412-9752

Pesquisar

Compartilhe

Últimas edições

SBMAC em Foco – Ano 2019 – Nº 17 – 08/05/2019

1. AVISOS IMPORTANTES DA SBMAC
1.1. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em articulação com entidades científicas e acadêmicas nacionais, organizou um movimento nacional pela defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação. No dia de hoje, haverá um ato no Congresso Nacional, marcando o lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” em defesa da ciência brasileira. A SBMAC está representada pelo 1o Secretário da Diretoria, Prof. Pablo Martín Rodriguez. Amanhã, está programada uma reunião de representantes desse movimento com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Informações sobre o movimento nacional e suas atividades podem ser acessadas através do link: https://www.sbmac.org.br/noticias.php?nid=955

1.2. O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2019) será realizado de 16 a 20 de setembro de 2019 em Uberlândia-MG. Essa edição do evento contará com atividades satélite inéditas: Maratonas de Matemática e Estatística para alunos de Graduação nesses cursos e uma Maratona de Computação com formato baseado no padrão do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Para informações sobre inscrições nessas atividades e sobre a programação do evento, incluindo palestras plenárias, minissimpósios e minicursos, consulte o site http://www.cnmac.org.br.

1.3. Mensagem aos autores de trabalhos submetidos ao CNMAC 2019: Solicitamos a gentileza de observarem suas caixas de spam para garantir o recebimento dos e-mails de retorno do Comitê Editorial do CNMAC 2019 referentes ao processo de avaliação. Caso seja possível, pedimos também que cadastrem o remetente como confiável nos seus contatos de email, evitando assim a perda dos prazos estabelecidos nas normas do evento.

1.4. O Comitê Temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” estará representado, através da Profa Sandra Malta, na 71a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  Ela integrará a mesa redonda “Questões de Gênero nas Ciências Exatas e da Terra: Participação das Associações Científicas”, ao lado de representantes das sociedades brasileiras de Física, Matemática e Química. Para mais informações, veja (https://www.sbmac.org.br/noticias.php?nid=954)

1.5.  A Comissão Eleitoral, constituída pelos associados João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Jorge Manuel Vieira Capela e José Antonio Salvador, sob a presidência do primeiro, divulgou as regras e o calendário das eleições para a Diretoria e Conselho da SBMAC.

A votação poderá ser realizada através de cédula em papel, enviada por correio à Secretaria da SBMAC ou por meio do site da SBMAC (www.sbmac.org.br), mediante a utilização de senha individual e única. A eleição será por chapa (para a Diretoria) e por candidaturas individuais (para membros do Conselho). Cada eleitor poderá votar em uma chapa e em até dez candidatos ao Conselho.

Cada associado tem o direito de candidatar-se a Conselheiro, com mandato no quadriênio 2020-2023, ou a lançar uma Chapa (completa) para a Diretoria, com mandato no biênio 2020-2021. Para candidatar-se, é necessário preencher o formulário correspondente, disponível no site da SBMAC (www.sbmac.org.br/eleicoes), e enviá-lo à Secretaria da SBMAC pelo e-mail eleicao2019@sbmac.org.br.

Tanto para candidatar-se quanto para votar, é necessário que a associada ou o associado esteja em dia com a anuidade de 2019.

Em termos de cronograma, a comissão eleitoral estabeleceu, para as eleições deste ano de 2019, o seguinte:

1. O período de inscrições de candidaturas será de 15 de abril a 19 de maio;

2. A divulgação das chapas concorrentes à Diretoria e dos candidatos individuais ao Conselho será feita em 24 de maio;

3. A votação será realizada no período de 3 de junho a 1 de agosto;

4. A apuração dos votos será no dia 12 de agosto;

5. A divulgação dos resultados será feita, pelo site da SBMAC, na semana de 12 a 16 de agosto.

Caso haja alguma dúvida ou alguma contestação, a Comissão Eleitoral deverá receber, através do e-mail eleicao2019@sbmac.org.br, uma notificação até 22 de agosto e terá três dias para avaliar essa demanda e tomar as necessárias ações.

1.6. As inscrições para a primeira edição do Prêmio Elon Lages Lima, instituído conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Matemática e pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, estarão abertas no período de 20 de fevereiro de 2019 a 20 de maio de 2019. O prêmio tem o objetivo de valorizar obras escritas por autores brasileiros, ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto. Poderão ser inscritas obras publicadas entre 2010 e 2018 que atendam às condições definidas no Regulamento do prêmio. Mais informações sobre o processo de seleção e cronograma estão disponíveis na página: https://www.sbmac.org.br/noticias.php?nid=949

1.7. A SBMAC receberá candidaturas para a realização do CNMAC 2021 de acordo com o seguinte cronograma:
-01/02/2019 a 31/05/2019: Período de submissão de propostas para o CNMAC 2021
-Julho 2019: Classificação das candidaturas pelo Conselho, com base nas pré-propostas apresentadas.
-Setembro de 2019: Definição pelo Conselho da candidatura selecionada e homologação pela Assembleia da SBMAC durante o CNMAC 2019.
As pré-propostas devem ser enviadas para o e-mail da SBMAC sbmac@sbmac.org.br, contendo as informações descritas em https://www.sbmac.org.br/noticias.php?nid=946

2. EVENTOS

2.1. A 22nd Conference of the International Linear Algebra Society (ILAS 2019) será realizada entre os dias 8 a 12 de julho de 2019 no Rio de Janeiro-RJ. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 25 de março de 2019. Além de um grande número de palestras plenárias e minissimpósios em diversos ramos da Álgebra Linear e suas aplicações, o evento trará dois minicursos com carga horária de 4 horas, intitulados “Graph Theory and Quantum Walks” e “Nonlinear Techniques in Matrix Theory”. A International Linear Algebra Society incentiva a participação de alunos de Graduação e Pós-Graduação, com taxas de inscrição promocionais que contemplam a participação nas palestras, minissimpósios e minicursos. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=552)

2.2. O IV International Seminar on Statistics with R será realizado entre os dias 21 e 23 de maio de 2019 em Niterói-RJ. As inscrições encerram-se no dia 17 de maio de 2019. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=706)

2.3. O Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres será realizado no dia 6 de junho de 2019 na na UNESP, em São José dos Campos-SP. (https://www.sbmac.org.br/eventos.php?eid=710)

3. OPORTUNIDADES

3.1. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre processo seletivo para mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Estatística. As inscrições encerram-se no dia 17 de maio de 2019. (https://www.sbmac.org.br/oportunidades.php?opid=838)

Compartilhe